Os benefícios da banana na alimentação

A banana é uma fruta de ótima aceitação em meio a nossa população. Este fato pode ser justificado por ser uma fruta de aspectos sensoriais agradáveis, ou seja, seu sabor, cheiro e textura agradam grande parte das pessoas.

Além disso, a banana possui bom valor nutricional e é considerada uma fonte energética por apresentar carboidratos em sua composição. Você tem o hábito de consumir essa fruta? Se ainda não conhece os benefícios da banana, vamos lá!

Sobre a fruta

A banana, que leva o nome científico Musa spp., sem dúvida alguma é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Especialmente no Brasil, a banana é a fruta mais utilizada como complemento alimentar.

Não só como lanche mas também como parte das grandes refeições (almoço e jantar), a banana é amplamente consumida como complemento, principalmente pelas classes de menor poder aquisitivo.

Sendo considerada uma fruta extremamente importante na alimentação dessa população, a banana é muito popular não só pelo valor nutritivo que apresenta, mas também por ser uma fruta de baixo custo em comparação às outras.

Além disso, consumir essa fruta é prático, pois a casca é de fácil remoção, é higiênica e conveniente para um momento de lanche rápido. O fato de não possuir suco na polpa, sementes endurecidas e por ser altamente disponível no mercado também contribui para o seu amplo consumo.

Apesar de todas as variedades de banana existentes em nosso país, existem algumas que são mais encontradas que outras. A relação da prevalência de consumo, a preferência dos consumidores, o quanto a fruta tolera pragas nas plantações, clima de seca ou frio, influenciam no cultivo e então sobram poucas variedades que atinjam todos esses critérios para a comercialização. O grupo Prata, Nanica e Maçã fazem parte dos cultivos mais expressivos do nosso país.

Nutricionalmente falando…

É um alimento considerado altamente energético. Na banana prata, por exemplo, 100g possuem 98kcal.Os carboidratos presentes na banana são facilmente digeríveis.

Apesar de ser uma fruta que não contém grandes partes proteicas nem de gordura, ainda sim supera a pera, o pêssego e a maçã na composição de proteínas e lipídeos.

A banana contém vitamina C, piridoxina (vitamina B6), uma alta concentração de potássio, e ainda fósforo, cálcio e magnésio. Além dessas vitaminas e minerais, a banana também é considerada uma importante fonte de fibra, especialmente fibra solúvel.

Hábitos alimentares e alternativas

As fibras alimentares, estão entre os nutrientes que ajudam a controlar a glicemia, principalmente as fibras solúveis. Estas proporcionam um controle maior do açúcar no sangue, por meio do aumento da sensibilidade à ação do hormônio insulina. Além disso, são importantes e fazem parte de uma dieta saudável.

Em relação aos nossos hábitos alimentares, a baixa ingestão de fibras, vitaminas e minerais, infelizmente ainda é comum em nossa população em função do baixo consumo de frutas e vegetais frescos. Para tentar aumentar o consumo desses nutrientes, estudos já apresentaram propostas.

Entre elas, já foi proposto uma produção de novos “produtos” alimentícios que possam apresentar um valor nutricional enriquecido, ou seja, superior ao alimento original. Porém, a intenção é que esses itens sejam, acessíveis a todas as classes econômicas, especialmente as menos favorecidas.

Como isso foi pensado?

Uma alternativa é a utilização de novos ingredientes que possam elevar o valor nutricional de alimentos tradicionais. A ideia de se produzirem farinhas com novas composições para uso em panificação e confeitaria já é recorrente.

Já foi comprovado que existe viabilidade técnica e econômica do uso de farinhas “alternativas” em alimentos e estas também já foram amplamente demonstradas e empregadas na indústria.

Como fonte alternativa de fibras, podemos citar as farinhas mistas. Além desse fato contemplar um aproveitamento dos alimentos, evitando o desperdício, a utilização correta pode proporcionar efeito hipoglicemiante, ou seja, uma diminuição da glicose no sangue, proporcionando um controle dessa glicose em pessoas diabéticas.

Os estudos mostram que as farinhas mais utilizadas e que apresentam efeito positivo no controle da glicemia são: a farinha de banana verde e a farinha de maracujá. A farinha e, por consequência, os alimentos produzidos através dela, como biscoito, apresentam grande quantidade de fósforo, ferro e cálcio, justificando sua importância nutricional.

Benefícios à saúde

O consumo de banana atua em nosso organismo como regulador intestinal, estimula a produção de serotonina (hormônio relacionado ao nosso bem estar), pois é rica em triptofano, que é o aminoácido que contribui para a produção desse hormônio. A serotonina é importante no controle dos processos depressivos, que geralmente vem acompanhado por estresse.

Além disso, o consumo dessa fruta melhora a circulação sanguínea e a pressão arterial, além de prevenir câimbras. Por ser fonte de vitaminas do complexo B, comer banana ameniza o cansaço, promove um sono saudável e diminui os sintomas pré-menstruais.

Ideias para consumir

  • A banana, quando madura, pode ser consumida in natura, assada ao forno, cozida, como banana passa, ou congelada e depois batida no liquidificador ou processador (fica como um sorvete!);
  • Também é comumente acrescentada em mingaus, bolos, tortas, doce em calda ou bananada;
  • É muito consumida com cereais, açúcar e canela;
  • Quando verde, pode ser cozida. Devido ao seu alto teor de amido na polpa e nas fibras da casca, ainda pode gerar produtos como a farinha e a biomassa. A farinha também pode ser utilizada para massa de bolos e pães e a biomassa pode participar de várias preparações.

Veja aqui nosso post sobre biomassa!

Viu como é uma fruta versátil? Vale a pena inclui-la em nossa rotina e aproveitar seus benefícios!

Referências:

  1. Matsuura, Fernando César Akira Urbano, Jane Iara Pereira da Costa, and MI da S. Folegatti. “Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos.” Embrapa Mandioca e Fruticultura-Artigo em periódico indexado (ALICE) (2004). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v26n1/a14v26n1
  2. Fasolin, Luiz Henrique, et al. “Biscoitos produzidos com farinha de banana: avaliações química, física e sensorial.” Ciência e Tecnologia de Alimentos 27.3 (2007): 524-529. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v27n3/a16v27n3
  3. Waszak, Marystela Neves, and Célia Cristina Diogo Ferreira. “Efeito hipoglicemiante das farinhas de banana verde e de maracujá no controle da glicemia em diabéticos.” Cadernos UniFOA 6.1 (Esp.) (2017): 41-50. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/cadernos/article/view/1220
  4. UNICAMP, Nepa. “Tabela brasileira de composição de alimentos–TACO.” (2017). Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *