O que é magnésio dimalato e como usar

O que é magnésio dimalato e como usar

O magnésio dimalato consiste na junção do mineral magnésio + ácido málico. Porque unir esses dois? Essas substâncias desempenham diversas funções em nosso organismo e fornecem alguns benefícios específicos. Vamos falar um pouco sobre elas e sobre essa suplementação.

Na prática

Ao nos propormos a fazer uma atividade física, devemos ter em mente que se exercitar intensamente causa estresse ao nosso organismo. Sim! Pode parecer contraditório mas essa situação ocorre em nosso corpo e precisamos lidar da melhor maneira possível.

Chamamos os produtos da “liberação” desse estresse de radicais livres. A atividade física aumenta a produção de radicais livres, bem como a utilização de antioxidantes: substâncias capazes de neutralizar os efeitos do estresse.

A nossa alimentação é responsável pelo fornecimento das substâncias antioxidantes. Sendo importante estarmos ligados a deficiência dos mesmos em nossa alimentação. Quando só causamos estresse ao organismo e não balanceamos de maneira benéfica com uma dieta rica em antioxidantes e outras substâncias essenciais pode ocorrer um estresse oxidativo.

Magnésio e Ácido Málico

No meio das substâncias consideradas importantes está o magnésio. Esse mineral participa do metabolismo energético, da regulação dos processos essenciais de transporte de íons e também é importante na contração muscular.

Quando não ingerimos magnésio suficiente em nossa alimentação, induzimos uma maior oxidação das gorduras e contribuímos para uma atividade antioxidante deficiente.

Além desses fatores, o magnésio é igualmente importante na saúde óssea e cardiovascular. Vale lembrar que um excesso na ingestão de fontes de cálcio como leite e derivados, pode interferir na absorção de magnésio.

Já o ácido málico é naturalmente presente em nosso corpo mas também é encontrado em frutas como a maçã. Este exerce papel importante em um ciclo de geração de energia para o nosso organismo, o ciclo de Krebs.

O que é o Magnésio Dimalato?

Como já esboçamos lá em cima, a junção de ácido málico e magnésio deu origem a este suplemento. A ingestão de um suplemento contendo magnésio e ácido málico, quando indicada, pode nos beneficiar de algumas maneiras.

O magnésio dimalato possui uma taxa alta de absorção e nos beneficia diretamente com um bom fornecimento de energia. Essa suplementação pode contribuir reduzindo fadigas e fraquezas musculares.

Como o magnésio é importante em nossa saúde óssea, a utilização deste suplemento também tem potencial para prevenir problemas ósseos como a osteoporose. Pessoas com fibromialgia, uma doença que causa fortes dores, também podem se beneficiar pela utilização dessas substâncias.

Atenção às suplementações! Casos de toxicidade por magnésio ocorrem principalmente quando existe o consumo de suplementos farmacológicos. A toxicidade quando ocorre por ingestão de suplemento se manifesta primeiramente por diarreia. Para saber como utilizar o suplemento de magnésio dimalato e principalmente se ele é indicado para o seu consumo, procure um profissional capacitado para te orientar de acordo com as suas necessidades.

Referências:

  1. Straub, Deborah A. “Calcium supplementation in clinical practice: a review of forms, doses, and indications.” Nutrition in Clinical Practice 22.3 (2007): 286-296.
  2. Amorim, Aline Guimarães, and Julio Tirapegui. “Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio.” Revista de Nutrição 21.5 (2008): 563-575. Disponível em: http://producao.usp.br/handle/BDPI/5984

Escrito por

Fernanda Cruz

Nutricionista com CRN 16100716 formada em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense

Curso de Atualização em Nutrição Funcional Técnico de Ensino Superior no Laboratório de Avaliação Nutricional e Funcional - UFF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *