Prebiótico Fiberlift Essential: O que é, como usar e onde comprar

O que é o Prebiótico Fiberlift Essential? Como utilizá-lo e onde comprar? Acabe com todas as suas dúvidas aqui.

O que é?

Os prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o indivíduo, estimulando seletivamente a proliferação ou atividade de populações de microorganismos desejáveis no intestino.

O Fiberlift Essential é um prebiótico composto basicamente por fibras solúveis, e uma parte insolúvel. Além disso, possui sabor neutro, permitindo que seja adicionado à diversas preparações, como sucos, iogurtes e shakes, sem modificar seu sabor.

Em sua composição, o Fiberlift Essential conta com uma seleção de alguns tipos de substâncias funcionalmente semelhantes às fibras alimentares. São elas: inulina, fibra de aveia, frutooligossacarídeos, goma guar e goma acácia.

Veja a seguir mais detalhes sobre essas substâncias especiais.

Inulina

A inulina é um polímero de frutose extraído da raiz da chicória, tubérculos e raízes de alcachofra, cebola, alho, banana ou produzido industrialmente.

É considerada uma fibra solúvel, e sua utilização pela indústria farmacêutica aumentou muito nos últimos anos, uma vez que sua fermentação no intestino contribui para a absorção de cálcio, magnésio e ferro.

Fibra de Aveia

Como contém fibra solúvel em sua composição, é capaz de reduzir os níveis séricos de colesterol total e LDL colesterol, quando incluído corretamente na alimentação.

Além disso, o consumo de aveia pode diminuir a absorção de glicose, melhorando o controle glicêmico.

Frutooligossacarídeos

Os frutooligossacarídeos, ou FOS, são carboidratos de cadeia curta, de duas a nove unidades de frutose ligadas à uma unidade de glicose.

Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina, sendo industrialmente sintetizados a partir da sacarose por ação de enzimas.

Suas principais fontes são as frutas, hortaliças, legumes, cereais, leguminosas e leites.

Goma Guar

A goma guar é uma substância de propriedade espessante, considerada tanto fibra solúvel como insolúvel, sendo seu maior teor composto por fibras solúveis.

Dessa forma, assim como a aveia, possui efeito hipocolesterolêmico.

Fibra Acácia

Outro componente contido no prebiótico Fiberlift Essential, a goma acácia, ou goma arábica, é originada da árvore Acácia. Sua composição compreende polímeros de galactano, funcionando como uma fibra alimentar.

A fibra acácia é conhecida por não possuir efeitos colaterais comuns causados pelas fibras alimentares, tais como gases e desconfortos abdominais. Dessa forma, é uma fibra dietética permitida em dietas FODMAP.

Benefícios das Fibras

Ação Prebiótica

No intestino, pode ocorrer a fermentação das fibras pelas bactérias do intestino, com produção de gases e formação de ácidos graxos de cadeia curta. A produção desses ácidos faz com que o pH do intestino diminua, inibindo a proliferação de microorganismos patogênicos e estimulando o crescimento seletivo de bifidobactérias.

Prevenção do Câncer

As propriedades dos prebióticos sugerem uma oportunidade para prevenir o desenvolvimento e progressão de tumores, reduzindo inflamações e aumentando a função imunológica.

Entre os ácidos graxos de cadeia curta formados a partir da fermentação no intestino, o butirato e o propionato merecem atenção. Essas substâncias são capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas no cólon, causando morte celular, redução da metástase e proteção contra carcinógenos genotóxicos, aumentando a expressão de enzimas envolvidas em desintoxicação.

Mais benefícios

  • Diminuição da ingestão calórica, promovendo o emagrecimento;
  • Prevenção da diarreia patogênica;
  • Prevenção da constipação;
  • Redução do colesterol.

Como Utilizar

Adicione 5 gramas do produto em aproximadamente 100 mL de água, suco ou alimento de sua preferência.

O número de porções diárias deve ser estipulado exclusivamente por um Nutricionista, a fim de identificar as reais necessidades e possíveis intolerâncias.

IMPORTANTE: ao consumir fibras alimentares, o consumo de água deve ser elevado!

Onde Comprar?

O prebiótico Fiberlift Essential pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e lojas de suplementos. Também pode ser facilmente encontrado em lojas online.

Indicação de Uso

Assim como todo suplemento, sua utilização deve ser avaliada por um Nutricionista antes do início do consumo.

Porém, como visto anteriormente nesse texto, as fibras contidas no prebiótico Fiberlift Essential podem ser facilmente adquiridas, com melhor custo benefício, a partir da alimentação, através do consumo dos alimentos que contém as substâncias presentes nesse suplemento, como a inulina e os FOS.

Uma dieta equilibrada e direcionada da forma correta é o suficiente para atingir todos os benefícios oferecidos pelo suplemento, somados a muitos outros, uma vez que os alimentos combinam outras substâncias benéficas para a saúde, como as vitaminas e minerais.

Além disso, o consumo exacerbado de fibras interfere negativamente na biodisponibilidade de nutrientes, devido ao aumento do trânsito intestinal, formação de quelatos, troca iônica e aumento de secreção endógena de minerais.

Por esse motivo e muitos outros, a utilização de suplementos sem acompanhamento profissional, é contra indicada.

Grupos de Risco: Gestantes, Idosos, Adolescentes, Crianças e indivíduos com ingestões deficientes.

Procure seu Nutricionista!

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Godoy, SH. Wagner, R. Extração e Caracterização da Inulina a Partir das Raízes da Chicória (Chicorium indivia). Unibrasil – Cadernos da Escola de Saúde. 6:195-208. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/viewFile/2351/1923
  3. Bernaud, FSR. Rodrigues, TC. Fibra Alimentar – Ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. 2013; 57(6): 397-405. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v57n6/01.pdf
  4. Michel, C. et al. In Vitro prebiotic effects of Acacia gums onto the human intestinal microbiota depends on both botanical origin and environmental pH. Anaerobe Ecology. 1998; 4: 257-266. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1075996498901780

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *