Benefícios do leite de coco para a saúde e como usar

O leite de coco é uma bebida refrescante, de aroma incrível e sabor relativamente neutro, que combina com muitas preparações e agrada diversos tipos de públicos.

É preparado a partir da polpa fresca do coco seco ou verde e apresenta cor branca de aspecto leitoso.

A bebida vegetal de coco é uma excelente fonte de nutrientes, uma vez que preserva todos os componentes presentes em uma das frutas mais consumidas no Brasil – o coco – além de render receitas maravilhosas que nutrem e fortalecem a saúde.

Confira abaixo os benefícios do leite desta fruta tropical para a sua saúde!

FORNECE FONTE RÁPIDA DE ENERGIA, ALTO PODER ANTI-INFLAMATÓRIO, ANTIMICROBIANO E IMUNOPROTETOR

Como o leite de coco é derivado da polpa do coco, contém em sua composição triglicerídeos de cadeia curta que, quando quebrados em ácidos graxos de cadeias médias, são absorvidos rapidamente pelo intestino fornecendo a energia imediata necessária para que o corpo mantenha suas atividades.

Embora seja caracterizado como gordura saturada – a mesma presente em alimentos de origem animal – devido a presença do ácido láurico (um ácido graxo de cadeia média) em sua composição, o leite de coco é uma exceção à regra das gorduras saturadas.

Por apresentar menor número de carbonos, sua composição química é diferente dos ácidos graxos saturados presentes nos alimentos de origem animal e por esse motivo não favorece o aparecimento de doenças do coração, proporcionando alto poder anti-inflamatório, e elevação do nível de HDL – o colesterol bom – que ajuda no combate ao colesterol ruim.

Além disso, o ácido láurico participa dos processos de defesa do corpo humano pois possui ação antimicrobiana e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Essa fonte de energia também pode ser encontrada em outros produtos a base do coco, como a farinha de coco.

Outra curiosidade, é que só existe um outro leite na natureza que contém o ácido láurico em sua composição: o leite materno.

As glândulas mamárias das mulheres, também produzem esse tipo de gordura do bem e, por isso, ocorre associação entre o leite de coco e o leite humano.

Como depois do desmame o ser humano quase não tem contato com o ácido láurico, umas das oportunidades de aproveitar esse ácido de cadeia média se dá a partir da utilização do leite de coco.

É importante ressaltar que o leite vegetal não substitui o leite materno, pois há diferenças nutricionais importantes entre eles! O leite materno é o único alimento que deve ser ofertado para bebês até os 6 meses de idade, ainda, o aleitamento materno deve ser encorajado até os dois anos de idade.

RICO EM MINERAIS E VITAMINAS

O leite de coco contém boa quantidade de ferro – em um copo de 200ml de leite de coco é possível consumir 23% da recomendação de ferro por dia – mineral que pode auxiliar na redução de risco de anemia.

Apresenta também o potássio, mineral importante para contração muscular e para o equilíbrio da pressão arterial, além do magnésio, fósforo e zinco, essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Dentre as vitaminas, está presente a vitamina E, por exemplo, que ajuda a manter o funcionamento e estrutura das células livres dos danos da ação dos radicais livres. A vitamina E também é um importante antioxidante que pode ser encontrado na castanha do Pará.

ATENDE MUITOS PÚBLICOS E PERMITE O APROVEITAMENTO DE MAIOR PARTE DESSE FRUTO

Por ser de origem vegetal, o leite de coco é uma bebida alternativa para àqueles que sofrem com intolerância à lactose ou apresentam alergia à caseína, a proteína do leite de vaca.

Além disso, atende àqueles que optam por não consumir alimentos de origem animal como os veganos e os vegetarianos, e até as pessoas que gostam de variar a sua alimentação do dia-a-dia, seja no café da manhã, nos lanches e até mesmo como ingrediente de receitas para as refeições principais.

Devido ao fato de fornecer energia rapidamente e por conter potássio, também é uma excelente opção para a refeição pré treino!

Vale lembrar: muitas vezes consumimos a água do coco e descartamos a polpa e a casca. Porém, o preparo do leite de coco favorece o aproveitamento da polpa que, como mencionado acima, fornece muitos benefícios à saúde!

COMO USAR O LEITE DE COCO

Embora não contenha fontes de proteínas significativas, pode ser consumida como bebida in natura, devido ao seu aspecto leitoso e por fornecer diversos outros excelentes nutrientes – diferentes do leite da vaca – mas também necessários e benéficos ao corpo humano!

No café da manhã e lanches, o leite de coco combina muito bem com o consumo de cereais, como o farelo de aveia e  a granola light – ou até mesmo em bebidas como as vitaminas de frutas.

Tomar o leite de coco logo pela manhã, ajuda a manter a saciedade ao longo do dia! Experimente misturar com cacau em pó!

Mas, se quiser agradar uma visita, ou até mesmo consumir uma bebida diferente antes do treino, você pode preparar uma pina colada sem álcool, uma bebida deliciosa e refrescante para os dias de sol!

Durante as principais refeições, o leite de coco pode ser utilizado como ingrediente em diversas receitas. Por apresentar sabor relativamente neutro, combina tanto com pratos salgados, quanto pratos doces, e funciona perfeitamente levantando aroma e conferindo uma textura única e agradável!

Referências:

  1. Revista dos vegetarianos. ed. 125, mar, 2017. Disponível em: http://www.revistavegetarianos.com.br/
  2. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/
  3. Nastia, R. A. C. et al; Leite de coco: aplicações funcionais e tecnologicas. Goiânia, v. 36, n. 5/6, p.

2 Comments

  1. Avatar
  2. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *