10 Benefícios da água de coco para a sua saúde

A água de coco é uma bebida bastante consumida no Brasil e em regiões tropicais. Além de ser muito refrescante é considerada um isotônico natural por ser rica em sais minerais, como o potássio, o magnésio e o sódio.

Seu consumo vem crescendo a cada dia, principalmente por pessoas que desejam ter uma vida mais saudável e pelos praticantes de atividades físicas.

A água de coco possui um sabor agradável e adocicado e é um alimento extremamente nutritivo que apresenta diversos benefícios à saúde.

Separamos abaixo 1o benefícios desta bebida incrível. Confira e aproveite!

10 BENEFÍCIOS DA ÁGUA DE COCO

1. ALTO PODER DE HIDRATAÇÃO DO ORGANISMO

Por ter uma quantidade alta e balanceada de minerais, a água de coco possui o efeito de hidratar o corpo, ou seja, repor de forma significativa a água e os minerais perdidos.

Pode ser consumida tanto em dias quentes quanto após exercícios físicos, momentos em que a reposição de eletrólitos é muito importante por causa de suas perdas pelo suor. É uma alternativa muito saudável aos isotônicos industrializados para praticantes de esportes.

Além disso, a água de coco apresenta características muito parecidas com as do soro glicosado isotônico, presente em hospitais. Portanto, é bastante recomendada em casos de desidratação e diarreias.

2. COMBATE A RESSACA

É isso mesmo! A água de coco pode ser uma ótima aliada aos dias que sucedem grandes festas!

A glicose (açúcar) presente na água de coco, assim como os sais minerais, ajudam muito na recuperação do organismo após a ingestão de bebidas alcoólicas.

Isso acontece pois, ao ingerir álcool, o corpo perde eletrólitos importantes e se desidrata. É por esse motivo que durante a ressaca se sente tantas dores de cabeça…

3. PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE

A água de coco apresenta propriedades antioxidantes, principalmente na versão in natura, que diminui drasticamente com a utilização de tratamentos térmicos, ácidos ou alcalinos, e com o grau de maturação do fruto.

Estudos demonstram efeitos positivos da água de coco contra o estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce das células saudáveis do corpo.

Essa atividade protetora pode ser atribuída à presença de vitamina C em sua composição.

4. MELHORA CÂIMBRAS

Já ouviu dizer que ao ter câimbras você deve consumir bananas?

Isso se deve ao fato delas serem causadas, entre outros fatores, pela falta de alguns minerais, e como a banana é rica em potássio, pode ajudar nessa reposição.

Como a água de coco é rica em potássio, sódio e magnésio, também pode ser benéfica neste caso e evitar as câimbras.

5. AUXILIA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL

A diminuição da pressão arterial se deve ao fato de a água de coco oferecer uma quantidade de eletrólitos equilibrada, em especial o potássio, e também por ser considerada um diurético natural, ou seja, apresenta um mecanismo capaz de “retirar” o excesso de líquidos do organismo.

6. AJUDA NA PREVENÇÃO E NO TRATAMENTO DE CÂNCER

A água de coco possui atividade antigenotóxica. Pode inibir o aparecimento de células neoplásicas (aquelas células que, por alguns mecanismos, tiveram seu código genético alterado, a ponto de perder a função característica) na medula óssea, promovidas por agentes genotóxicos como: azaserina, benzopireno, dimetil-nitrosamida, metil-metassulfonate e tetraciclina.

Além disso, os pacientes com câncer que realizam quimioterapia geralmente apresentam náuseas e dificuldade na ingestão de certas bebidas e até mesmo de água pura. Nestes casos, a água de coco tem boa aceitação.

7. PROMOVE A SAÚDE DOS RINS

A água de coco possui efeito diurético e foi demonstrado que seu consumo pode ajudar no tratamento de pedras nos rins, evitando o risco de doenças renais.

8. PROTEGE O CORAÇÃO

Pesquisas indicam que a ingestão de água de coco possui um efeito benéfico significativo na atividade mitocondrial, podendo prevenir o infarto do miocárdio.

9. AUXILIA NA PREVENÇÃO DE OSTEOPOROSE

O potássio e o magnésio presentes na água de coco, associados ao consumo de frutas e vegetais, podem promover o aumento da densidade mineral dos ossos em mulheres e homens idosos propensos à osteoporose. Isso ocorre pelo fato desses minerais aumentarem a absorção de cálcio no organismo.

10. NÃO ENGORDA

Ao contrário do que muitos pensam, a água de coco, quando consumida junto a uma alimentação balanceada, não engorda e é uma ótima alternativa aos refrigerantes e sucos prontos. Seu consumo regular pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

Composição nutricional da água de coco

Um copo de 200 ml de água de coco natural possui, aproximadamente, 44 calorias, sendo 10,6 gramas de carboidratos e 0,2 gramas de fibra alimentar.

Apresenta 4 mg de sódio, 324 mg de potássio, 10 mg de magnésio, 38 mg de cálcio, 8 mg de fósforo, 0,5 mg de manganês e 4,8 mg de vitamina C.

Que tal aproveitar todos esses benefícios e manter a hidratação em dia?

Referências:

  1. Carvalho JM, Maia GA, Sousa PHM, Maia Jr GA. Água-de-coco: propriedades nutricionais, funcionais e processamento. Semina CiênAgrárias. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/4457/445744081013/
  2. Aragão WM, Isberner IV, Cruz EMO. Água de coco. Embrapa CPATC/ Tabuleiros Costeiros, Série Documentos. Aracajú, 2001. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/91680/1/CPATC-DOC.-24-01.pdf
  3. Costa JM, Alves MCS, Clemente E, Felipe EMF. Características físico-químicas e minerais de água de coco de frutas da variedade anã amarelo em diferentes períodos de maturação. Acta Sci Agron. 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3030/303026569006/
  4. Bolzan SS, Castiglione TFB, Rossi L. Efeitos da reposição hídrica com água de coco sobre o rendimento de praticantes de Spinning. Mundo Saúde. 2013. Disponível em: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/106/1830.pdf
  5. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 4. ed. rev. e ampl. 2011.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *