Atemóia: o que é, benefícios, como usar e receitas

A atemóia (Annona cherimola Mill x Annona squamosa L.) vem despertando interesse por ser uma fruta com características nutricionais atrativas e sabor muito agradável.

Neste post abordaremos essa fruta que, embora pouco conhecida, é excelente fonte de vitaminas, fibras, entre outros nutrientes, e que pode ser aproveitada das sementes à casca!

O que é a Atemóia

Muita gente confunde a atemóia, a fruta-do-conde e a graviola. Você sabe diferenciar as três?

A atemóia é uma fruta híbrida, obtida a partir do cruzamento entre um fruto tropical, a fruta-do-conde,
mais conhecida como Ata (Annona squamosa L.), com a Cherimoia (Annona cherimola Mill.), nativa
das regiões andinas do Chile, Peru, Bolívia, Equador e em locais de clima ameno. No Brasil, contam-se cerca de mil hectares plantados.

O interessante dessa fruta é que ela pode reunir características desejáveis e relevantes, oriundas das duas espécies que participaram do seu cruzamento!

Por esse motivo, muitos pesquisadores têm como objetivo desvendar a composição desta fruta para poder atribuir-lhe os devidos benefícios. Por exemplo, um estudo realizado por estudiosos da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), revelou que a atemóia tem tanto potássio quanto a banana. Além disso, os pesquisadores também revelaram que a atemóia tem poder antioxidante e compostos anti-inflamatórios.

Resumo

A atemóia é uma fruta híbrida, obtida a partir do cruzamento entre um fruto tropical, a fruta-do-conde,
mais conhecida como Ata (Annona squamosa L.), com a Cherimoia (Annona cherimola Mill.). Ela é tão rica em potássio quanto a banana e tem poder antioxidante, além de compostos anti-inflamatórios.

Propriedades e benefícios da atemóia

Especialistas indicam que a atemóia é uma das frutas mais ricas em vitaminas, já que possui uma composição bem equilibrada com altos níveis de vitaminas B1 e B2, C e E, além de minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo!

A sua casca e sementes representam cerca de 40% do total do fruto e possuem a maior quantidade dos nutrientes, podendo ser aproveitadas de várias maneiras!

Além disso, é uma boa fonte de fibras alimentares, as quais sabemos serem importantes para um bom funcionamento intestinal e controle dos níveis de lipídeos (gorduras) e açúcar no sangue. O que em linhas gerais poderia significar uma melhora para indivíduos com diabetes e/ou com problemas de colesterol elevado.

Ademais, a atemóia possui baixas concentrações de lipídeos e bom perfil de compostos fenólicos, principalmente flavonóides, os quais propiciam uma atividade antioxidante e antimicrobiana. Esses compostos inibem a ação dos radicais livres, protegendo as células e tecidos do nosso corpo, podendo inclusive, prevenir alguns tipos de câncer e condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Seu consumo também auxilia na redução de sintomas e recuperação de gripes e resfriados, já que é uma boa fonte de vitamina C, além de possuir compostos com ação antibacteriana, nutrientes que fortalecem as defesas do corpo. Ainda, a vitamina C ajuda na potencialização da absorção do ferro dos alimentos, participa do processo de cicatrização da pele e reduz a suscetibilidade a infecções.

Devido à presença de potássio e magnésio, a atemóia auxilia no controle da pressão arterial, pois esses minerais atuam sobre os vasos sanguíneos e são utilizados pelo nosso corpo para equilibrar o conteúdo de água que “retemos”. Uma dieta rica nesses nutrientes também garante um melhor desempenho em praticantes de atividades físicas.

Resumo

Especialistas indicam que a atemóia é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, entre eles: vitaminas B1 e B2, C, E, Cálcio, Potássio, Ferro e Fósforo!

Dentre os benefícios e propriedades da atemóia podemos citar:

  • Boa fonte de fibras alimentares, importantes para um bom funcionamento intestinal e controle dos níveis de lipídeos e açúcar no sangue. O que em linhas gerais significa melhora para indivíduos com diabetes e/ou com problemas de colesterol elevado;

  • Bom perfil de compostos fenólicos, os quais inibem a ação dos radicais livres, protegendo as células e tecidos do nosso corpo, prevenindo alguns tipos de câncer e condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais;

  • Redução de sintomas e recuperação de gripes e resfriados, já que é uma boa fonte de vitamina C e também por possuir compostos com ação antibacteriana;

  • ​Controle da pressão arterial.

Como usar e receitas com atemóia

A forma mais usual de se consumir a atemóia é a polpa in natura, ou em sucos e purês. Porém, como vimos, as sementes e a casca são muito ricas em nutrientes, podendo ser utilizadas respectivamente, para: o preparo de sorvetes, iogurtes e frutas, como se fosse uma granola; e compotas e geleia.

Abaixo destacamos 2 receitas com atemóia:

Gelato de Atemóia

Ingredientes:

  • 5 atemóias (polpa e sementes);
  • 1 lata de creme de leite;
  • 1/3 de lata de leite condensado.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Leve ao freezer até atingir a consistência de sorvete. Caso só os adultos forem tomar, acrescente 1 colher (sopa) de vodka para evitar os cristais de gelo. Rende aproximadamente 4 porções. A cor do sorvete é clarinha, entre o verde claro e o creme.

Pudim de Atemóia com frutas marinadas

Ingredientes:

Pudim

  • 6 atemóias
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite (sem soro)
  • 1 ½ embalagens de gelatina em pó, incolor, sem sabor (30 g)

Frutas

  • 2 carambolas
  • 1 mamão papaia pequeno
  • 1 manga grande
  • 2 kiwis
  • 12 morangos
  • 50 g de castanha-do-Pará
  • Hortelã para decorar

Calda para marinar e aromatizar as frutas

  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar
  • Casca e suco de 1 limão siciliano
  • 3 paus de canela

Modo de preparo:

Pudim: Hidrate a gelatina na água conforme instruções da embalagem. Corte as atemóias ao meio e retire a polpa das frutas com o auxílio de uma colher. Dica: prefira frutas com casca bonita, e bem madura. Passe pela peneira, reserve 2 e ½ xícaras da polpa, descarte as sementes. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e a polpa reservada. Junte aos poucos, com o liquidificador ligado, a gelatina. Coloque em 8 forminhas individuais ou numa fôrma de furo no meio umedecidas com água. Leve à geladeira até ficar firme. Caso queira agilizar o processo, leve ao freezer por 1 hora.

Frutas: Corte as carambolas e os kiwis em fatias, o mamão e a manga em cubos regulares e o morango ao meio. Disponha-as em uma travessa.

Calda: Em uma panela, junte a água o açúcar, os paus de canela, a casca e o suco do limão siciliano. Leve ao fogo e ferva até o ponto de calda rala (quando começar a brilhar). Despeje a calda ainda quente sobre as frutas. Deixe esfriar e leve para a geladeira até o momento de servir.

Finalização: Desenforme o pudim, caso precise passe a forma rapidamente sobre a chama do fogão. Arrume as frutas em volta. Coloque as castanhas e decore com folhas de hortelã fresca, com as canelas em pau e o restante da calda. Bom apetite!

A safra de atemóia vai de março a agosto, então aproveite!!!

Referências:

  1. Cruz, L. S. da et al . Caracterização física e química das frações do fruto atemoia Gefner. Cienc. Rural,  Santa Maria ,  v. 43, n. 12, p. 2280-2284,  Dec.  2013 .   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013001200026&lng=en&nrm=iso;
  2. Moraes, M. R. de. Avaliação e caracterização dos compostos bioativos da atemóia (Annona
    cherimola Mill x Annona squamosa L.). Tese apresentada à Faculdade de Engenharia de
    Alimentos (UNICAMP) – Campinas, SP, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/325500/1/Moraes_MariaRosaDe_D.pdf;
  3. Martin, R. M. L., Neto, R. de S. Atemóia: caracterização, cultivo e propriedades nutricionais.  Centro Universitário Senac Campos do Jordão, 2015. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2015/10/36_CA_dossie_ed_vol_4_n_1_2015.pdf;
  4. SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Conheça a Atemoia (2017). Disponível em: https://www.spdm.org.br/saude/noticias/item/2604-conheca-a-atemoia.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *