O que é glucosamina e como utilizar

Você sabe o que é glucosamina e como utilizar em forma de suplementos alimentares?

Para começar, é importante saber que a glucosamina é um tipo de carboidrato, mais especificamente um aminossacarídeo, produzido pelo nosso organismo a partir da glicose.

Como é o funcionamento e quais são seus benefícios para o corpo?

A glucosamina é importante para o processo de formação e reparação da cartilagem, tecido que serve para revestir superfícies articulares, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, além de prevenir o atrito entre os ossos.

É também o “ingrediente” responsável por formar os glicosaminoglicanos, exercendo função essencial na manutenção das articulações, agindo como um lubrificante (a partir do transporte de líquidos para o tecido), permitindo maior flexibilidade e uma movimentação com maior facilidade.

A glucosamina é especialmente útil no tratamento de problemas como artrite e artrose, já que em sua composição há propriedades anti-inflamatórias. Sem ela, ações simples do dia a dia se tornariam mais dolorosas e difíceis de serem executadas. Além disso, é necessária para a síntese de alguns lipídeos (gorduras) e proteínas fundamentais para o desenvolvimento de alguns tecidos, como a cartilagem, tecido que origina a formação de tendões, articulações e ligamentos.

Como a glucosamina é um aminossacarídeo que auxilia na formação da cartilagem e no fluído lubrificante das articulações, alguns estudos científicos demonstraram que a sua suplementação pode auxiliar na diminuição de inflamações e lesões.

No entanto, é importante lembrar que não há na literatura científica conclusões suficientes que afirmem o auxílio da glucosamina em relação à dor nas articulações.

Como utilizar a glucosamina?

O composto da glucosamina não pode ser encontrado em alimentos naturais. Normalmente é extraída de crustáceos, lagostas, caranguejos e nas cascas de camarões. Sendo assim, a única maneira de consumi-la é através de suplementos, geralmente encontrado em cápsulas.

Na maioria dos estudos científicos as doses mais comuns adotadas variavam entre 1,5 a 3 gramas de glucosamina por dia. Quando as doses se aproximam de 3 gramas, podem ser divididas durante o dia.

A utilização de glucosamina concomitante ou muito perto do horário da refeição pode diminuir certos efeitos colaterais, como diarreias e indisposição.

Contraindicações e efeitos colaterais do uso da glucosamina

Por mais que a glucosamina possa oferecer alguns benefícios ao correto funcionamento das articulações, não é indicado a suplementação de qualquer composto ou nutriente sem a orientação prévia de um profissional de saúde especializado.

Dentro das doses recomendadas pelo médio ou nutricionista, com exceção da diarreia e de indisposições, ainda não são conhecidos efeitos colaterais severos por conta do uso do suplemento de glucosamina.

Ainda, é preciso ter em mente que a glucosamina pode servir como uma aliada à diminuição dos sintomas de doenças como artrose ou artrite e não como protagonista. É indispensável o uso dos medicamentos convencionais prescritos para o tratamento de tais complicações.

Como a glucosamina é um suplemento a base de mariscos, pessoas alérgicas devem tomar cuidado na hora de ingerir a substância. Entretanto, o estudo científico “Is glucosamine safe in patients with seafood allergy?” (A glucosamina é segura em pacientes com alergia a frutos do mar?), publicado em 2004, aponta que alguns indivíduos com alergia aos derivados de mariscos podem se dar bem ao consumir o suplemento. Estes, caso apresentem sintomas de alergia, devem parar imediatamente seu uso.

É importante que pessoas que consomem a glucosamina e apresentam diabetes façam exames regulares de sangue, pois em alguns casos, a resistência à insulina pode ser agravada.

Lembre-se: consumir frutas, verduras, legumes, sementes e oleaginosas, alimentos ricos em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios também é essencial para a manutenção da saúde das articulações, ainda, alongamentos, manutenção da postura correta e a prática de exercícios físicos de baixa intensidade (natação, corrida, bicicleta, caminhada, por exemplo) também é essencial.

Referências:

  1. Gray, H. & Hutcheson, P. & Slavin, R., Is glucosamine safe in patients with seafood allergy?, J Allergy Clin Immunol. 2004.
  2. Muniyappa, R. et. al., Oral glucosamine for 6 weeks at standard doses does not cause or worsen insulin resistance or endothelial dysfunction in lean or obese subjects, Diabetes. 2006.
  3. Pouwels, M. et. al., Short-term glucosamine infusion does not affect insulin sensitivity in humans, J Clin Endocrinol Metab. 2001.
  4. Anderson, J. & Nicolosi, R. & Borzelleca, J., Glucosamine effects in humans: a review of effects on glucose metabolism, side effects, safety considerations and efficacy, Food Chem Toxicol. 2005.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *