Tomate e todos os seus benefícios para a saúde

O tomate é um dos legumes mais importantes e consumidos no mundo!

O seu maior benefício à saúde é o seu alto poder antioxidante que protege o organismo contra o câncer, principalmente o de próstata, devido à presença de grandes quantidades do antioxidante conhecido como licopeno.

Entre os seus muitos benefícios, o tomate também ajuda no controle dos níveis de colesterol, da pressão alta, dos níveis de açúcar no sangue, além de contribuir com a saúde dos olhos e também ser um ótimo aliado para o emagrecimento.

Além de ser rico em diversos nutrientes, é versátil e existem várias maneiras de consumi-lo. O tomate pode ser consumido in natura, principalmente nas saladas, ou usado em sucos, sopas, molhos, em conserva, ketchup e picles. Ainda, é bastante consumido na forma desidratada, o tomate seco.

Benefícios do tomate

O tomate (Lycopersicon esculentum Mill.) tornou-se um dos legumes mais importantes do mundo e pertence à família das Solanáceas que inclui também outras espécies conhecidas, como as batatas, as pimentas e as berinjelas.

O maior benefício do tomate é no combate ao câncer, principalmente da próstata, pois é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que protege nosso organismo dos radicais livres. Além disso, é o responsável pela coloração vermelha do tomate.

Como o licopeno não é produzido pelo organismo, devemos consumi-lo através dos alimentos como tomate, melancia, goiaba, toranja, cenoura, beterraba, entre outros, porém, o tomate é a sua principal fonte. O ideal é consumir pelo menos um tomate ao dia, no mínimo 3 vezes na semana e de preferência sempre a versão orgânica, sem agrotóxicos.

O tomate também é um ótimo alimento para auxiliar na saúde do coração, pois controla os níveis de colesterol, melhora o fluxo do sangue, controla a pressão alta e os níveis de açúcar no sangue. Também contribui para a saúde dos olhos, pois é rico em vitamina A, muito importante para o bom funcionamento da visão. E é um ótimo aliado na perda de peso, por conter muitos nutrientes e água em sua composição.

Resumo:

Entre os benefícios do tomate podemos destacar: ajuda no combate ao câncer, principalmente da próstata; auxílio na saúde do coração, pois controla os níveis de pressão alta, colesterol alto e de açúcar no sangue; é um ótimo alimento para a saúde dos olhos e para o emagrecimento.

O tomate é a principal fonte de licopeno, um poderoso antioxidante que, além de dar a coloração vermelha ao legume, também ajuda a proteger contra os radicais livres. O ideal é consumir o tomate uma vez ao dia!

Informações Nutricionais

O tomate é uma das hortaliças mais importante do mundo, tanto pelos aspectos socioeconômicos quanto pelo teor nutricional. O fruto é utilizado em uma enorme variedade de receitas devido ao seu sabor atrativo e sua riqueza em vitaminas A, B e C e minerais importantes, como fósforo e potássio. Além de conter apenas 25 calorias e muita água em sua composição.

Sua composição nutricional para cada 100 gramas de tomate é de:

Com plantar tomate em casa

Já pensou em poder ter tomates orgânicos a custo baixo? Pois então, cultive tomates em casa! Além de ser muito fácil para cultivar, você terá economia e consumirá tomates sem agrotóxicos.

Você só precisará de um espaço de terra no jardim ou um vaso para plantar. É importante escolher um local que receba bastante sol e que seja bem arejado.

Como o tomate é uma planta trepadeira que pode chegar até 2 metros de altura, é importante que você coloque suportes vertical para que a planta consiga crescer, pois quando os frutos começam a nascer eles pesam e os galhos precisam de sustentação para aguentar o peso dos tomates.

Para plantar o tomate, use as sementes de qualquer tomate que você queira plantar, deixe as sementes secarem, depois faça um buraco na terra e as coloque. Use adubos orgânicos para ajudar no crescimento, regue com bastante água pelo menos uma vez ao dia.

A única desvantagem de plantar tomates é que a sua planta é de colheita anual, ou seja, após a colheita dos frutos, a planta seca e é necessário plantar uma nova muda. Por isso, o ideal é ter várias plantas de tomates em diferentes épocas de crescimento para que tenha sempre tomates para consumir.

Receitas e como consumir

O tomate é consumido in natura como o ingrediente preferido das saladas; sob a forma de suco; desidratado, como ingrediente de sopas; em conservas; em extrato; coado e condimentado (ketchup); ou com vinagre (picles). Os frutos verdes em alguns países são utilizados inclusive para o preparo de doces.

Molho de Tomate caseiro

Ingredientes

  • 5 kg de tomates italianos maduros
  • 3 cebolas
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • Sal, pimenta do reino moída na hora e manjericão a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma panela grande com água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, lave os tomates e, com uma faca, corte um x na base de cada um. Prepare uma tigela com água e gelo.
  2. Cozinhe o tomate em água até a pele começar a soltar. Transfira os tomates para a tigela com água e gelo – com o choque térmico fica mais fácil descascar.
  3. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele.
  4. Descasque e pique fino as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e pimenta. Refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
  5. Corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador, sem acrescentar água.
  6. Junte os tomates batidos à cebola refogada, tempere com sal e misture bem. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado.
  7. Tempere com sal, pimenta do reino e manjericão fresco a gosto.
  8. Para armazenar porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias.

Tomate recheado

Ingredientes

  • 4 tomates firmes
  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 dente de alho
  • Azeite e sal a gosto

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 180ºC.
  2. Corte uma fatia bem fina na base de cada tomate para eles ficarem em pé na assadeira.
  3. Corte a tampa de cada tomate e com uma colher, retire as sementes.
  4. Tempere os tomates com sal e deixe de ponta cabeça em um prato para drenar um pouco a água.
  5. Misture o alho picado com o azeite, a farinha de rosca e o parmesão até formar uma farofa úmida.
  6. Unte uma assadeira pequena com azeite, recheie os tomates com a farofa e coloque os tomates para assar até dourar.

Suco de Tomate

Ingredientes

  • 4 tomates
  • 1 colher (chá) de sal
  • Algumas gotas de limão
  • Gelo

Modo de preparo

  1. Corte os tomates e coloque no liquidificador.
  2. Bata bem e passe na peneira.
  3. Coloque bastante gelo em um copo alto e tempere com sal e limão. Algumas pimentas também podem ser utilizadas, caso goste!

Sopa de Tomate

Ingredientes

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
  • 1 1/4 xícara (chá) de água quente
  • 1 filão de pão italiano
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

  1. Faça um corte em X na base de cada tomate, coloque em água fervendo por alguns segundos. Depois coloque na água com gelo e retire a pele.
  2. Retire as sementes e corte os tomates em cubos.
  3. Refogue o azeite com o alho picado, em seguida, coloque os tomates e deixe cozinhar por uns 30 minutos.
  4. Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Enquanto a sopa cozinha, corte o filão de pão italiano em 8 rodelas de 3 cm de espessura. Retire a casca de cada rodela e reserve apenas o miolo delas.
  6. Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Retire do fogo e adicione o pão. O pão deverá absorver parte do líquido e engrossar a sopa.
  7. Retire a sopa do fogo, polvilhe com parmesão ralado e sirva em seguida.

Referências:

  1. JUNIOR, F. P. de B. Produção de tomate (Solanum lycopersicum L.) reutilizando substratos sob cultivo protegido no município de Iranduba-AM. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Amazonas. Maio, 2012. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/80343/1/BritoJr-prod-tomate.pdf
  2. Site de receitas Panelinha. Disponível em: https://www.panelinha.com.br
  3. Site de receitas Tudo Gostoso. Disponível em: https://www.tudogostoso.com.br

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *