Conheça os principais benefícios das frutas secas para a saúde!

Manter uma alimentação saudável não é uma tarefa fácil, sendo necessário reservar pelo menos alguns minutos do nosso dia para preparar as refeições. Para quem não dispõe de muito tempo, as frutas desidratadas têm se mostrado uma ótima alternativa. Mas nem todo mundo conhece os benefícios das frutas secas para a saúde.

O que é fruta seca?

Frutas secas são frutas que tiveram quase todo o conteúdo de água removido através de métodos de secagem.

A fruta encolhe durante este processo, deixando uma pequena fruta seca, densa em energia.

Uva passa são o tipo mais comum, seguido por tâmaras, ameixas, figos e damascos.

Outras variedades de frutas secas também estão disponíveis, às vezes em forma de doces (com cobertura de açúcar). Estes incluem mangas, abacaxis , bananas e maçãs.

As frutas secas podem ser conservadas por muito mais tempo do que as frutas frescas e podem ser um lanche útil, especialmente em viagens longas, onde a refrigeração não está disponível.

A principal diferença entre as frutas secas e as frescas é a quantidade de água em sua composição. Para ganhar aquele tamanho reduzido que cabe nos pacotinhos que encontramos disponíveis para venda, as frutas secas perdem grande parte da água contida nelas, mas preservam seus nutrientes.

Frutas secas são ricas em micronutrientes, fibras e antioxidantes

As frutas fornecem muitos dos minerais, vitaminas e fibras necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo, por isso são consideradas altamente nutritivas.

Um pedaço de fruta seca contém aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes que a fruta fresca, mas condensada em um pacote muito menor.

Por peso, a fruta seca contém até 3,5 vezes a fibra, vitaminas e minerais da fruta fresca.

Portanto, uma porção pode fornecer uma grande porcentagem da ingestão diária recomendada de muitas vitaminas e minerais, como folato.

No entanto, existem algumas exceções. Por exemplo, o teor de vitamina C é significativamente reduzido quando a fruta é seca.

A fruta seca geralmente contém muita fibra e é uma ótima fonte de antioxidantes, especialmente polifenóis.

Os antioxidantes polifenóis estão associados a benefícios para a saúde, como melhora no fluxo sanguíneo, melhor saúde digestiva, diminuição do dano oxidativo e redução do risco de muitas doenças.

Esses alimentos vêm ganhando destaque por uma infinidade de razões! Frutas secas — incluindo damascos, uvas-passas, tâmaras, bananas, goji berry, cranberry e ameixas secas — não estragam rapidamente, estão prontas para comer e são superfáceis de carregar. Ótimas para serem consumidas nos lanches ou para matar aquela vontade de comer doces.

Se você quer saber mais sobre as vantagens de incluir esses alimentos em sua rotina é só continuar a leitura!

Previnem a anemia

Ameixas secas e damascos são fontes importantes de ferro. Uma porção diária desses alimentos já garante uma boa quantidade desse nutriente. Isso é ótimo para prevenir a anemia ou combatê-la caso você já esteja anêmico. Além disso, essas frutas são ricas em potássio, magnésio e fósforo, nutrientes que ajudam na boa circulação do sangue.

São repletas de fibras

Frutas secas geralmente possuem mais fibras do que a porção do mesmo tamanho da fruta fresca. As fibras ajudam a manter o correto funcionamento do nosso sistema digestivo.

Damascos secos, por exemplo, contêm cerca de 6 gramas por xícara, enquanto damascos frescos contêm apenas 3 gramas de fibras. Uma xícara de uvas-passas contém 5 gramas de fibras contra apenas 1,4 gramas das uvas comuns. E não acaba por aí! As fibras não apenas ajudam seu intestino, como também são eficazes na prevenção da obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

São ricas em potássio

O potássio ajuda a regular nossos batimentos cardíacos e a pressão arterial. Frutas secas como bananas, damascos e ameixas contêm muito potássio. Incluí-las em sua alimentação controla a pressão arterial e diminui o risco de hipertensão. Sendo assim, devem compor uma dieta saudável.

Combatem o câncer

Maçãs e damascos secos, além de serem boas fontes de fibras, possuem fitonutriente, um componente natural das plantas que atua como antioxidante, livrando o corpo de agentes causadores de câncer. Elas também contêm vitamina A, C e ferro.

goji berry e a cranberry possuem vitaminas C, E e do complexo B, além de terem antioxidantes que combatem o envelhecimento celular.

São excelentes fontes de vitamina K

A vitamina K ajuda a fortalecer os ossos e é necessária para que o sangue coagule adequadamente. Com quase 52 microgramas em cada meia xícara, uma porção de ameixas secas fornece cerca da metade da dose recomendada de vitamina K diária. As ameixas também contêm uma grande quantidade de vitamina A e pequenas concentrações de vitaminas B, incluindo vitamina B6, riboflavina e niacina. Uma riqueza de nutrientes, não é mesmo?

As frutas secas representam uma maneira prática e deliciosa de aumentar a ingestão de nutrientes em nossa alimentação. Apesar disso, são fontes de calorias e seu consumo exagerado pode causar ganho de peso indesejado. Então nada de comer um pacote inteiro de uma vez! Também é importante buscar uma empresa séria e especializada nesses alimentos, para garantir todos os benefícios das frutas secas para sua saúde e qualidade de vida.

E aí, achou interessante o post de hoje? Se você quer saber mais sobre frutas secas, entre em contato conosco. Nossa equipe está disponível para ajudá-lo!

Referências

  1. BENNETT, L.E., SINGH, D.P., CLINGELEFFER, P.R. Micronutrient mineral and folate content of Australian and imported dried fruit products. Crit Rev Food Sci Nutr. 2011 Jan;51(1):38-49. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21229417
  2. LANDETE, J.M. Updated knowledge about polyphenols: functions, bioavailability, metabolism, and health. Crit Rev Food Sci Nutr. 2012;52(10):936-48. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22747081
  3. STANHOPE, K.L., SCHWARZ, J.M., HAVEL, P.J. Adverse metabolic effects of dietary fructose: results from the recent epidemiological, clinical, and mechanistic studies. Curr Opin Lipidol. 2013 Jun;24(3):198-206. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23594708
  4. VINSON, J.A., ZUBIK, L., BOSE, P., SAMMAN, N., PROCH, J. Dried fruits: excellent in vitro and in vivo antioxidants. J Am Coll Nutr. 2005 Feb;24(1):44-50. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15670984

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *