Descubra como ter uma alimentação saudável agora mesmo!

Descubra como ter uma alimentação saudável agora mesmo!

Alimentar-se bem é algo que ajuda não somente na manutenção do nosso corpo e organismo, mas também na nossa saúde como um todo. Por essa razão, manter hábitos saudáveis e optar pelos alimentos corretos é muito importante em qualquer idade do ser humano. Mas você sabe como ter uma alimentação saudável?

Para lhe ajudar, separamos algumas dicas muito importantes na hora de pensar em uma alimentação mais nutritiva. Confira a seguir!

Fazer refeições com calma

Cerca de 50% das enzimas digestivas são secretadas por meio de estímulos sensoriais — tato, olfato, paladar, visão —, o que significa que nosso organismo precisa de um certo tempo para processar todos os alimentos que estamos ingerindo.

Além disso, alimentar-se é uma fonte de prazer. Comer calmamente é uma maneira de saborear os alimentos, sem prender-se demais às calorias que você está consumindo e sim ao alimento, seus sabores e todos os nutrientes que ele oferecerá para o seu corpo.

Mastigar bem os alimentos

É a partir da trituração dos alimentos e ação de salivação que temos o início da digestão. A mastigação é importante para tornar o alimento pastoso, o que facilita o processo digestivo. Em uma pessoa ansiosa, o controle de ingestão de alimentos é prejudicado, o que significa que comemos mais quando estamos assim.

Ao mastigarmos bem, trabalhamos automaticamente a ansiedade e promovemos a saciedade fisiológica, evitando um comportamento compulsivo. Sendo assim, tente não comer em menos de 20 minutos cada refeição.

Consumir frutas e hortaliças

Que ingerir frutas e hortaliças é um grande passo para quem quer se alimentar melhor, todos já sabemos. Mas você sabe por que elas são importantes para o nosso corpo? Além de serem grandes fontes de fibras, vitaminas e minerais, também contam com fitoquímicos — carotenoides, flavonoides, polifenóis etc. — que são excelentes antioxidantes que protegem as nossas células.

Escolher o lugar ideal para se alimentar

Todas as refeições devem ser feitas em locais tranquilos e sem pressa. Comer e mastigar devagar, sem pensar em compromissos ou assuntos adversos que causam preocupações fará você se sentir saciado mais rapidamente. Com isso, você acaba ingerindo uma menor quantidade de alimento.

Evite se alimentar em frente à televisão, computador ou enquanto trabalha, pois durante essas situações tendemos a perder a noção da quantidade de comida que estamos consumindo.

Evitar alimentos refinados

Os pães, açúcar, trigo e arroz são exemplos de alimentos brancos e refinados que não têm mais sua película ou casca — onde estava armazenado grande parte dos nutrientes de cada alimento. Após esse processo, eles são submetidos ao branqueamento, no qual são adicionadas diversas substâncias químicas que trazem efeitos negativos para nosso corpo.

Esses alimentos favorecem o crescimento de bactérias patogênicas e desequilibram nossa flora intestinal, além de proporcionar fome muito mais rápido, já que sua absorção pelo organismo é bastante acelerada.

Agora que você sabe como ter uma alimentação saudável, é hora de mudar alguns hábitos e passar a ingerir alimentos mais naturais e menos processados. Isso vai lhe ajudar a comer de forma mais nutritiva.

E aí, gostou do nosso post? Não deixe de conferir nosso artigo sobre 5 tipos de alimentos desintoxicantes para o seu organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *