Como fazer leite de castanha de caju e como utilizar

Descobrir uma nova opção de bebida – saudável, saborosa e fácil de fazer em casa – é ótimo, não? Ainda mais no caso da bebida vegetal de castanha de caju, mais conhecida como “leite de castanha de caju”, que além dessas características, pode fazer parte da alimentação de intolerantes à lactose, por não possuir esse tipo de açúcar, e também de pessoas com alergia à caseína (a proteína do leite de vaca) e à soja.

Outra notícia boa é que o leite de castanha de caju é ideal para indivíduos vegetarianos, veganos ou aqueles que preferem diminuir o consumo de alimentos de origem animal!

Então, vamos conferir como fazer leite de castanha de caju e como utilizar?

Como fazer leite de castanha de caju

Você também acha que fazer leites vegetais em casa é um bicho de sete cabeças? Vamos te mostrar que é muito mais fácil do que imagina! Você vai precisar de pouquíssimos ingredientes:

1 xícara de chá de castanhas de caju torradas e sem sal

3 ou 4 xícaras de água filtrada

Para começar, coloque as castanhas em uma vasilha e cubra com o dobro de água. Deixe-as de molho por pelo menos 6 horas. Passado o tempo, descarte a água e bata as castanhas com a água filtrada no liquidificador e coe com o auxílio de um pano ou peneira bem fina. Pronto! Está feito seu leite de castanha de caju.

Agora, é só guardar em um pote ou garrafa bem fechados em sua geladeira por até três dias! Não consuma depois disso, ok?

Confira algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar melhor o leite vegetal e também deixar a receita ainda mais saborosa:
Dica 1: que tal congelar pequenas porções do leite de castanha de caju e utilizá-las de acordo com sua necessidade?
Dica 2: para variar o sabor, experimente acrescentar essência de baunilha ou frutas secas durante o preparo do seu leite vegetal!
Dica 3: o resíduo da castanha pode ser utilizado no preparo de diversas sobremesas!
Dica 4: é possível também preparar pastas salgadas utilizando os resíduos da castanha, deliciosas para comer com torradas.

Como utilizar o leite de castanha de caju

O leite de castanha de caju pode ser utilizado de diversas formas, tanto em receitas doces, quanto em receitas salgadas e em vários momentos do seu dia:

Café da manhã

  • Você sabia que o leite de castanha de caju pode ser adicionado ao seu café preto? Com achocolatado ou cacau em pó também fica ótimo;
  • Uma vitamina de leite de castanha de caju batido com banana e morango é uma boa opção;
  • Leites vegetais são saborosos e podem ser consumidos in natura. Aproveite!

Pré treino

Sabemos que para uma correta alimentação antes do treino é preciso ingerir carboidratos e líquidos, a fim de começar o exercício bem hidratado, correto? Então, confira essa receita com leite de castanha de caju para o seu pré treino:

Ingredientes:

  • ½ copo de leite de castanha de caju
  • ½ xícara de tâmaras ou bananas
  • ½ copo de água de coco
  • 1 colher de sopa de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de alfarroba em pó

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e bata até alcançar a consistência desejada!

Lanches intermediários

Sentiu aquela fominha entre as refeições principais? Bata a “farinha” que sobrou do preparo do leite vegetal com um fio de azeite, sal e temperos a gosto, o resultado – conhecido também como queijo vegano – é uma pasta salgada muito parecida com a ricota. O sabor é indescritível!

Benefícios do leite de castanha de caju

A castanha de caju contém boa quantidade de diversos minerais como o fósforo, o zinco, o selênio e o ferro, responsáveis por diversas funções no corpo, entre elas: crescimento e manutenção da saúde de tecidos corporais, correto funcionamento do sistema de defesa e transporte de substâncias fundamentais à saúde. Apresenta também alto teor de potássio e baixa concentração de sódio (quando consumida sem sal), contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.

Além disso, o leite de castanha de caju pode ser considerado um aliado ao coração, já que por possuir uma grande quantidade de gorduras insaturadas (as gorduras “boas”), contribui para a diminuição do colesterol ruim, aumento do HDL (colesterol bom) e na prevenção de doenças do coração.

Contraindicações do uso do leite de castanha de caju

Embora ofereça muitos benefícios à saúde, o leite de castanha de caju não deve ser consumido em excesso, afinal, mesmo que seu aporte lipídico seja, em sua maioria, proveniente de gorduras boas, ainda assim podem levar ao ganho de peso quando ingeridas com exagero.

Ainda, quando a prioridade for uma dieta rica em proteínas ou cálcio, o leite de castanha de caju não consegue competir com o leite de vaca, já que uma xícara de leite de castanha equivale a 1 grama de proteínas e 2 miligramas de cálcio, aproximadamente, e uma xícara de leite de vaca contém 8 gramas de proteínas e 300 miligramas de cálcio.

A dica é buscar outras fontes alimentares para que, junto com o leite de castanha de caju, o corpo receba uma quantidade de proteínas e cálcio equivalente ao leite de vaca.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *