O que é e como funciona a cetose na dieta cetogênica

Certamente você já ouviu falar sobre a dieta cetogênica.

Ela é uma maneira popular e eficaz de perder peso e melhorar sua saúde.

Quando seguida corretamente, esta dieta pobre em carboidratos e com alto teor de gordura aumentará os níveis de cetona no sangue.

Esta redução de carboidratos coloca seu corpo em um estado metabólico chamado cetose.

Quando isso acontece, seu corpo se torna mais eficiente na queima de gordura para energia.

Também transforma gordura em cetonas no fígado, o que pode fornecer energia para o cérebro.

Estas cetonas fornecem uma nova fonte de combustível para as suas células e causam a maior parte dos benefícios de saúde desta dieta.

Resumo:

A dieta cetogênica é uma dieta pobre em carboidratos e rica em gordura. Ela reduz os níveis de açúcar no sangue e deixa a insulina bem baixa, também usa a gordura como fonte de energia ao invés dos carboidratos. Esta redução de carboidratos provoca no nosso corpo um estado metabólico chamado cetose.

O que é cetose

Cetose é um estado metabólico em que a gordura fornece a maior parte do combustível para o corpo.

Sabemos que a principal fonte de energia para o nosso corpo são os carboidratos. Porém eles não são a única fonte.

No caso da dieta cetogênica, o consumo é muito baixo, portanto o corpo utiliza as gorduras como fonte secundária.

Resumo:

Na ausência de carboidrato, nosso corpo utiliza gordura como fonte de energia. E esse estado metabólico é chamado de cetose.

Como a cetose funciona

Ocorre quando há acesso limitado à glicose (açúcar no sangue), – quando o consumo de carboidrato está muito baixo – uma vez que este nutriente é a fonte preferida de combustível para muitas células do corpo.

A cetose também acontece durante a gravidez, a infância, o jejum e a fome.

Para entrar em cetose, as pessoas geralmente precisam comer menos de 50 gramas de carboidratos por dia e, às vezes, 20 gramas por dia.

Para isso precisamos excluir alguns alimentares, como grãos, doces e refrigerantes açucarados. Também tem que cortar alguns legumes, cortar batatas e frutas.

Ao comer uma dieta muito baixa em carboidratos, os níveis do hormônio insulina diminuem e os ácidos graxos são liberados das reservas de gordura corporal em grandes quantidades.

Muitos desses ácidos graxos são transferidos para o fígado, onde são oxidados e transformados em cetonas (ou corpos cetônicos).

Essas moléculas podem fornecer energia para o corpo.

Diferentemente dos ácidos graxos, as cetonas podem atravessar a barreira hematoencefálica e fornecer energia para o cérebro na ausência de glicose.

É importante diferenciar que essa cetose é fisiológica, e portanto não é aquele estado patológico encontrado em pacientes com diabetes descontrolada, por exemplo, chamado cetoacidose metabólica (devido a doença).

Resumo:

Cetose é um estado metabólico onde as cetonas se tornam as principais fontes de energia para o corpo e o cérebro. Isso acontece quando a ingestão de carboidratos e os níveis de insulina são muito baixos.

Alterando o metabolismo: “Glicocêntrico” para “Adipocêntrico”

Logo que iniciada a dieta cetogênica ocorre uma alteração no metabolismo que o nosso organismo assume como se estivéssemos passando por uma condição de fome.

Em outras palavras, tanto em condições de fome quanto na dieta cetogênica, existe uma privação dos carboidratos da dieta, o que desencadeia uma alteração do metabolismo “glicocêntrico” para “adipocêntrico”, pois a principal fonte energética deixa de ser a glicose e passa a ser os ácidos graxos e os corpos cetônicos (provenientes dos lipídios).

Porém, apesar de em situações de privação alimentar o fornecimento de energia ser apenas assegurado pela proteína muscular, glicogênio e pelas reservas de gordura, a dieta cetogênica garante o aporte energético através das proteínas e lipídios.

Assim, apesar da perda de peso estar associada à perda de massa corporal magra, esta dieta, com um aporte ajustado de proteína pode evitar esta perda!

Resumo:

Uma dieta cetogênica bem planejada e ajustada para a sua rotina e individualidade pode ajudar na perda de peso e gordura corporal e ainda evitar a perda de massa magra.

Como saber se entrou em cetose

Existem alguns sinais e sintomas comuns de cetose, tanto positivos quanto negativos.

  • Mau hálito;
  • Cansaço (apenas no curto prazo);
  • Redução do desempenho (apenas no curto prazo);
  • Insônia (apenas no curto prazo);
  • Perda de peso;
  • Redução dos níveis de açúcar no sangue e o aumento das cetonas;
  • Cetonas aumentadas na urina;
  • Mais saciedade e menos fome;
  • Melhora na função cerebral (foco) e níveis de energia mais estáveis (á longo prazo).

Alguns benefícios da cetose

  • Fornece energia para o cérebro;
  • Perda de peso;
  • Melhora os fatores de risco da doença cardíaca, como os triglicerídeos sangüíneos, o colesterol total e o colesterol HDL;
  • Melhorar a sensibilidade à insulina em até 75%, e alguns diabéticos são capazes de reduzir ou mesmo interromper a medicação para diabetes;
  • Melhora a doença de Alzheimer e Parkinson;
  • Reduzir as crises epilépticas.

Resumo:

Cetose e dietas cetogênicas podem ajudar nas doenças crônicas, incluindo síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e doença de Alzheimer.

Efeitos colaterais da cetose e como minimizá-los

Embora a dieta cetogênica seja segura para pessoas saudáveis, pode haver alguns efeitos colaterais iniciais enquanto o corpo se adapta.

Isto geralmente termina em poucos dias!

Como citado acima, no começo pode haver energia e foce, além disso aumento da fome, problemas de sono, náuseas, desconforto digestivo e diminuição do desempenho no exercício.

Para minimizar esses sintomas, pode fazer uma dieta com poucos carboidratos nas primeiras semanas. Neste caso seria o consumo de alguns legumes e frutas.

Isso vai fazer com que seu corpo aprenda a queimar mais gordura, antes de eliminar completamente os carboidratos.

Uma dieta cetogênica também pode alterar o equilíbrio de água e minerais do seu corpo, portanto, adicionar sal extra às suas refeições pode ajudar.

Pelo menos no começo, é importante comer até ficar satisfeito e evitar restringir demais as calorias.

Normalmente, uma dieta cetogênica causa perda de peso sem restrição calórica intencional.

Outra dica bem importante é: beba água!

Resumo:

É normal sentir alguns dos efeitos colaterais do início de uma dieta cetogênica, porém podem ser limitados. Melhorando a ingestão de sal e água no dia.

Alimentos permitidos e proibidos na cetose

O ideal é que qualquer alimento que é rico em carboidratos deve ser limitado.

Vamos listar alguns dos alimentos, mas visite nosso blog para ver uma matéria completa explicando tudo sobre a dieta cetogênia.

Comer:

  • Carnes;
  • Peixe gordo,
  • Ovos;
  • Manteiga e creme e creme de leite;
  • Queijo não processado;
  • Castanhas e sementes;
  • Óleos saudáveis: Principalmente azeite extra-virgem, óleo de coco e óleo de abacate.
  • Abacate;
  • Vegetais com baixo teor de carboidratos: a maioria dos vegetais verdes, tomates, cebolas, pimentões, etc.
  • Condimentos: sal, pimenta e várias ervas e especiarias saudáveis.

Evitar:

  • Alimentos açucarados;
  • Grãos ou amidos;
  • Frutas: todas as frutas, exceto pequenas porções de frutas como morangos;
  • Feijão ou leguminosas;
  • Raiz de legumes e tubérculos;
  • Produtos com baixo teor de gordura ou dietéticos: são altamente processados ​​e muitas vezes ricos em carboidratos;
  • Alguns condimentos ou molhos;
  • Gorduras insalubres: óleos vegetais processados, maionese, etc;
  • Álcool.

Resumo:

Baseie a maioria de sua dieta em alimentos como carne, peixe, ovos, manteiga, nozes, óleos saudáveis, abacates e muitos vegetais com pouco carboidrato. Evite alimentos à base de carboidratos, como grãos, açúcares, legumes, arroz, batatas, doces, sucos e até mesmo a maioria das frutas.

Assim sendo, a cetose induzida pela dieta cetogênica é uma condição fisiológica, que compreende fonte alternativa de geração de energia quando reduzimos a ingestão de carboidratos.

Com essa alteração no metabolismo produz-se os corpos cetônicos para garantir o funcionamento de órgãos e tecidos que não recebem glicose.

Portanto, para que a cetose seja “controlada” e tenha os efeitos desejados (perda de gordura, evitar perda de massa magra, dentre diversas deficiências nutricionais que podem ser geradas graças à uma dieta inapropriadamente planejada) é necessário ajustar a necessidade dos macronutrientes de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Para isso, procure um nutricionista!

Referências:

  1. CUNNANE, S.C., CRAWFORD, M.A. Survival of the fattest: fat babies were the key to evolution of the large human brain. Comp Biochem Physiol A Mol Integr Physiol. 2003 Sep;136(1):17-26. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14527626
  2. FUKAO, T., LOPASCHUK, G.D., MITCHELL, G.A. Pathways and control of ketone body metabolism: on the fringe of lipid biochemistry. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids. 2004 Mar;70(3):243-51. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14769483
  3. GIBSON, A.A., SEIMON, R.V., LEE, C.M.Y., AYRE, J. Do ketogenic diets really suppress appetite? A systematic review and meta‐analysis. Obesity Reviews, Volume16, Issue1, Pages 64-76, January 2015. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/obr.12230
  4. HENDERSON, S.T. Ketone bodies as a therapeutic for Alzheimer’s disease. Neurotherapeutics. 2008 Jul;5(3):470-80. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18625458
  5. PAOLI, A., RUBINI, A., VOLEK, J.S., GRIMALDI, K.A. Beyond weight loss: a review of the therapeutic uses of very-low-carbohydrate (ketogenic) diets. Eur J Clin Nutr. 67(8):789-96, 2013. https://www.nature.com/articles/ejcn2013116
  6. VEECH, R.L. The therapeutic implications of ketone bodies: the effects of ketone bodies in pathological conditions: ketosis, ketogenic diet, redox states, insulin resistance, and mitochondrial metabolism. Prostaglandins Leukot Essent Fatty Acids. 2004 Mar;70(3):309-19. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14769489

5 Comments

  1. Avatar
  2. Avatar
  3. Avatar
  4. Avatar
  5. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *