Benefícios da amêndoa para você e sua saúde

A amêndoa pertence ao grupo das oleaginosas e suas calorias estão relacionadas principalmente às gorduras presentes em sua composição.

Sua fama de “alimento saudável” se explica justamente pela presença desses nutrientes (as chamadas “gorduras boas”), que atuam no metabolismo de gorduras prevenindo contra doenças cardiovasculares, ou seja, apesar de serem consideradas calóricas, podem e devem ser incluídas em uma alimentação saudável.

Os benefícios da amêndoa têm sido amplamente estudados, pois além de serem capazes de prevenir o desenvolvimento de doenças, podem atuar como auxiliares em planejamentos alimentares que visam a perda de peso e também serem benéficas para praticantes de atividade física.

Benefícios da amêndoa na saúde cardiovascular

Dentre os principais benefícios da amêndoa é possível destacar o seu papel de prevenção às doenças cardiovasculares. As gorduras insaturadas, citadas acima, agem na redução do LDL colesterol plasmático, impedindo que ele se acumule, seja oxidado e cause obstrução aos vasos sanguíneos.

Outro elemento importante da amêndoa é a arginina, um aminoácido que possui efeito vasodilatador, ou seja, é capaz de “ampliar” os vasos sanguíneos e interferir na regulação da pressão arterial. Esse efeito vasodilatador também é benéfico para evitar a agregação de plaquetas (células sanguíneas) e impedir a formação de trombos (coagulação do sangue dentro do vaso sanguíneo).

Sua indicação de consumo para portadores de diabetes está relacionada também com a arginina, que age no controle da glicemia facilitando a entrada de glicose nas células, evitando que fique na corrente sanguínea.

Outro mecanismo de regulação da glicose através do consumo de amêndoa se dá pela presença de um polifenol chamado tanino, que inibe a enzima alfa-amilase, a qual é responsável pela digestão de carboidrato.

Benefícios da amêndoa no emagrecimento e atividade física

As fibras e proteínas presentes na amêndoa podem ser aliados para a perda de peso, pois promovem mais saciedade. A fibra promove uma digestão mais lenta, fazendo com que os sinais de fome demorem mais para aparecer. As proteínas são nutrientes que também precisam de mais tempo para serem digeridas, ocasionando também essa sensação de plenitude alimentar.

Sua ótima composição proteica a torna atrativa para àqueles que precisam aumentar o aporte deste nutriente para o ganho de massa magra, por exemplo, mas não consomem alimentos/produtos de origem animal ou mesmo para pessoas que buscam uma alternativa para variar a alimentação.

Ainda para praticantes de atividade física, também pode atuar como um ergogênico, pois seu efeito vasodilatador promove uma maior resistência durante o treinamento, melhorando a performance e os resultados.

Informação nutricional

Em 100 gramas de amêndoas temos 590 Kcal distribuídas em:

  • 21,4 g de proteína
  • 3,9 g de gordura saturada e 45,8 g de gordura insaturada
  • 18,7 g de carboidrato

Ainda, é importante lembrar da presença de diversos minerais essenciais para o correto funcionamento das células do corpo, como: o magnésio, o fósforo e o zinco.

Que tal incluir mais amêndoas em sua alimentação?!

Referências:

  1. Grundy MML., Lapsley K., Ellis PR. A rewiew of the impact of processing on nutrient bioaccessibility and digestion of almonds. International Journal of Food Science and Technology. 2016; 51, 1937-1946.
  2. Puga GM., Novais IP., Zanesco A. Efeitos Terapêuticos  da Suplementação de L-Arginina nas Doenças  Cardiovasculares e Endócrino-Metabólicas. Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista.
  3. Berryman CE., et al. Effects  of Daily Almond Consumption on Cardiometabolic Risk and Abdominal  Adiposity in Healthy Adults With Elevated LDL-Cholesterol: A Randomized Controlled  Trial. J Am Heart Assoc. 2015, 4:e000993.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *