Quais as diferenças entre os tipos de uva e benefícios de cada uma

A uva é usada tanto para o consumo in natura quanto como matéria-prima para a elaboração de vinhos. Existem milhares de variedades de uva no mundo, sendo que a maioria pertence à espécie Vitis vinifera. 

Dentre os seus principais benefícios à saúde, temos: melhora da circulação sanguínea, controle da pressão arterial, controle dos níveis de colesterol, prevenção contra o envelhecimento precoce, melhora do funcionamento do intestino, entre outros.

Diferenças entre os tipos de uva

Os maiores produtores de uva e de vinho são a França, a Itália, a Espanha, os Estados Unidos e a Argentina. No Brasil, a produção de vinhos só ganhou impulso com a chegada dos imigrantes italianos, sobretudo no Estado do Rio Grande do Sul.

A produção de uvas no Brasil se originou e cresceu com base em uvas americanas, as chamadas uvas comuns, variedades das espécies Vitis labrusca e Vitis bourquina, usadas para a elaboração de vinhos de mesa.

Entretanto, a partir de meados do século XX começaram a ser elaborados vinhos finos, com uvas de variedade Vitis vinifera, também conhecidas como uvas finas, originária do Cáucaso e de onde foi difundida por toda a costa mediterrânea há centenas de anos.

Conheça alguns tipos de uva e suas principais características:

1. Cabernet Sauvignon

É a uva tinta mais nobre existente, originária da região de Bordeaux, na França. Entretanto, muitos outros países também cultivam esta variedade. No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor desse tipo de uva, após várias tentativas de sua difusão comercial.

O vinho “Cabernet Sauvignon” é mundialmente conhecido pelo seu caráter varietal, ou seja, é produzido só por uma variedade de uva, possui intensa coloração e aroma complexo.

Além disso, é um vinho que evolui em qualidade com alguns anos de envelhecimento, atingindo sua máxima qualidade desde dois a três anos até cerca de vinte anos. Depois de um tempo de maturação, devido reações químicas com o carvalho, os vinhos modificam-se apresentando-se macios e equilibrados.

Esse tipo de vinho harmoniza bem com pratos de sabor intenso como a carne bovina, bacalhau e os queijos fortes.

2. Merlot

O Merlot é uma variedade originária do Médoc, na França. Na década de 1920 começou a ser cultivada no Brasil.

Nos últimos anos cresceu em conceito, sendo, juntamente com a “Cabernet Sauvignon”, uma das viníferas tintas mais plantadas no mundo.

O vinho “Merlot” apresenta-se mais encorpado, com aroma e sabores frutado, ideais para se consumir sem passar pelo processo de envelhecimento, ao contrário do vinho “Cabernet”.

3. Malbec

A uva Malbec também é de origem francesa e a Argentina é a sua maior produtora, atualmente.

O vinho “Malbec” apresenta-se macio, bastante aromático, com leve sabor de especiarias e flores. Além disso, apresenta coloração intensa e sua harmonização é bastante ampla, desde carnes vermelhas com temperos marcantes até receitas leves e refrescantes, com vegetais e ervas.

4. Pinot Noir

A uva Pinot Noir é originária da Borgonha e é a uva mais popular em vinhos franceses. O seu cultivo é o extremo oposto das Cabernet Sauvignon, pois necessitam das condições perfeitas para que a colheita gere bons vinhos.

É uma variedade precoce, de ciclo curto, foi introduzida no Brasil há mais de setenta anos. Sendo muito utilizada para a elaboração de vinho tinto varietal e para vinhos espumantes.

O vinho “Pinot Noir” apresenta-se suave, discreto, úmido e com tons sofisticados.

5. Carménère

A uva Carménère é originária de Bordeaux, assim como a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

O vinho “Carménère” apresenta-se bastante encorpado, com taninos marcantes, sabor frutado e aroma discretamente apimentado.

6. Syrah

A Syrah é uma das mais antigas e uma das mais plantadas no mundo, é originária do Vale do Rhône. Adaptou-se muito bem a vários países como a Austrália, Argentina e Uruguai.

Possui características muito vigorosas e produtivas, porém possui alta sensibilidade a podridões do cacho, o que a tornam de difícil cultivo em alguns lugares como a Serra Gaúcha.

Todavia, nas condições semi-áridas do Nordeste, tem mostrado ótima performance na região do São Francisco.

O vinho “Syrah” apresenta cor intensa, aroma rico em especiarias e sabor discretamente frutado.

7. Tempranillo

A uva Tempranillo é originária da Espanha, porém é muito usada para produzir vinhos portugueses, onde é chamada de Tinta Roriz e Aragonês.

O vinho “Tempranillo” apresenta corpo médio, sabor frutado e aroma de ervas e especiarias. Se for envelhecido em barris de carvalho, apresenta notas de baunilha.

8. Chardonnay

A Chardonnay é de origem francesa, da Borgonha, e produz os vinhos brancos e espumantes mais conhecidos no mundo todo. No Brasil foi introduzida em São Roque e no Rio Grande do Sul.

É uma uva de brotação precoce, sujeita a prejuízos causados por geadas tardias, adapta-se bem às condições da Serra Gaúcha, com vigor e produtividade médios, atingindo boa graduação de açúcar em anos favoráveis.

No Brasil, a Chardonnay é usada para a elaboração de vinho fino varietal e também para vinhos espumantes. O vinho “Chardonnay” apresenta-se encorpado, macio e muito elegante.

9. Sauvignon Blanc

O Sauvignon Blanc é de origem francesa e é usado para a produção de vinhos brancos.  Sendo que é uma das uvas brancas mais famosas do mundo.

Produz vinhos suaves, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo. Sua harmonização vai muito bem com um dos ingredientes mais difíceis de serem combinados com os vinhos, os aspargos. Além de combinarem muito bem com os queijos de cabra.

Conheça todos os benefícios do vinho para a sua saúde!

10. Uva Isabel

É o tipo mais plantado no Brasil e muito utilizada para a produção de geleias e sucos. Seu sabor é doce e muito bem aceito pela população!

11. Niagara Rosada

Essa uva também é conhecida como uva rosada e é uma variedade brasileira. Encontrada por acaso por um agricultor, espalhou-se pelo estado de São Paulo. A fruta apresenta polpa mole e doce. É o tipo de uva mais consumido no país.

12. Thompson

É o tipo de uva mais plantado em todo o mundo e é especial por não possuir sementes, o que faz dela a uva mais prática para lanches saudáveis entre as refeições. Também serve para produzir uvas passas.

13. Uva Itália

Sua polpa não costuma ser usada para a produção de vinhos, mas é um tipo bastante apreciado como fruta fresca. Tem uma versão rosada, chamada no Brasil de uva-rubi.

Benefícios da uva

Os benefícios da uva se devem principalmente a uma substância conhecida como resveratrol, que é produzida pela fruta com a função de proteção. Além disso, é um potente antioxidante que auxilia no combate dos radicais livres que prejudicam as células do corpo. Dentre os diversos benefícios das uvas, temos:

  • Previne doenças cardiovasculares e controla a pressão arterial;
  • Melhora os níveis de colesterol sanguíneo, diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL);
  • Previne doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer e de Parkinson;
  • Melhora a cognição e a memória;
  • Previne alguns tipos de câncer como os de pulmão, intestino, mama e cólon;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Reduz os riscos de doenças dos rins;
  • Auxilia no combate à obesidade;
  • Melhora a gota, reduzindo o ácido úrico do organismo;
  • Acelera o metabolismo;
  • Aumenta a disposição e o desempenho em atletas;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Tem efeito antioxidante que previne o envelhecimento precoce do organismo;
  • Auxilia no funcionamento da flora intestinal;
  • Fortalece o sistema imunológico.

Saiba mais em: “Conheça os 11 benefícios da uva para a saúde”.

O ideal é consumir a fruta inteira com a casca e as sementes, pois são elas que concentram a maior parte dos nutrientes!

Referências:

  1. Conhecendo o essencial sobre uvas e vinhos. Celito Crivellaro Guerra, Francisco Mandelli, Jorge Tonietto, Mauro Celso Zanus e Umberto Almeida Camargo – Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2005. Disponível em: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Doc48_000fr0xs4b002wyiv80084arlty8ck45.pdf.
  2. ALVES, Y. F. Estudo de compostos fenólicos em vinhos tintos de uvas Cabernet Sauvignon. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Uberlândia. Patos de Minas, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/21042/1/EstudoCompostosFen%C3%B3licos.pdf
  3. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pesquisas sobre consumo de uva e derivados revelam benefícios para a saúde.  2017. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/noticias/pesquisas-sobre-consumo-de-uva-e-derivados-revelam-beneficios-para-a-saude.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *