Como fazer água alcalina em sua casa

O consumo da chamada água alcalina merece atenção. Apesar de muitas serem as alegações de qualidade voltadas para esse produto, poucas realmente possuem algum embasamento científico.

Embora sejam de fácil preparo, as receitas caseiras podem ser ainda mais perigosas. Veja como é o procedimento para fazer água alcalina a seguir.

Como Fazer Água Alcalina?

A receita de água alcalina caseira requer poucos ingredientes: água filtrada, sal, cloreto de magnésio e bicarbonato de sódio. Com a mistura desses ingredientes sua água alcalina estará pronta.

Entretanto, vamos falar um pouco mais sobre um dos ingredientes dessa receita, que é o protagonista responsável pela alcalinização da água: o bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de Sódio

Reparou no nome dele? Dizer que o bicarbonato de sódio é rico em sódio parece redundância, mas apesar disso, há quem associe a água alcalina a benefícios como a prevenção das doenças cardiovasculares.

Entretanto, já é de conhecimento público que o alto teor de sódio na alimentação é prejudicial. O excesso de sódio promove o aumento da pressão arterial, que é um fator de risco no desenvolvimento das doenças cardiovasculares. Percebeu a contradição?

Já são tantas as fontes de sódio presentes nos alimentos que consumimos, até em alguns que as vezes nem imaginamos. Você com certeza não quer mais uma para a lista, não é mesmo?

A Alcalinização do Sangue

O pH, ou potencial hidrogeniônico, caracteriza soluções aquosas como ácidas ou alcalinas.

A justificativa de qualidade da água alcalina é fundamentada na alcalinização do sangue. Dentro desse contexto, uma água menos ácida seria mais saudável na prevenção de doenças.

Porém, o próprio organismo possui seus mecanismos para equilibrar o aumento ou redução do pH no sangue. Sendo assim, o pH da água que ingerimos não só não contribui para alcalinizar o sangue, como também pode ter efeitos prejudiciais para a saúde ao mudar o pH estomacal.

Você pode entender mais detalhes sobre essa questão em nosso texto “O que é água alcalina e quais os seus benefícios”.

Receitas Caseiras Saudáveis

A água é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. Apesar da água alcalina ser absolutamente não recomendada, outras receitas onde a água é o principal ingrediente podem ser muito saudáveis e saborosas.

Água aromatizada

Beber água pura ou aromatizada, o importante mesmo é beber água. A quantidade ideal para que nos mantenhamos bem hidratados é relativamente grande, e por vezes fica difícil atingir a tal meta dos dois litros por dia.

Mas acreditem, um nível de hidratação adequado faz a diferença. Ao beber água na quantidade certa, regulamos o funcionamento intestinal, melhoramos a saúde da pele, entre muitos outros benefícios.

Então por que não deixar nossa água ainda mais gostosa e saudável, para estimular esse consumo?

Adicionar frutas, legumes e ervas na água aumenta seu valor nutritivo, tornando a água rica em antioxidantes provindos dos alimentos inseridos. Sem contar que fica lindamente colorida!

Água de Limão, Erva Doce e Hortelã

Ingredientes

  • 1 limão siciliano
  • 10 folhas de hortelã fresca
  • 1 talo de erva doce
  • 1 litro de água filtrada
  • Gelo

Modo de preparo

Em uma jarra, coloque a erva cortada em tiras e a hortelã levemente maceradas. Higienize o limão e corte-o em rodelas, sem retirar a casca.

Em seguida, adicione a água e deixe na geladeira por algumas horas. Sirva com gelo.

Água de Morango com Manjericão

Ingredientes

  • 6 morangos
  • 10 folhas de manjericão
  • 1 limão siciliano
  • 1 litro de água filtrada
  • Gelo

Modo de Preparo

Em uma jarra, coloque os morangos previamente higienizados e fatiados ao meio. Macere levemente as folhas de manjericão e coloque na jarra. Lave bem o limão, cortando-o em fatias sem retirar a casca.

Em seguida, adicione a água e deixe na geladeira por algumas horas. Sirva com gelo.

Água de Melancia e Melão

Ingredientes

  • 10 cubos de melancia
  • 10 cubos de melão
  • 3 rodelas finas de gengibre fresco
  • 1 litro de água
  • Gelo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma jarra.

Em seguida, adicione a água e deixe na geladeira por algumas horas. Sirva com gelo.

Chás

Os chás são muito bem aceitos entre a população brasileira, devido à sua diversidade de preparações e praticidade.

Hoje em dia, existem receitas de chás para diferentes objetivos – chás carminativos, chás termogênicos, chás calmantes, suchás, entre outros.

Mas o importante mesmo, sob o ponto de vista abordado no texto de hoje, é que os chás são uma excelente maneira de aumentar a ingestão hídrica diária de forma saudável.

Suchá de Laranja e Camomila

Ingredientes

  • ½ litro de água filtrada
  • 1 laranja descascada em pedaços
  • 1 colher de chá de flores e folhas secas de camomila

Modo de Preparo

Aqueça a água no fogo até que levante fervura. Apague o fogo. Adicione a laranja e a camomila e tampe a panela.

Deixe em infusão por 15 minutos. Coe e beba sem adoçar.

Referências:

  1. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *