Dieta da sopa: o que é, tipos, receitas e cardápios

Dietas alimentares para o emagrecimento estão sendo cada vez mais divulgadas e estudadas pela literatura científica.

A Dieta da sopa é uma das dietas mais “tradicionais”. Você já ouviu falar?

Dieta da sopa: o que é

A dieta da sopa consiste em substituir as duas principais refeições do dia (o almoço e o jantar) por sopas caseiras que incluam variados tipos de legumes e verduras, sendo que os alimentos de origem animal (carnes de todos os tipos e ovos) e alimentos dos grupos dos carboidratos (macarrão, arroz, batata, mandioca, batata-doce) são proibidos.

As outras refeições, além das sopas, devem ser feitas normalmente, incluindo frutas, leites e derivados, chás e café preferencialmente sem o uso de açúcares ou adoçantes.

A dieta da sopa deve durar apenas uma semana, rotina que proporcionará a perda de peso. Ainda, cabe lembrar que a mesma pode ser repetida após 3 a 4 dias de pausa.

Durante esse período é imprescindível manter uma alimentação equilibrada e com alimentos sólidos. Além do mais, durante a realização do plano alimentar é indicado praticar apenas exercícios leves e com intensidade baixa, como caminhadas.

A dieta não é recomendada de forma alguma para gestantes, idosos e indivíduos com hipoglicemia e enfermos.

Desvantagens da dieta da sopa

Por ser uma dieta de baixa ingestão calórica, não cobre a necessidade mínima diária de carboidratos para a manutenção das funções orgânicas e não atinge a recomendação mínima de lipídeos (gorduras), o que pode comprometer o fornecimento dos ácidos graxos essenciais ao organismo, uma vez que sua disponibilidade depende do fornecimento alimentar.

Além do mais, outra desvantagem da dieta é a escassez de proteínas no dia alimentar, além da monotonia alimentar.

Por esses motivos as dietas restritivas não devem ser praticadas por longos períodos. Caso contrário pode causar fraqueza, confusão mental, carência de nutrientes e até mesmo a desnutrição.

Lembre-se sempre: é essencial consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer alteração alimentar!

Em suma, é uma dieta para quem quer perder peso de forma rápida, porém é relevante destacar que a maior perda é de água e eletrólitos, e menor de tecido adiposo. Portanto, não é recomendada para um emagrecimento de forma saudável e eficaz.

O mais importante é introduzir mudanças de hábitos alimentares através de um plano alimentar saudável e equilibrado associado à uma atividade física.

Tipos de dieta da sopa

Existem vários tipos de dietas das sopas, entretanto, as mais conhecidas são a “Dieta da Sopa do Hospital do Coração” e a “Dieta da Sopa de Repolho”, esta última é o mesmo “tipo” da qual mencionamos, porém o repolho é adicionado como ingrediente principal.

Entre os ingredientes para a dieta da sopa estão:

  • Muitos legumes (tomate, pepino, abobrinha, cenoura, beterraba, abóbora, brócolis, couve-flor, couve de bruxelas);
  • Muitas verduras (agrião, rúcula, acelga, repolho, espinafre, couve);
  • Temperos, ervas e especiarias (salsinha, cebolinha, pimenta, alecrim, curry, alho, orégano, hortelã, manjericão).

Estes alimentos são ricos em fibras, nutrientes essenciais para o correto funcionamento do intestino; vitaminas (principalmente a vitamina A) e muitos minerais, como o zinco, o magnésio, o potássio e o fósforo, os quais contribuem para manter o corpo saudável.

Dica: é importante que as sopas não sejam liquidificadas. Os ingredientes devem apenas serem cortados com faca, para que promovam a mastigação, auxiliando assim na sensação de saciedade.

Receitas de sopas

Sopa de legumes

Ingredientes

1 berinjela

3 cenouras

2 xícaras de vagem picada

2 tomates picados

1 repolho grande

1 nabo

1 cebola picada

2 maços de cheiro verde

1 maço de aipo ou salsão

1 dente de alho

4 jilós

2 pimentões

Sal e pimenta do reino à gosto

Modo de preparo

Higienizar os legumes, cortá-los em pedaços pequenos ou médios, colocar em uma panela grande e cobrir com água. Temperar e levar a panela ao fogo alto e, quando começar a ferver, diminuir o fogo. Deixar cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Quando a sopa já estiver pronta, desligar o fogo e deixar esfriar. Porcionar em potes e guardar na geladeira. Não é necessário liquidificar!

Sopa de repolho

Ingredientes

2 cebolas grandes

2 pimentões verdes

1/2 repolho grande

6 talos de aipo

3 tomates picados (sem pele)

5 cenouras

1 xícara de ervilhas congeladas

Temperos à gosto (sal, pimenta, cheiro verde, orégano, etc.)

Modo de preparo

Higienizar os legumes, cortá-los em pedaços pequenos ou médios, colocar em uma panela grande e cobrir com água. Temperar e levar a panela ao fogo alto e, quando começar a ferver, abaixar o fogo. Deixar cozinhar até que os legumes fiquem bem macios. Quando a sopa já estiver pronta, desligar o fogo e deixar esfriar. Porcionar em potes e guardar na geladeira. Não é necessário liquidificar!

Cardápio da Dieta da Sopa

Café da manhã:

2 fatias de mamão OU 1 banana com 1 colher de chia

1 xícara de chá de sua preferência sem açúcar OU 1 xícara de café sem açúcar

2 fatias de queijo branco OU 1 ovo mexido OU 1 copo de leite desnatado OU 1 iogurte

Lanche da manhã

1 maçã OU 1 pêra OU 1 fatia de melão

Almoço

3 conchas da sopa

Lanche da tarde

1 banana OU 1 fatia de mamão OU 1 laranja

1 iogurte natural desnatado com linhaça dourada OU 1 copo de leite desnatado OU 2 fatias de queijo branco OU 1 omelete

Jantar

2 conchas da sopa

Referências:

  1. Revista Científica Univiçosa. Avaliação de dietas não-convencionais e do uso destas por estudantes de uma faculdade particular de Viçosa-MG. 2015. Disponível em: https://academico.univicosa.com.br/revista/index.php/RevistaSimpac/article/view/523

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *