Quais os benefícios da linhaça dourada

Quais os benefícios da linhaça dourada

As sementes de linhaça são conhecidas por seus muitos benefícios para a saúde, que incluem o fornecimento de uma dose saudável de proteína e fibra, que ajuda a reduzir o apetite, auxiliando no controle de peso.

Atualmente a linhaça vêm ganhando popularidade como um super alimento.

Eles são muito fáceis de incorporar na dieta. Moê-los é a melhor maneira de aproveitar ao máximo seus benefícios para a saúde.

As sementes de linhaça são geralmente marrons ou douradas. São vendidas inteiras, moídas e muitas vezes são processadas ​​em óleo de linhaça.

Resumo:

A linhaça dourada é conhecida como um super alimento. Para melhor aproveitamento de seus benefícios, o ideal é consumi-las moída ou trituradas.

Benefícios da linhaça dourada

1. Composição nutricional riquíssima e saudável

Uma porção de 28 gramas de semente de linhaça contém:

– Calorias: 152
– Fibra: 7,8 gramas
– Proteína: 5,2 gramas
– Gordura monoinsaturada: 2,1 gramas
– Gorduras ômega-3: 6,5 gramas
– Gorduras ômega-6: 1,7 gramas
– Manganês: 35% do IDR
– Tiamina (vitamina B1): 31% do IDR
– Magnésio: 28% do IDR

A linhaça também contém vários polifenóis, especialmente lignanas, que atuam como importantes antioxidantes no organismo.

As lignanas, assim como as gorduras ômega-3 e fibras na linhaça, podem ajudar a reduzir o colesterol e outros fatores de risco para doenças cardíacas.

  • Gorduras

Em relação a gorduras, às sementes de linhaça são ricas em uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, excelente para a saúde do coração.

Sua gordura é particularmente o ácido alfa-linolênico (ALA).

No entanto, as gorduras ômega-3 estão presentes dentro da casca fibrosa da semente de linhaça, e nós não conseguimos digerir.

Portanto, para aumentar os níveis de ômega-3 na sua alimentação, é melhor comer as sementes de linhaça moídas ou trituradas.

  • Proteínas

A linhaça é composta de 18% de proteína.

Elas contêm proteínas e aminoácidos essenciais.

Também podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e apoiar a função imunológica.

Por apresentarem boa quantidade de proteínas em sua composição e por serem alimentos de origem vegetal, a semente de linhaça dourada é importante para dietas em que as proteínas de origem animal são excluídas ou reduzidas do dia alimentar, no caso de pessoas vegetarianas ou veganas.

  • Carboidratos de fibras

Quase todos (95%) dos carboidratos presentes na linhaça consistem em fibra, solúvel e insolúvel.

2 colheres de sopa de linhaça fornecem cerca de 6 gramas de fibra. Isso é aproximadamente 15 a 25% da ingestão diária recomendada para homens e mulheres, respectivamente.

O conteúdo de fibra é composto de:

– 20 a 40% de fibra solúvel (gomas de mucilagem).
– 60 a 80% de fibra insolúvel (celulose e lignina).

Fibra solúvel ajuda a regular os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Também promove a saúde digestiva alimentando as bactérias benéficas no sistema digestivo.

Quando misturado com água, as gomas de mucilagem na linhaça ficam muito espessas.

Isto, combinado com o teor de fibra insolúvel, faz com que as sementes de linhaça sejam um laxante natural.

O consumo de linhaça pode ajudar a prevenir a constipação.

  • Vitaminas e minerais

As sementes de linhaça são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais que são fundamentais para uma vida saudável, incluindo:

– Vitamina B1 e B6;
– Cobre;
– Molibdênio;
– Magnésio;
– Fósforo.

2. Ajuda a manter ou perder peso

As sementes de linhaça ajudam no emagrecimento pois dão saciedade por mais tempo e com isso pode ajudá-lo a controlar seu peso, uma vez que reduz o apetite.

Para quem busca perder peso de forma saudável, a linhaça dourada é uma ótima aliada, afinal, quando adicionada à iogurtes, frutas, vitaminas e saladas, auxilia na sensação de saciedade.

Isso acontece porque essa semente apresenta um importante teor de fibras alimentares e de gorduras boas em sua composição, nutrientes que fazem com que a digestão fique mais demorada e assim, auxiliam na diminuição da fome para a próxima refeição.

Mas vale lembrar: nenhum alimento sozinho é capaz de “emagrecer” ou “engordar” qualquer indivíduo. Incorpore hábitos saudáveis à sua rotina.

3. Ajudam a melhorar o colesterol

A grande concentração dos ômegas 3 e fibras faz com que o consumo das sementes de linhaça auxilie no controle do colesterol e dos triglicérides,

Portanto, tornam-se boas aliadas no combate às doenças do coração.

4. Controle da pressão arterial e açúcar no sangue

Estudos sobre sementes de linhaça também mostraram sua capacidade natural de baixar a pressão arterial.

Isso pode diminuir o risco de morte por acidente vascular cerebral e de doença cardíaca.

O consumo da linhaça para essa finalidade é especialmente útil para aqueles que já apresentam a pressão alta.

Além disso, diabetes tipo 2 é um grande problema de saúde em todo o mundo.

É caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue.

As sementes de linhaça podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue devido ao seu teor de fibra insolúvel.

Elas podem ser uma adição benéfica à dieta das pessoas com diabetes ou para quem deseja controlar os níveis de açúcar no corpo.

Resumo:

A linhaça dourada possui uma composição nutricional incrível, incluindo nutrientes como ômega 3, fibras solúveis e insolúveis, proteína vegetal, vitaminas e minerais. Por conta disso, proporciona diversos benefícios à nossa saúde, como controle de saciedade, apetite e com isso emagrecimento, melhora da constipação, controle de colesterol, pressão alta e diabetes.

Dicas para não usar a linhaça dourada de forma equivocada

  • Apesar de tantos benefícios, é preciso tomar cuidado na quantidade de consumo da semente – uma porção da semente por dia é o suficiente;
  • Fique sabendo: ao cozinhá-la, grande parte de suas propriedades é perdida. O ideal é consumi-la in natura (triturada ou moída);
  • É possível hidratar a semente deixando-a amaciando na água algumas horas antes do consumo;
  • Beber 2 litros ou mais de água por dia é essencial.

Confira essa receita deliciosa que utiliza a linhaça dourada:

Receita de Panqueca de Linhaça e Cottage 

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
  • 1 pote de queijo Cottage
  • Adoçante ou sal na quantidade desejada

Modo de preparo:

Inicie batendo muito bem os ovos. Acrescente o Cottage, a farinha de linhaça, o adoçante ou o sal, formando uma mistura homogênea que será a massa da panqueca. Coloque um fio de óleo de coco na frigideira e adicione a massa. Cozinhe em fogo baixo para não queimar, então a panqueca estará pronta para servir.

Por ser um alimento versátil, a linhaça dourada pode ser consumida tanto em diferentes receitas – utilizando a farinha de linhaça – quanto em sua forma original e/ou triturada junto aos alimentos. Aproveite!

Referências: 

  1. CALIGIURI, S.P., EDEL, A.L., ALIANI, M., PIERCE, G.N. Flaxseed for hypertension: implications for blood pressure regulation. Curr Hypertens Rep. 2014 Dec;16(12):499. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25342643
  2.  GOYAL, A., SHARMA, V., UPADHYAY, N., GILL, S., SIHAG, M. Flax and flaxseed oil: an ancient medicine & modern functional food. J Food Sci Technol. 2014 Sep;51(9):1633-53. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25190822
  3.  SINGH, K.K., MRIDULA, D., REHAL, J., BARNWAL, P. Flaxseed: a potential source of food, feed and fiber. Crit Rev Food Sci Nutr. 2011 Mar;51(3):210-22. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21390942

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *