Para que serve a vitamina A e quais seus benefícios

Para que serve a vitamina A e quais seus benefícios

A vitamina A passou a ser reconhecida a partir de 1913, após ser observada a amenização dos sintomas de doenças oculares, quando inserida na dieta de ratos. Porém, somente em 1930 a estrutura da vitamina A foi determinada, e identificada como necessária para a manutenção de uma visão saudável e normal.

Atualmente a Vitamina A continua a ser muito estudada devido ao seu papel fundamental na saúde humana.

O que é a Vitamina A

A vitamina A é um micronutriente, ou seja, é encontrada em pequenas quantidades em determinados alimentos, e possui função fundamental no crescimento e desenvolvimento humano.

O termo vitamina A compreende a família dos Retinóides (retinol, retinal e ácido retinóico) e os Carotenóides (β-caroteno, α-caroteno, criptoxantina).

O Retinol é um álcool insaturado e foi denominado dessa maneira devido sua função específica na retina do olho. É a forma mais ativa entre os compostos de Vitamina A, e ocorre naturalmente nos animais, existindo assim apenas nos alimentos de origem animal, como o leite integral e fígado.

Já os Carotenóides estão presentes em alimentos de origem vegetal, e possuem a capacidade de produzir retinóides quando metabolizados no organismo. As principais fontes são as frutas e legumes amarelos e laranjas (mamão e cenoura, por exemplo), verduras verde escuras (couve, rúcula, agrião, espinafre) e óleos e frutas oleaginosas (dendê, pequi etc). Entre todos os carotenóides, o de maior importância funcional é o β-caroteno.

Funções da Vitamina A

Visão

Os bastonetes são células sensíveis à luz que estão presentes na retina, e são responsáveis pela acuidade visual à baixa luminosidade. Nos bastonetes, encontra-se a Rodopsina, que é a proteína responsável pela captação de energia luminosa.

A vitamina A é extremamente importante nesse processo, pois o retinal possui função na reconstituição da rodopsina e é requerido em altas concentrações para exercer a adaptação da visão com pouca luminosidade.

A deficiência de vitamina A nesse sistema afeta diretamente o ciclo visual, causando cegueira noturna e podendo levar até a cegueira total.

Outras funções

A vitamina A também é importante para o crescimento normal, na prevenção do câncer, no desenvolvimento embrionário fetal durante a gestação e na formação de dentes e ossos. Além disso, atua na proteção de barreira mucosa, protegendo contra infecções no trato gastrointestinal, urinário e respiratório.

Deficiência de Vitamina A

O corpo humano não é capaz de fabricar vitamina A por conta própria, dessa maneira toda a vitamina A que precisamos deve ser provida pela alimentação. A deficiência de vitamina A acontece quando ocorre uma ingestão inadequada dos alimentos fonte.

Você sabia que…?

As crianças menores de cinco anos estão entre a população de maior risco no desenvolvimento da deficiência de vitamina A.

A deficiência de vitamina A nas crianças está associada ao desenvolvimento de doenças oculares como a cegueira noturna e xeroftalmia (ressecamento da córnea), maior severidade do sarampo, pneumonia e doenças diarreicas, podendo resultar em morte.

Cerca de 5% das gestantes sofrem cegueira noturna durante a gravidez

As demandas extras geradas pela gestação podem resultar em um quadro de deficiência de vitamina A, como a manifestação da cegueira noturna. Além disso, sugere-se que a falta dessa vitamina possa gerar síndromes hipertensivas durante a gravidez.

Benefícios da Vitamina A

Saúde dos Olhos

A vitamina A é essencial para manter a saúde dos olhos, exercendo papel protetor contra a cegueira noturna e outras alterações oculares.

Imunidade

A vitamina A reduz a gravidade das infecções, pois está diretamente relacionada ao estímulo do sistema imunológico. Dessa forma, permite a melhor recuperação de infecções, como a diarréia e infecções respiratórias.

Ação Antioxidante

Tanto o retinol como os carotenóides possuem capacidade de ação contra os radicais livres, protegendo o organismo do estresse oxidativo, auxiliando na prevenção de diversas doenças, como o câncer.

Reprodução

Níveis regulares de vitamina A durante a gestação favorecem o desenvolvimento fetal, uma vez que essa vitamina está diretamente ligada com o aumento dos níveis de progesterona na gravidez. A progesterona é um dos hormônios responsáveis pelas modificações corporais que permitem o desenvolvimento da gestação, não devendo ser deficiente.

Saúde Óssea

A ingestão adequada de vitamina A é essencial para manter o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e dentes.

Ingestão Recomendada

A recomendação individual de vitamina A varia de acordo com a idade, o sexo e o estado fisiológico do indivíduo. Por exemplo, durante a gestação são necessárias quantidades extras de vitamina A.

Assim, para atribuir a quantidade ideal de vitamina A em sua dieta é importante o acompanhamento de um profissional Nutricionista.

Fique de olho em nosso blog e confira um texto completo sobre as principais fontes alimentares de vitamina A!

Confira também: Vitamina D, para que serve e quais seus benefícios!

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.
  2. Ramalho, A. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes – Vitamina A. Série de Publicações ILSI Brasil. 2010. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/12-Vitamina-A.pdf
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Vitamina A Mais. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vita.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *