5 Receitas fit com leite de coco

O leite de coco – proveniente da polpa do coco seco – oferece diversos nutrientes benéficos à nossa saúde e é uma opção tanto para seu consumo in natura – no café da manhã, lanches e ceia –  quanto para uso como ingrediente em preparações de bebidas, refeições principais e sobremesas.

O leite vegetal proveniente do coco pode ser encontrado pronto para uso nas prateleiras de supermercado, porém, se você preferir preparar o seu leite de coco em casa também é possível, uma ótima forma de controlar a utilização de açúcares, por exemplo, o que não é possível em seu formato industrializado.

O leite de coco caseiro é uma bebida altamente saudável e nutritiva por ser 100% natural. Rápida e prática, pode ser feita em casa sem muito esforço e ainda pode ser congelada para uso durante toda a semana. Vamos então ao preparo do leite de coco 100% natural?

LEITE DE COCO CASEIRO

Rende aproximadamente 1,5 litros de leite vegetal

INGREDIENTES

-2 unidades de coco seco

-1,5 litros de água quente

MODO DE PREPARO

Retire a água do coco – pode ser consumida normalmente – e quebre o coco dando martelada na casca. Coloque as cascas diretamente em contato com a chama do fogo (da boca do fogão por exemplo), para descolar a polpa com facilidade. Retire a polpa do coco, separando-a da casca, lave em água corrente e transfira para um liquidificador ou processador de alimentos. Despeje a água quente – que não precisa estar fervendo – e deixe descansar por 5 minutos. Após, bata a mistura por aproximadamente 3 minutos ou até que toda polpa seja quebrada em pedaços mínimos. Coe tudo passando em uma peneira fina ou pano limpo. Repita o processo com o restante que permanece na paneira – o “bagaço”. Transfira o leite para uma garrafa com tampa, mantenha refrigerado e consuma em até 3 dias!

Além disso, devido ao seu sabor agradável, o leite de coco confere um toque especial a receitas simples e elaboradas e combina perfeitamente nas refeições de quem deseja obter um estilo vida saudável!

Confira abaixo 5 receitas que utilizam leite de coco e deixam suas refeições mais leves e nutritivas!

PINA COLADA COM LEITE DE COCO REFRESCANTE

Rende 1 porção

INGREDIENTES

-300 ml de água

-150 ml de leite de coco

-1 limão

-1 colher de sopa de melado

-1 pimenta dedo de moça

-1/4 de abacaxi

-1 pedaço de casca de abacaxi

-1 pedaço de casca de manga

-Gelo

MODO DE PREPARO

Corte a dedo de moça ao meio e leve à uma panela antiaderente junto com o abacaxi até dourarem. Em um jarra, coloque a casca do abacaxi e da manga, gelo, água, suco do limão, melado e o leite de coco. Adicione o abacaxi dourado e mexa. Pronto! Terá uma bebida refrescante!

ARROZ CREMOSO COM LEITE DE COCO E CASTANHA DE CAJU

Rende até 4 porções

INGREDIENTES

-1 cebola média picada

-4 colheres de azeite

-2 xícaras de arroz lavado e escorrido

-3 xícaras de água fervente

-200 ml de leite de coco

-Sal a gosto

-1/3 de xícara de chá de castanha de caju torrada e picada grosseiramente

-1 pimenta dedo de moça pequena em rodelinhas

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola no azeite, acrescente o arroz e refogue por 2 minutos. Adicione a água fervente e o leite de coco. Tempere com sal. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada, por 20 min até o arroz ficar macio Fora do fogo, junte a castanha de caju e a pimenta.

FRANGO AO CURRY CREMOSO

Rende até 4 porções

INGREDIENTES

-400g de peito de frango picado em cubos

-1 colher de sopa de azeite

-3 cebolas picadas em anéis

-2 dentes de alho

-1 pedaço pequeno de gengibre

-3 tomates maduros

-3 pimentões vermelhos

-2 colheres de sopa de curry

-300 ml de leite de coco

-Sal a gosto

-Pimenta do reino

MODO DE PREPARO

Refogue o frango no azeite até dourar. Acrescente o alho, a cebola e o gengibre e deixe dourar mais um pouco. Em seguida, acrescente os tomates, os pimentões e, por último, o leite de coco, o sal, a pimenta e o curry. Deixe cozinhar por 20 minutos e estará pronto!

MEDALHÃO DE TILÁPIA COM PIRÃO GLÚTEN FREE

Rende até 6 porções

INGREDIENTES

-12 filés de tilápia em tiras

-1 berinjela grande fatiada no sentido do comprimento

-Talos de cebolinha verde escaldados para amarrar

-1 colher (sopa) de azeite de dendê

-3 tomates maduros picados

-2 cebolas picadas

-2 pimentões verdes picados

-500 ml de leite de coco

-Farinha de mandioca

-Alho, sal e coentro a gosto para o tempero da tilápia

 MODO DE PREPARO

Tempere os filés de tilápia com alho, sal e coentro a gosto. Enrole cada tira de peixe, formando os medalhões e envolva cada um em 1 fatia de berinjela com a casca aparente. Após, amarre com um talo de cebolinha e disponha em uma panela untada com o azeite de dendê. Adicione o tomate, a cebola e o pimentão por cima, regue com leite de coco e leve ao fogo baixo por 20 min. Separe os medalhões e retire um pouco do caldo com tomate, cebola e pimentão e bata no liquidificador. Leve ao fogo até ferver e engrosse com farinha de mandioca. Distribua nos pratos, acomode 2 medalhões por cima e sirva!

SALADA DE FRUTAS COM LEITE DE COCO

Rende 4 porções

INGREDIENTES

As frutas:

-3 xícaras de maçã picadas

-3 xícaras de melão em cubos

-3 xícaras de uva verde

-3 xícaras de laranjas cortadas (sem partes do bagaço)

-2 colheres de sopa de suco de limão

-3 xícaras de mamão

– Opcional: 1/2 xícara picada de cereja fresca

Creme de leite de coco:

500 ml de leite de coco em forma de creme

MODO DE PREPARO

Salada de frutas:

Em uma tigela, misture as frutas e adicione o suco de limão para que as frutas não escureçam. Adicione o creme de leite de coco e salpique por cima nozes pecans.

Creme de leite de coco:

Coloque o leite de coco em um recipiente de vidro, que você consiga separar o líquido, com tampa. Leve à geladeira durante a noite. Abra e haverá uma camada mais espessa por cima, uma camada branca de creme de coco, e por baixo mais líquido. Retire com cuidado a camada espessa de cima do creme de coco. Guarde a parte mais líquida do leite de coco para usar em smoothies. Na batedeira/mixer, bata o creme de coco por três a cinco minutos até que ele fique macio e leve, com picos moles.

Essa receita de creme de leite vegetal também pode ser utilizada em substituição do creme de leite, por exemplo.

Aproveite! E se gostou dessas receitas não deixe de conferir também nosso artigo com receitas incríveis com farinha de coco.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *