Enganando o seu corpo com o dia do lixo, realmente funciona?

Muitos indivíduos – em busca de melhorias em sua composição corporal – são adeptos às inúmeras dietas restritivas que apresentam o dia do lixo como um escape alimentar, devido a restrição brusca de alguns alimentos.

O dia do lixo é definido como o dia em que tudo é permitido para o consumo, como junk foods (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes, como salgadinhos e frituras), doces e bebidas repletas de açúcar (como os refrigerantes) em quantidades indefinidas e exageradas.

De acordo com tais dietas, após o dia do lixo, os indivíduos devem retornar às restrições alimentares “teoricamente” saudáveis e induzir o excesso de atividade física como meio de compensação.

Com esse mecanismo, muitas pessoas acreditam que o dia do lixo realiza uma espécie de choque no metabolismo, o qual implica em uma quebra das gorduras corporais, com efeito mais eficiente no emagrecimento e ganho de massa muscular, além de evitar o desejo por determinados alimentos consumidos neste período. Mas será que é isso o que realmente acontece?

Não escolha pelo dia do lixo: coma melhor!

É comum tentar reduzir o que comemos e, ao mesmo tempo, sermos atraídos por alimentos prazerosos. E, por serem considerados proibidos, muitas vezes o consumo desses alimentos é feito de forma exagerada e com culpa, o que pode resultar em baixa autoestima e quebra da disciplina saudável adotada, fazendo com que o método de restrição e compensação não seja eficiente ao longo prazo. Além disso, estas ações podem ser gatilhos para o desenvolvimento da Compulsão Alimentar, caracterizada como o descontrole no consumo de alimentos, corpo e mente.

Para gerenciar o peso corporal de forma saudável, sem causar estresse ao organismo, recomenda-se uma dieta variada, equilibrada e sem restrições alimentares. É importante curtir a comida – sem pressa e sem culpa – além de escutar os sinais de fome e saciedade que o corpo envia.

O dia do lixo X Consumo saudável

Já pensou que pode ser muito mais prazeroso e saudável fazer sua própria receita daquele alimento que está com vontade de consumir, sem precisar aguardar ansiosamente pelo dia do lixo? E que assim é possível consumir uma quantidade controlada de doce, por exemplo, durante a semana?

Um exemplo é a preparação de um brownie caseiro: experimente adicionar alimentos ricos em nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, como o farelo de aveia e a farinha de linhaça para a massa e a pasta de amendoim para o recheio!

Ao consumir um alimento saudável e equilibrado quando o seu corpo desejar, você melhora o controle da quantidade consumida, sem gerar sentimentos de culpa e frustração.

Referências

  1. DERAM, S. O peso das dietas: emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas!. 1. ed. São Paulo: Editora Sensus, 2014.
  2. ALVARENGA, M.; SCAGLIUSI, B. F.; PHILIPPI, S. T.; Nutrição e Transtornos alimentares: avaliação e tratamento. 1. ed. São Paulo: Editora Manole Ltda, 2011

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *