Benefícios da farinha de linhaça, como usar e onde comprar

Você sabe o que é e da onde vem a farinha de linhaça?

A farinha de linhaça é obtida da semente linhaça, a qual se origina a partir de uma das plantas mais antigas da história: a planta do linho.

Há séculos a semente de linhaça já era empregada para consumo alimentar e a planta do linho era utilizada para tratar ferimentos, como um medicamento natural.

A linhaça pode apresentar diferentes colorações – dourada ou marrom. São sementes muito leves, brilhantes, ovaladas, pontiagudas e chatas.

Possui textura firme e mastigável e seu sabor é semelhante ao da castanha, porém levemente amargo.

O que tem na farinha de linhaça?

A linhaça é um alimento que se destaca pela quantidade elevada de gorduras boas (sendo que é o alimento de origem vegetal mais rico em ômega 3), de fibras alimentares e de vitaminas e minerais.

A semente de linhaça possui em sua composição química cerca de:

  • 30 a 40% de lipídios (também conhecidos como gorduras);
  • 20 a 25% de proteínas;
  • 20 a 28% de fibras;
  • Além de vitaminas A, B, D e E, e minerais como potássio, fósforo, magnésio e cálcio.

É importante falar que, dentre os lipídios que fazem parte da linhaça:

  • 73% são gorduras poli-insaturadas;
  • 18% são gorduras monoinsaturadas;
  • e apenas 9% são gorduras saturadas, consideradas as gorduras “ruins”.

Ainda, a linhaça é rica em lignana, um componente que imita a ação do estrógeno, um hormônio sexual feminino importante na regularização do ciclo menstrual.

Diferenças entre as farinhas de linhaça marrom e dourada

A semente de linhaça dourada e a semente de linhaça marrom não diferem muito em sua composição nutricional, no entanto, a linhaça dourada contém menor quantidade de fibras em comparação com a linhaça marrom, porém, possui maiores teores de proteína.

A grande diferença entre elas, na verdade, é que a linhaça dourada é cultivada em climas frios, como no Canadá e no norte dos Estados Unidos, e seu sabor é mais suave do que a linhaça marrom, que é cultivada em regiões de clima quente e úmido, como no Brasil, e apresentam a casca um pouco mais resistente.

No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, entretanto, no cultivo da linhaça dourada não, por isso são consideradas orgânicas.

Benefícios da farinha de linhaça

  • Controla as taxas de colesterol

A farinha de linhaça auxilia no aumento dos níveis do colesterol HDL, considerado o colesterol “bom”. Além disso, ajuda a diminuir os níveis do colesterol LDL, o colesterol “ruim”. Sendo assim, a farinha de linhaça melhora os níveis de colesterol, evitando assim problemas graves de saúde, como a hipercolesterolemia (colesterol alto) e doenças do coração.

  • Protege contra o câncer de mama

Durante a menopausa ocorre a diminuição dos níveis do estrógeno, e por isso o consumo da linhaça pode ajudar a repor naturalmente as taxas desse hormônio, através das lignanas.

Além disso, também protege o organismo contra o câncer de mama, principalmente em mulheres na menopausa, pois a lignana possui um possível efeito protetor contra este tipo de câncer.

  • Proporciona saciedade e perda de peso

As fibras presentes na semente da linhaça têm importante papel no controle de peso, pois ao serem digeridas, formam uma espécie de gel, permanecendo por mais tempo no estômago e prolongando a sensação de saciedade.

Além do mais, por ser rica em fibras, a linhaça auxilia o funcionamento do intestino, tornando-o mais regulado.

  • Controla a glicemia em diabéticos

A farinha de linhaça contém fibras solúveis que, em contato com a água, formam géis e absorvem o excesso de açúcares da alimentação. Além de serem fermentadas por bactérias benéficas do intestino e, assim, conseguem diminuir os níveis de açúcar no sangue.

  • Regulariza a pressão arterial

Por ser rica em ômega 3, fibras solúveis e lignanas, a linhaça auxilia indiretamente no controle da pressão arterial.

  • Efeito anti-inflamatório

A linhaça possui um grande potencial anti-inflamatório devido à presença dos compostos antioxidantes em sua composição.

Os antioxidantes previnem e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e de doenças como artrite, colite, entre outros. Ou seja, os antioxidantes fortalecem o sistema imunológico do organismo, além de evitar o envelhecimento precoce.

Saiba mais sobre os benefícios da farinha de linhaça dourada!

Como consumir a farinha de linhaça?

Esse alimento pode ser adicionado diretamente à frutas picadas, leites, iogurtes, vitaminas e até mesmo saladas. Ainda, pode ser usado como ingrediente na preparação de bolos, pães, tortas, biscoitos e sobremesas.

Aprenda mais sobre como usar a farinha de linhaça dourada!

Por que é importante consumir a farinha de linhaça ao invés da semente da linhaça?

A casca dos grãos de linhaça é feita de celulose, que é uma substância fibrosa e resistente, que faz com que a linhaça não seja totalmente digerida pelo intestino. Por isso, o ideal é consumir na forma de farinha triturada na hora!

Como fazer a farinha de linhaça em casa?

Bata no liquidificador as sementes de linhaça até obter uma farinha homogênea.

Guarde em um recipiente fechado e, de preferência, na geladeira para conservar por mais tempo.

Recomendação de consumo

Consuma duas colheres de sopa por dia associada a uma alimentação saudável e a uma correta hidratação!

Onde comprar?

A farinha de linhaça pode ser adquirida em nosso site de forma segura e com vantagens exclusivas. Não deixe de conferir!

Conheça os tipos de farinha de linhaça disponíveis no site:

Referências:

  1. NOGUEIRA, G. F.; et al. A importância da linhaça como alimento funcional e sua utilização por universitários do Centro Universitário Amparense. Centro Universitário Amparenese. Disponível em: http://www.unifia.edu.br/projetorevista/edicoesanteriores/Outubro10/artigos/saude/linhaca.pdf.
  2. ALVES, T. W. B.; et al. Linhaça (Linum usitatissimum L.) como alimento funcional – Uma revisão. II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde.  Universidade Federal de Campina Grande. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID117_09052017102949.pdf.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *