Super Clube Fit

Tomate e todos os seus benefícios para a saúde

O tomate é um dos legumes mais importantes e consumidos no mundo!

O seu maior benefício à saúde é o seu alto poder antioxidante que protege o organismo contra o câncer, principalmente o de próstata, devido à presença de grandes quantidades do antioxidante conhecido como licopeno.

Entre os seus muitos benefícios, o tomate também ajuda no controle dos níveis de colesterol, da pressão alta, dos níveis de açúcar no sangue, além de contribuir com a saúde dos olhos e também ser um ótimo aliado para o emagrecimento.

Além de ser rico em diversos nutrientes, é versátil e existem várias maneiras de consumi-lo. O tomate pode ser consumido in natura, principalmente nas saladas, ou usado em sucos, sopas, molhos, em conserva, ketchup e picles. Ainda, é bastante consumido na forma desidratada, o tomate seco.

Benefícios do tomate

O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) tornou-se um dos legumes mais importantes do mundo e pertence à família das Solanáceas que inclui também outras espécies conhecidas, como as batatas, as pimentas e as berinjelas.

O maior benefício do tomate é no combate ao câncer, principalmente da próstata, pois é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que protege nosso organismo dos radicais livres. Além disso, é o responsável pela coloração vermelha do tomate.

Como o licopeno não é produzido pelo organismo, devemos consumi-lo através dos alimentos como tomate, melancia, goiaba, toranja, cenoura, beterraba, entre outros, porém, o tomate é a sua principal fonte. O ideal é consumir pelo menos um tomate ao dia, no mínimo 3 vezes na semana e de preferência sempre a versão orgânica, sem agrotóxicos.

O tomate também é um ótimo alimento para auxiliar na saúde do coração, pois controla os níveis de colesterol, melhora o fluxo do sangue, controla a pressão alta e os níveis de açúcar no sangue. Também contribui para a saúde dos olhos, pois é rico em vitamina A, muito importante para o bom funcionamento da visão. E é um ótimo aliado na perda de peso, por conter muitos nutrientes e água em sua composição.

Resumo:

Entre os benefícios do tomate podemos destacar: ajuda no combate ao câncer, principalmente da próstata; auxílio na saúde do coração, pois controla os níveis de pressão alta, colesterol alto e de açúcar no sangue; é um ótimo alimento para a saúde dos olhos e para o emagrecimento.

O tomate é a principal fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que, além de dar a coloração vermelha ao legume, também ajuda a proteger contra os radicais livres. O ideal é consumir o tomate uma vez ao dia!

Informações Nutricionais

O tomate é uma das hortaliças mais importante do mundo, tanto pelos aspectos socioeconômicos quanto pelo teor nutricional. O fruto é utilizado em uma enorme variedade de receitas devido ao seu sabor atrativo e sua riqueza em vitaminas A, B e C e minerais importantes, como fósforo e potássio. Além de conter apenas 25 calorias e muita água em sua composição.

Sua composição nutricional para cada 100 gramas de tomate é de:

Com plantar tomate em casa

Já pensou em poder ter tomates orgânicos a custo baixo? Pois então, cultive tomates em casa! Além de ser muito fácil para cultivar, você terá economia e consumirá tomates sem agrotóxicos.

Você só precisará de um espaço de terra no jardim ou um vaso para plantar. É importante escolher um local que receba bastante sol e que seja bem arejado.

Como o tomate é uma planta trepadeira que pode chegar até 2 metros de altura, é importante que você coloque suportes vertical para que a planta consiga crescer, pois quando os frutos começam a nascer eles pesam e os galhos precisam de sustentação para aguentar o peso dos tomates.

Para plantar o tomate, use as sementes de qualquer tomate que você queira plantar, deixe as sementes secarem, depois faça um buraco na terra e as coloque. Use adubos orgânicos para ajudar no crescimento, regue com bastante água pelo menos uma vez ao dia.

A única desvantagem de plantar tomates é que a sua planta é de colheita anual, ou seja, após a colheita dos frutos, a planta seca e é necessário plantar uma nova muda. Por isso, o ideal é ter várias plantas de tomates em diferentes épocas de crescimento para que tenha sempre tomates para consumir.

Receitas e como consumir

O tomate é consumido in natura como o ingrediente preferido das saladas; sob a forma de suco; desidratado, como ingrediente de sopas; em conservas; em extrato; coado e condimentado (ketchup); ou com vinagre (picles). Os frutos verdes em alguns países são utilizados inclusive para o preparo de doces.

Molho de Tomate caseiro

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.
  2. Cozinhe o tomate em água até a pele começar a soltar. Transfira os tomates para a tigela com água e gelo – com o choque térmico fica mais fácil descascar.
  3. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele.
  4. Descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
  5. Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador, sem acrescentar água.
  6. Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado.
  7. Tempere com sal, pimenta do reino e manjericão fresco a gosto.
  8. Para armazenar porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias.

Tomate recheado

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180ºC.
  2. Corte uma fatia bem fina na base de cada tomate para eles ficarem em pé na assadeira.
  3. Corte a tampa de cada tomate e com uma colher, retire as sementes.
  4. Tempere os tomates com sal e deixe de ponta cabeça em um prato para drenar um pouco a água.
  5. Misture o alho picado com o azeite, a farinha de rosca e o parmesão até formar uma farofa úmida.
  6. Unte uma assadeira pequena com azeite, recheie os tomates com a farofa e coloque os tomates para assar até dourar.

Suco de Tomate

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte os tomates e coloque no liquidificador.
  2. Bata bem e passe na peneira.
  3. Coloque bastante gelo em um copo alto e tempere com sal e limão. Algumas pimentas também podem ser utilizadas, caso goste!

Sopa de Tomate

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Faça um corte em X na base de cada tomate, coloque em água fervendo por alguns segundos. Depois coloque na água com gelo e retire a pele.
  2. Retire as sementes e corte os tomates em cubos.
  3. Refogue o azeite com o alho picado, em seguida, coloque os tomates e deixe cozinhar por uns 30 minutos.
  4. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas.
  6. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa.
  7. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida.

Referências:

  1. JUNIOR, F. P. de B. Produção de tomate (Solanum lycopersicum L.) reutilizando substratos sob cultivo protegido no município de Iranduba-AM. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Amazonas. Maio, 2012. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/80343/1/BritoJr-prod-tomate.pdf
  2. Site de receitas Panelinha. Disponível em: https://www.panelinha.com.br
  3. Site de receitas Tudo Gostoso. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br