Benefícios do colágeno hidrolisado

O colágeno é um desses ingredientes que possuem características funcionais, é uma proteína de origem animal, cuja função no organismo é contribuir com a estrutura dos tecidos. Confira abaixo quais são os benefícios do colágeno hidrolisado para a sua saúde!

O colágeno, em forma de fibras ou pó, pode ser submetido à reação de hidrólise, produzindo gelatina e colágeno hidrolisado.

O colágeno hidrolisado tem como característica principal sua composição de aminoácidos, fornecendo glicina e prolina, dois aminoácidos essenciais para estabilidade e regeneração das cartilagens.

Uma das principais causas do envelhecimento é a perda de colágeno pelo organismo que ocorre a partir dos 30 anos, quando o corpo começa a perder 1% da proteína ao ano, tornando necessária a suplementação a base de colágeno hidrolisado. A musculatura fica flácida, diminui a densidade óssea e as articulações e os ligamentos perdem elasticidade e força motora.

Essa forma do suplemento é feita através da extração do colágeno do osso e da cartilagem bovina, que será submetido ao processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para que seja melhor absorvido pelo organismo, sendo considerada a melhor forma de consumo, pois torna o colágeno puro, concentrado e livre de gordura, apresentados em forma de cápsulas e em pó, ingeridos por via oral.

Tipos de colágeno

Existem pelo menos 16 tipos de colágeno. Os quatro principais tipos são I, II, III e IV.

  • Tipo I: Este tipo é responsável por 90% do colágeno do corpo e é feito de fibras densamente compactadas. fornece estrutura para a pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, tecido conjuntivo e dentes.
  • Tipo II: Este tipo é feito de fibras mais soltas e é encontrado na cartilagem elástica, que protege as articulações.
    Tipo III: Este tipo suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias.
  • Tipo IV: Este tipo ajuda na filtração e é encontrado em camadas da sua pele.

À medida que você envelhece, seu corpo produz menos e menos colágeno de qualidade.

Um dos sinais visíveis disso está na sua pele, que se torna menos firme e flexível. A cartilagem também enfraquece com a idade.

Nutrientes que aumentam a produção de colágeno

Todo o colágeno começa como pró-colágeno.

Seu corpo produz pró-colágeno combinando dois aminoácidos: glicina e prolina. Este processo usa vitamina C.

Você pode ajudar seu corpo a produzir essa proteína importante, certificando-se de obter os seguintes nutrientes:

  • Vitamina C: é encontrada em frutas cítricas, pimentões e morangos.
  • Prolina: é encontrada nas claras de ovos, germe de trigo, laticínios, repolho, aspargos e cogumelos.
  • Glicina: grandes quantidades são encontradas na pele de porco, pele de frango e gelatina, mas a glicina também é encontrada em vários alimentos contendo proteínas.
  • Cobre: é encontrado em carnes de órgãos, sementes de gergelim, cacau em pó, castanhas de caju e lentilhas.

Além disso, seu corpo precisa de proteínas de alta qualidade que contenham os aminoácidos necessários para produzir novas proteínas. Carne , aves, frutos do mar, laticínios, legumes e tofu são excelentes fontes de aminoácidos.

O que danifica o colágeno?

Talvez seja ainda mais importante evitar os seguintes comportamentos destruidores de colágeno:

  • Açúcar e carboidratos refinados: O açúcar interfere na capacidade do colágeno de se auto-regenerar. Minimize o consumo de açúcar adicionado e carboidratos refinados.
  • Muito sol: a radiação ultravioleta pode reduzir a produção de colágeno. Evite exposição excessiva ao sol.
  • Fumar: reduz a produção de colágeno. Isso pode prejudicar a cicatrização e levar a rugas.
  • Alguns distúrbios autoimunes, como o lúpus, também podem danificar o colágeno.

Benefícios do colágeno

Dois tipos de suplementos estão ganhando popularidade: colágeno hidrolisado (hidrolisado de colágeno) e gelatina. A gelatina é criada quando o colágeno é cozido.

Estes já dividiram a grande proteína em peptídeos menores, que são mais facilmente absorvidos pelo corpo.

Não existem muitos estudos sobre suplementos de colágeno, mas aqueles que existem prometem benefícios nas seguintes áreas:

  • Massa muscular: um estudo de 2015 em homens idosos mostrou que uma combinação de suplementos de peptídeos de colágeno e treinamento de força aumentou mais a massa muscular e força do que um placebo.
  • Artrite: Outro estudo deu suplementos para pessoas que sofrem de osteoartrite. Eles experimentaram um declínio significativo na dor durante o estudo de 70 dias, em comparação com aqueles que tomaram um placebo.
  • Elasticidade da pele: as mulheres que tomaram um suplemento mostraram melhorias na elasticidade da pele em um estudo de 2014. O colágeno também é usado em tratamentos tópicos para melhorar a aparência da pele, minimizando linhas e rugas.
  • Possui efeito antioxidante e antienvelhecimento.
  • Melhora da firmeza da pele.
  • Proteção dos danos articulares.
  • Anti-hipertensivo.
  • Proteção contra úlcera gástrica.
  • Cicatrização e regeneração dos tecidos em caso de corte ou cirurgia.
  • Auxilia na hidratação do corpo.
  • Manutenção e reconstituição da pele, dos ossos, dos tecidos cartilaginosos e da matriz extracelular.
  • Deixa unhas e cabelos, fortes, resistentes e brilhantes.
  • Oferece mais elasticidade para a pele, porém, isto terá pouca influência no aspecto e evolução da celulite.
  • Prevenção e tratamento de constipação e disfunções gastrointestinais devido ao consumo de fibras dietéticas.

Além desses citados, outros benefícios do colágeno hidrolisado em forma de suplementação é por ser um excelente aliado para pessoas que fazem dietas de baixas calorias, devido ao alto conteúdo de proteína e por não conter gordura e carboidratos, e grande quantidade de água, o que auxilia na sensação de saciedade.

Nos últimos anos, o colágeno vem sendo muito utilizado como ingrediente funcional na prevenção e tratamento da osteoartrite e da osteoporose. Doses diárias de 10g têm sido usadas, mostrando eficiência na diminuição de dores articulares e melhora da mobilidade desses pacientes.

Há muitos benefícios aos idosos e a outros grupos como atletas, pacientes no pós-operatório de cirurgias de grande porte ou que sofreram lesões graves ou queimaduras em que as propriedades imunoestimulantes e antioxidantes das
proteínas do soro de leite bovino e as propriedades protetoras e reparadoras das cartilagens e dos tecidos conjuntivos, atribuídas ao colágeno, possam agir beneficiando os idosos.

Referências

  1. FERREIRA DA SILVA, Tatiane; BARRETTO PENNA, Ana Lúcia. Colágeno: Características químicas e propriedades funcionais. Rev. Inst. Adolfo Lutz (Impr.), São Paulo, v. 71, n. 3, 2012.
  2. GERMANO, Maria da Conceição Matos et al. COLÁGENO E OS BENEFÍCIOS PARA PELE. Mostra Científica da Farmácia, [S.l.], v. 3, n. 1, jul. 2017. ISSN 2358-9124.
  3. GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 190-206, ago. 2015. ISSN 1983-7682.
  4. NATHAN S. TROOKMAN, RONALD L. RIZER, ROSANNE FORD, ELIZABETH HO, BS, ET AL. Immediate and Long-term Clinical Benefits of a Topical Treatment for Facial Lines and Wrinkles. J Clin Aesthet Dermatol. 2009 Mar; 2(3): 38–43. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2923951/
  5. PROKSCH, E., SEGGER, D., DEGWERT, J., SCHUNCK, M., ZAGUE, V., OESSER, S. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin Pharmacol Physiol. 2014;27(1):47-55. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23949208
  6. ZDZIEBLIK, D., OESSER, S., BAUMSTARK, M.W., GOLLHOFER, A., KÖNIG, D. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. Br J Nutr. 2015 Oct 28;114(8):1237-45. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26353786

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *