Diferenças entre iogurte, bebida láctea e coalhada

Você conhece as diferenças entre iogurte, coalhada e bebida láctea?

Se não conhece, descubra agora quais são as principais diferenças entre eles e os seus benefícios!

O que é iogurte?

O iogurte é o produto obtido pela fermentação láctica do leite, pela adição de lactobacilos (Streptococuccus thermophilus e Lactobacillus Bulgaricus), bactérias benéficas, que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico.

O iogurte preserva a gordura, os minerais e o conteúdo de vitaminas do leite puro, mas apresenta bem menos lactose sendo, portanto, um alimento de digestão mais fácil do que o leite.

Existem três tipos de iogurte:

  • Iogurte tradicional: no qual o processo de fermentação ocorre dentro da própria embalagem, não sofre homogeneização e o resultado é um produto firme, mais ou menos consistente;
  • Iogurte batido: o processo de fermentação ocorre em fermentadeiras ou incubadoras com posterior quebra do coágulo;
  • Iogurte líquido: o processo de fermentação é realizado em tanques; é comercializado em embalagens plásticas tipo garrafa ou do tipo cartonadas.

O iogurte batido é o mais produzido pelas indústrias de iogurte, no qual adicionam leite em pó com o objetivo de melhorar a consistência final do produto.

É especialmente recomendado para gestantes, lactantes, pessoas idosas ou que necessitem de reposição de cálcio e por apresentar uma elevada concentração de vitaminas (B6 e B12) comparada ao leite.

Conheça quais são os alimentos fontes de cálcio!

O que é bebida láctea?

A bebida láctea é resultante da mistura do leite e do soro do queijo, em que a porcentagem de leite represente no mínimo 51% dos ingredientes. Apresenta como característica uma baixa viscosidade  e um excelente valor nutritivo.

A produção da bebida láctea é uma maneira de aproveitar a produção do soro do queijo, que consiste no líquido residual obtido a partir da coagulação do leite durante a fabricação de queijos. Uma vez que, para a fabricação de 1 kg de queijo são necessários 10 litros de leite, resultando em 9 litros de soro.

Pode ser adicionada ou não de produtos alimentícios, gordura vegetal, leite fermentado, fermentos lácteos, entre outros produtos lácteos.

Portanto, a bebida láctea pode apresentar variações quanto ao tratamento térmico, fermentação e adição de produtos, o que resulta em diferentes produtos.

É muito comum as bebidas lácteas serem adicionadas de frutas para melhorarem o seu sabor e o seu aroma, o que favorece o aumento do seu consumo.

O que é coalhada?

A coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois os elementos do leite são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

Possui um sabor levemente azedo, pois o açúcar do leite é reduzido e tem digestão mais fácil do que o leite e o iogurte.

Benefícios da coalhada

  • Melhora o funcionamento do intestino

A coalhada auxilia no aumento das bactérias benéficas do intestino e, dessa forma, combate as bactérias maléficas proporcionando um bom funcionamento do intestino e melhorando a imunidade do organismo. Por isso é considerada um alimento probiótico e imunomodulador.

  • Reduz o colesterol

A coalhada possui grandes quantidades de gorduras boas que reduzem o mau colesterol, controlando os níveis de colesterol total.

  • Ajuda em casos de intolerância à lactose

Durante o processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido lático, que é facilmente digerido pelo estômago e assim, não causa os transtornos da intolerância à lactose.

Saiba mais sobre a Intolerância à lactose!

Saiba como preparar uma coalhada fresca:

  • Ferva dois litros de leite integral;
  • Quando o leite amornar, transfira para um recipiente e adicione duas colheres de sopa bem cheias de um coalho;
  • Se não tiver um coalho, substitua-o por um pote de iogurte natural;
  • Mexa bem para diluir;
  • Alise a superfície com uma concha e cubra com um pano de prato;
  • Reservar por uma hora e meia em ambiente arejado;
  • Depois levar para gelar e pronto!

Saiba como preparar uma coalhada seca:

  • Coloque a coalhada fresca gelada em um saco improvisado com um pano de prato;
  • Pendure por algumas horas para que o soro escorra e a coalhada se concentre.

O rendimento da coalhada seca é de apenas uma xícara de chá usando dois litros de leite.

Referências:

  1. BARBOSA, A. F.; et al. Aceitação sensorial de iogurte sabor pêssego acrescido de diferentes concentrações de aroma e polpa por meio da técnica de mapa de preferência. Rev. Inst. Latic. “Cândido Tostes”, Jan./Fev., n.390, 68:52-28, 2013. Disponível em: https://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/viewFile/8/8.
  2. SANTOS, C. T.; et al. Elaboração e caracterização de uma bebida láctea fermentada com polpa de umbu (Spondias tuberosa sp.). Rev. Bras. de produtos agroindustriais, Campina Grande, v. 8, n. 2, p. 111-116, 2006. Disponível em: http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev82/Art823.pdf.
  3. RODRIGUES, A. A.; et al. Desenvolvimento e avaliação de coalhada com polpa de maracujá adoçada com mel de Apis mellifera L. Caderno Verde, v. 7, n. 2, p. 32-34, 2017. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5508.
  4. REIS, D. L. Qualidade e inocuidade microbiológica de derivados lácteos fermentados produzidos no Distrito Federa, Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13882/1/2013_DianaLimadosReis.pdf.
  5. SIQUEIRA, A. M. O.;MACHADO, E. C. L.; STAMFORD, T. L. M. Bebidas lácteas com soro de queijo e frutas. Rev. Ciência Rural, Santa Maria, v. 43, n. 9, p. 1693-1700, set, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cr/v43n9/a26813cr2012-0678.pdf.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *