Super Clube Fit

Como fazer um suplemento hipercalórico caseiro para ganhar massa

Primeiro, vamos aprender um pouquinho sobre o que são os hipercalóricos?

Os hipercalóricos são suplementos alimentares vendidos prontos ou, ainda, misturas elaboradas em sua própria casa que ajudam a aumentar a quantidade de calorias que você ingere ao longo do dia.

A maior recomendação para uso do hipercalórico é para indivíduos com grande dificuldade (e, claro, necessidade!)em aumentar o peso corporal, ou então para aqueles indivíduos que não conseguem atingir o consumo necessário de calorias somente através da alimentação.

Pessoas com tipo físico mais magro, que estão buscando aumentar peso e massa muscular e sem acúmulo grande de gordura localizada, são os mais beneficiados com o uso de um suplemento hipercalórico.

Outro lado positivo para quem faz o uso de hipercalóricos é que, muitas vezes, um aumento repentino no consumo de alimentos muito calóricos em forma sólida pode trazer um grande desconforto gástrico e intestinal. O uso do suplemento líquido pode facilitar esse consumo.

“A real necessidade da suplementação, bem como a quantidade e o horário no qual o hipercalórico deve ser consumido devem ser tratados individualmente, afinal, dependerão da avaliação da saúde geral do indivíduo, rotina, alimentação, além da preparação para uma bebida hipercalórica, a qual pode ser incluída em um café da manhã, pré-treino ou lanche da tarde, dependendo das necessidades”, explica a nutricionista Priscila Braga, autora do texto.

Atenção: o consumo indiscriminado de alimentos ou suplementos ricos em calorias pode ser muito prejudicial à saúde. Consulte sempre um nutricionista para fazer o cálculo da sua necessidade nutricional diária!

Por que fazer um hipercalórico caseiro?

São diversas as vantagens. Vamos ver?

A maior importância está em poder escolher os ingredientes e saber exatamente o que está ingerindo. Além disso, preparar sua receita hipercalórica em casa tem um custo muito menor e permite a escolha do sabor que mais lhe agrada, afinal, alguns hipercalóricos têm um gosto bastante artificial, o que dificulta consumir o suplemento todos os dias sem enjoar.

Podemos também ver como benefício a possibilidade de aumentar a quantidade de proteínas ofertada na porção, pois muitos hipercalóricos vendidos prontos acabam tendo baixa concentração proteica. É possível, facilmente,  modificar a composição do hipercalórico adicionando whey protein, proteína vegetal ou albumina durante o seu preparo.

É preciso escolher os ingredientes certos?

Sim! Eles serão importantíssimos para fazermos um bom hipercalórico!

Seguem algumas sugestões:

Vamos às receitas do nosso Hipercalórico Caseiro!?

Hipercalórico com Albumina

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misturar bem todos os ingredientes em um recipiente. Guardar a mistura em um pote fechado e mante-lo em um local fresco e seco para que não possa estragar facilmente.

Rendimento: 4kg de hipercalórico que podem ser divididos em 200g por porção ou de acordo com recomendação do seu nutricionista.

Hipercalórico com Whey Protein

Ingredientes:

Modo de preparo:

Triturar as castanhas de caju no liquidificador, até obter um pó. Misturar as castanhas com os demais ingredientes, mexendo até ficar homogêneo. Armazenar em um pote com tampa.

Rendimento: 4 kg

Hipercalórico básico

Rendimento : 1 porção individual

Modo de preparo

Bater os ingredientes em liquidificador. Deixar a pasta de amendoim por último, pois pode grudar no fundo do liquidificador.

Hipercalórico ideal para vegetarianos

Ingredientes:

Rendimento : 1 porção individual

Modo de preparo:

Bater os ingredientes em liquidificador

Bolo hipercalórico de micro-ondas ou forno convencional

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. Deixar uma das frutas para jogar cortada na massa depois de batida. Despejar em uma vasilha média ou tabuleiro pequeno untado com farinha e óleo de coco (tipo tabuleiro para pão). Se optar por fazer no micro-ondas, deixar por 6-8 minutos ou no forno assar a 180 graus por 40 minutos. Esperar esfriar e servir metade da receita, dividindo cada metade em duas refeições do dia (café da manhã e lanche da tarde por exemplo).

Hipercalórico de mamão e banana

Modo de preparo:

Cortar as frutas em pedaços pequenos e bater com os demais ingredientes e gelo.

Rendimento: 1 porção individual.

Hipercalórico de amaranto

Ingredientes:

Rendimento: 7 porções

Modo de preparo:

Misturar primeiro o Whey Protein com a maltodextrina. Triturar o amaranto no liquidificador ou mixer e mexer até ficar bem homogêneo. Misturar com leite e frutas!

Hipercalórico sem suplemento

Ingredientes:

Redimento: 2 porções

Modo de preparo:

Misturar bem os ingredientes e armazenar em vasilha pequena, misturar com frutas e leites.

Hipercalórico com beterraba e cenoura

Rendimento: 1 porção

Modo de preparo:

Cortar todos os ingredientes em tamanhos bem pequenos e bater no liquidificador com água e gelo.

Referências:

  1. Schneider C., Machado C., Laska M. S., Liberali R. CONSUMO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS POR PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ – SC. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN 1981-9927, setembro/ outubro 2008.
  2. Melo F. S. Karla. Efeitos da obesidade sobre parâmetros imunológicos, hematológicos e bioquímicos em ratos endotoxêmicos. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8179