Super Clube Fit

Benefícios do chá de casca de uva e como fazer

A uva é uma fruta que, além da sua praticidade e diversidade, é muito saborosa. Pode ser consumida tanto in natura quanto através de sucos, geleias e vinhos. Mas não acaba por ai! Ela apresenta uma grande quantidade de nutrientes que conferem muitos benefícios para a saúde, sem contar que através da sua casca e folhas pode-se produzir chás riquíssimos para o nosso organismo, além do conforto em dias frios e do frescor em dias quentes.

Quer saber um pouquinho mais sobre esses benefícios? É só seguir com a gente!

Benefícios da casca de uva

A uva é uma fonte de carboidratos, um nutrientes muito importante para o fornecimento de energia para o corpo. Também é rica em vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas do complexo B e a vitamina C, além de minerais como o fósforo, o cálcio e o potássio.

Ainda, a uva auxilia no funcionamento do intestino, através da quantidade de fibras presente, principalmente, em sua casca.

Em 100 gramas de uva rubi encontra-se:

A casca da uva e suas sementes contêm substâncias que apresentam atividades funcionais para o corpo. Estas substâncias são:

Os flavonoides são responsáveis pela cor avermelhada da casca da fruta e, assim como os ácidos fenólicos, apresentam ação antioxidante, ou seja, são responsáveis por retardar o envelhecimento das células inibindo assim a formação de radicais livres e contribuindo para prevenção de doenças do coração.

Auxilia também no tratamento de:

O resveratrol é um fitonutriente que possui atividades antibacteriana e antifúngica, além disso, protege o fígado, inibe a oxidação do colesterol “ruim” (LDL colesterol), tem ação anti-inflamatória e vasodilatadora (capacidade de “aumentar” o calibre dos vasos sanguíneos, o que pode contribuir para o controle da pressão arterial) e apresenta atividade preventiva contra o câncer.

A fruta pode ser consumida in natura no café da manhã, nos lanches intermediários e também como sobremesa, sempre se atentando ao tamanho da porção, além de ser ingrediente para deliciosos sucos e chás.

Em 100 gramas de suco de uva concentrado encontra-se:

É importante atentar-se ao consumo do suco de uva industrializado, pois muitas vezes a indústria coloca pouca quantidade da fruta para uma quantidade superior de açúcar. Observe bem a lista de ingredientes!

Resumo:

A uva é uma fonte de carboidratos, nutriente importante para o fornecimento de energia para o organismo e é rica em vitaminas e minerais. A sua casca e sementes contêm flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol, substâncias que apresentam atividades funcionais para o corpo, como por exemplo, ação antioxidante.

Chá da casca de uva

O chá é considerado a bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo apenas para o consumo de água, e apresenta inúmero benefícios pra a saúde.

Além das ervas disponíveis para o preparo de inúmeros chás, ao incluir uma casca de fruta em uma infusão, todos os benefícios passam a fazer parte daquela bebida, ou seja, através do consumo do chá de casca de uva haverá o consumo de todos os nutriente ali presentes.

Além dos benefícios da uva, ao incluir esse chá todos os dias na rotina alimentar, haverá o aumento da ingestão de líquidos auxiliando assim para um bom funcionamento dos rins, eliminando as toxinas do corpo e estimulando o bem estar geral.

Para que haja uma melhor absorção dos nutrientes, dar preferência aos chás naturais sem adição de açúcar.

Como fazer chá de casca de uva

Para o preparo deste chá, basta adicionar uma colher de sopa de casca de uva em 300ml de água e levar ao fogo por 5 minutos, depois deixar em infusão por mais 10 minutos. Simples, não é?

Uma outra forma de consumir todos os benefícios da uva no preparo do chá é:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Dica da Nutri: se quiser incrementar um pouquinho mais esse chá, acrescente um pedaço de gengibre (ou rale) durante a infusão.

Depois é só se deliciar! E aí, gostou?

Referências:

  1. Soares M, Welter L, Kuskoski E. M, Gonzaga L, Fett R. Compostos fenólicos e atividade antioxidante da casca de uva Niágara e Isabel. Revista Brasileira Fruticultura, Jaboticabal-SP, v. 30, n. 1, p. 059-064, Março, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v30n1/13
  2. Palomino O, Gomez-Serranillos M.P, Slowing K, Carretero E, Villar A. Study of polyphenols in grape berries by reversed-phase high-performance liquid chromatography. Journal of Chromatography, v. 870, n. 1-2, p. 449-451, february, 2000. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/45736080/s0021-9673_2899_2901225-x20160518-19574-74w5ti.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1552671121&Signature=CYYSTNON2BZ%2FVOMtqCw9ciuFQt8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DStudy_of_polyphenols_in_grape_berries_by.pdf
  3. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. Campinas – São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf