O que é magnésio dimalato e como usar

O magnésio dimalato consiste na junção do mineral magnésio + ácido málico. Porque unir esses dois? Essas substâncias desempenham diversas funções em nosso organismo e fornecem alguns benefícios específicos. Vamos falar um pouco sobre elas e sobre essa suplementação.

Na prática

Ao nos propormos a fazer uma atividade física, devemos ter em mente que se exercitar intensamente causa estresse ao nosso organismo. Sim! Pode parecer contraditório mas essa situação ocorre em nosso corpo e precisamos lidar da melhor maneira possível.

Chamamos os produtos da “liberação” desse estresse de radicais livres. A atividade física aumenta a produção de radicais livres, bem como a utilização de antioxidantes: substâncias capazes de neutralizar os efeitos do estresse.

A nossa alimentação é responsável pelo fornecimento das substâncias antioxidantes. Sendo importante estarmos ligados a deficiência dos mesmos em nossa alimentação. Quando só causamos estresse ao organismo e não balanceamos de maneira benéfica com uma dieta rica em antioxidantes e outras substâncias essenciais pode ocorrer um estresse oxidativo.

Magnésio e Ácido Málico

No meio das substâncias consideradas importantes está o magnésio. Esse mineral participa do metabolismo energético, da regulação dos processos essenciais de transporte de íons e também é importante na contração muscular.

Quando não ingerimos magnésio suficiente em nossa alimentação, induzimos uma maior oxidação das gorduras e contribuímos para uma atividade antioxidante deficiente.

Além desses fatores, o magnésio é igualmente importante na saúde óssea e cardiovascular. Vale lembrar que um excesso na ingestão de fontes de cálcio como leite e derivados, pode interferir na absorção de magnésio.

Já o ácido málico é naturalmente presente em nosso corpo mas também é encontrado em frutas como a maçã. Este exerce papel importante em um ciclo de geração de energia para o nosso organismo, o ciclo de Krebs.

O que é o Magnésio Dimalato?

Como já esboçamos lá em cima, a junção de ácido málico e magnésio deu origem a este suplemento. A ingestão de um suplemento contendo magnésio e ácido málico, quando indicada, pode nos beneficiar de algumas maneiras.

O magnésio dimalato possui uma taxa alta de absorção e nos beneficia diretamente com um bom fornecimento de energia. Essa suplementação pode contribuir reduzindo fadigas e fraquezas musculares.

Como o magnésio é importante em nossa saúde óssea, a utilização deste suplemento também tem potencial para prevenir problemas ósseos como a osteoporose. Pessoas com fibromialgia, uma doença que causa fortes dores, também podem se beneficiar pela utilização dessas substâncias.

Atenção às suplementações! Casos de toxicidade por magnésio ocorrem principalmente quando existe o consumo de suplementos farmacológicos. A toxicidade quando ocorre por ingestão de suplemento se manifesta primeiramente por diarreia. Para saber como utilizar o suplemento de magnésio dimalato e principalmente se ele é indicado para o seu consumo, procure um profissional capacitado para te orientar de acordo com as suas necessidades.

Referências:

  1. Straub, Deborah A. “Calcium supplementation in clinical practice: a review of forms, doses, and indications.” Nutrition in Clinical Practice 22.3 (2007): 286-296.
  2. Amorim, Aline Guimarães, and Julio Tirapegui. “Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio.” Revista de Nutrição 21.5 (2008): 563-575. Disponível em: http://producao.usp.br/handle/BDPI/5984

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *