Aprenda a como dormir bem e ter um dia mais leve

Uma boa noite de sono afeta diretamente nosso cotidiano e a nossa qualidade de vida. Prive-se dela e logo você sentirá os efeitos negativos em sua saúde física e mental.

Quedas de produtividade, falta de energia, desânimo e até mesmo desequilíbrios emocionais podem ser resultado de longos períodos sem dormir ou de uma quantidade de horas de sono menor do que o necessário.

Mas, afinal, como dormir bem? Às vezes, a falta de tempo no dia, o ritmo acelerado e a ansiedade gerada pela rotina estressante podem roubar as suas preciosas horas de descanso. Mas nada disso precisa ditar o rumo da sua vida. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco!

O que fazer para dormir melhor

Ter uma boa noite de sono pode parecer uma meta impossível quando você está acordado às três horas da manhã todos os dias. Porém, você tem muito mais controle sobre a qualidade do seu sono do que imagina.

Logo, a forma como você se sente durante as horas que passa acordado tem relação direta com a qualidade do seu sono durante a noite. Assim, a cura para as dificuldades do sono pode ser encontrada em sua rotina.

A sintonia do ciclo de sono

Estar em sincronia com o ciclo natural de estar dormindo/estar acordado (chamado de ritmo circadiano) é uma das maneiras mais importantes para dormir bem melhor.

Se você mantiver uma programação regular, se sentirá muito mais revigorado e energizado do que se dormir o mesmo número de horas em momentos diferentes — mesmo que você altere a sua programação de sono apenas uma ou duas horas.

Para isso, confira algumas atitudes que podem ser feitas para conquistar essa sintonia!

Tente ir dormir e levantar na mesma hora todos os dias

Isso ajuda a definir o relógio interno do seu corpo e a otimizar a qualidade do sono. Escolha o horário de dormir quando normalmente se sente cansado, para não ficar se virando o tempo todo na cama. Se você está dormindo o suficiente, você deve acordar naturalmente sem nem precisar de um despertador. Se precisa dessa ajuda, talvez precise começar a dormir mais cedo.

Evite ficar na cama até tarde durante os fins de semana

Horários de sono nos finais de semana e dias da semana com muita divergência farão você sofrer os mesmos sintomas que se tivesse um jetlag. Se você precisar compensar uma madrugada, opte por um cochilo durante o dia em vez de dormir direto. Isso permite que você pague a sua dívida de sono sem perturbar o seu ritmo natural de dormir.

Tenha cuidado com os cochilos

Use-os com moderação! Enquanto o cochilo é uma boa maneira de compensar o sono perdido, se você tiver dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo durante a noite, cochilar pode piorar as coisas. Limite-os de forma que não passem de 15 a 20 minutos no início da tarde.

O cuidado com os exercícios físicos

Exercícios aceleram o metabolismo, elevam a temperatura do corpo e estimulam hormônios como o cortisol. Isso não é um problema se você estiver se exercitando pela manhã ou durante a tarde.

Fazer as atividades perto da hora de dormir pode interferir no sono. Por isso, tente terminar treinos moderados a vigorosos pelo menos três horas antes de ir se deitar. Se você ainda estiver com dificuldades para dormir bem, mude os seus treinos para ainda mais cedo.

Exercícios relaxantes e de baixo impacto, como ioga ou alongamento suave, podem ajudar a promover o sono.

A atenção com a alimentação

Os seus hábitos alimentares diurnos desempenham um papel fundamental na qualidade do sono, especialmente nas horas antes de dormir. Reduzir o consumo de alguns itens contribuirá diretamente para você ter um dia e uma noite mais leve. Acompanhe!

Limite a cafeína e a nicotina

Você pode se surpreender ao saber que a cafeína pode causar problemas de sono de dez a doze horas depois de ingerida. Da mesma forma, fumar é outro estimulante que pode perturbar o seu sono, especialmente perto da hora de dormir.

Reduza o açúcar e os carboidratos refinados

Comer muito açúcar e certos alimentos, como pão branco, arroz branco e macarrão, durante o dia pode despertá-lo à noite e afastá-lo dos estágios profundos e restauradores do sono. Consuma alimentos leves e ricos em proteínas, como amêndoas e goji berry desidratrada.

O sono desempenha um papel fundamental em nossa saúde. Se você quer melhorar o seu bem-estar e a sua produtividade, deve fazer com que ele seja uma das suas maiores prioridades.

Gostou deste conteúdo sobre como dormir bem? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas novas postagens. Até a próxima!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *