Hipercalórico ou whey protein, qual é melhor?

O suplemento nutricional é direcionado para pessoas que desejam suprir deficiências nutricionais e não conseguem através da alimentação. Embora seja esse o objetivo, o suplemento nutricional também é usado como recurso ergogênico.

A palavra ergogênico é derivada das palavras de origem grega “ergon” = trabalho e “gennan” = produzir. Diante disso, a palavra transmite que tal substância ergogênica tem o objetivo de melhora ou intensificação da performance do indivíduo sadio, durante a prática física, auxiliando em tardar a fadiga física e mental.

Esses suplementos são divididos em seis categorias diferentes, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): repositores hidroeletrolíticos, repositores energéticos, alimentos protéicos, alimentos compensadores, aminoácidos de cadeia ramificada e outros alimentos com fins específicos para praticantes de atividade física.

Nesse universo, chamado suplementação uma dúvida muito comum , principalmente entre os indivíduos que buscam ganho de massa muscular é: hipercalórico ou whey protein?

Primeiramente vamos às definições de cada um…

Whey Protein

O Whey Protein é o suplemento proteico mais consumido no mundo. É mais comum ser encontrado sob a forma de soro do leite sendo constituído em sua maior parte por aminoácidos essenciais, que são os que nosso organismo não produz.

Existem basicamente 3 tipos de whey protein presentes no mercado:

  • isolado;
  • hidrolisado;
  • e concentrado.

O que determina o tipo dele é seu processo de filtração. Assim, apresentam concentração de proteína e tempo de absorção dos aminoácidos diferentes.

Além dos 3 principais, atualmente também existem o whey 3W, que combina os três tipos de whey, e os blends de proteína, que podem combinar diversas fontes de proteína, com whey ou não.

Você pode ler mais sobre esse assunto clicando aqui!

O benefício trazido por esses aminoácidos essenciais é a contribuição para a hipertrofia muscular, ainda mais por ser um suplemento de rápida absorção.

Pesquisas indicam que as proteínas do soro do leite atuam diretamente no sistema imune, contribuindo para a produção de anticorpos. Essa característica e funcionalidade é muito importante para atletas porque o exercício físico gera radicais livres e depressão imunológica.

A redução de gordura corporal em praticantes de atividade física quando fazem uso de Whey Protein está intimamente ligada a presença de cálcio e de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada, sendo estes valina, leucina e isoleucina) presente no soro do leite. O cálcio estando presente abre caminho para um
processo que resulta em aumento da lipólise (quebra da célula de gordura). Já o BCAA está ligado à regulação energética que interfere tanto na manutenção e perda de gordura quanto na manutenção e aumento da massa magra.

A fadiga muscular ocorre devido à concentração de lactato no músculo e no sangue, e a proteína do soro do leite melhora a produção de glutationa, substância que irá atuar como antioxidante fazendo com que surgimento da fadiga seja postergado.

Hipercalóricos

Os hipercalóricos, como o próprio nome já deixa subentendido, são densos em calorias, proteínas, carboidratos e gorduras, que consequentemente, garantem um aumento do consumo calórico e dos demais nutrientes necessários para o ganho de peso.

Eles são muito utilizados por pessoas que buscam ganhar peso corporal (massa magra ou gorda) rapidamente e que têm dificuldade de atingir tal resultado somente via alimentação. Essas situações podem acontecer devido ao metabolismo acelerado ou qualquer outro aspecto que inviabilize o ganho de peso.

Normalmente, esses suplementos são composto por proteínas de alto valor biológico, lipídios (como ômega-3 e ômega-6), vitaminas e, em alguns casos, sais minerais.

No entanto, o componente principal dos hipercalóricos é o carboidrato. Sejam eles simples, complexos ou ambos!

Entre os benefícios atribuídos ao consumo dos hipercalóricos podemos destacar:

  • Aumento do peso corporal de maneira geral (tecido adiposo e muscular);
  • Aumento/melhora no balanço energético da dieta;
  • Auxílio no ganho e na manutenção da massa muscular;
  • Melhora na performance;

Os hipercalóricos são uma boa opção para quem pratica atividades de longa duração ou que são intensas, pois, além de ajudar a recuperar as calorias gastas, nesses casos, atua como um potente “fornecedor” de energia para o treino.

Se o seu tipo físico pode ser classificado como ectomorfo (caracterizado pelo baixo peso e por dificuldades de ganhar massa muscular), o hipercalórico também é uma alternativa. Principalmente, se você é iniciante e está com dificuldade em consumir o que precisa para garantir um aporte calórico positivo (ingestão de calorias maior que o gasto).

É bom ficar ligado….

É sempre importante lembrar que, assim como outros suplementos, o uso dos hipercalóricos deve ser feito apenas por um profissional competente e legalmente apto à realizar a prescrição de tal, ou seja, um nutricionista!

Ele saberá dizer qual a quantidade ideal de calorias que o seu corpo precisa de acordo com a sua rotina de treinos, e dessa maneira avaliar a real necessidade da suplementação!

A ingestão incorreta irá prejudicar os seus resultados!

Como a quantidade de calorias desse suplemento é alta, o consumo inapropriado, pode levar a um grande aumento de gordura corporal, acarretando outros problemas de saúde associados ao aumento de gordura corporal; também pode ocorrer o que chamamos de “efeito rebote” e hipoglicemia, que podem causar queda de rendimento durante os treinos, mal-estar e até desmaios.

Dentre outros efeitos indesejados do consumo incorreto dos hipercalóricos podemos citar náuseas, vômitos e diarreia.

Portanto, saber como consumir e quais os riscos a serem prevenidos permite que o atleta possa efetuar a sua rotina de treinos sem medo de enfrentar algum problema ou imprevisto.

Mas e então qual é o melhor?

Cada suplemento é indicado para determinadas situações ou pessoas, podendo, em alguns casos, serem recomendados juntos.

O hipercalórico é mais indicado nos seguintes casos:

  • Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular e que precisam consumir uma maior quantidade de calorias e não conseguem apenas com a alimentação.
  • Pessoas que treinam duas vezes por dia (ou mais), pois, por conter uma grande quantidade de carboidrato, esse suplemento ajuda na ressíntese de glicogênio (estoque de carboidrato do organismo).
  • Pessoas que têm um gasto calórico muito alto por causa da prática de atividades físicas intensas como maratonas e várias outras e, por isso, precisam consumir muitas calorias para manter o balanço calórico positivo – e o hipercalórico deixa esta missão muito mais fácil.

Além disso, quando consumido antes do treino, auxilia no aumento da ingestão calórica e, ajuda na melhora do desempenho, já que contém carboidrato.

Já o Whey Protein, mais adequado para auxiliar o atleta a ganhar a sonhada musculatura bem definida, é mais indicado para as seguintes situações:

  • Manter a massa muscular já conquistada e prevenir a perda de massa muscular
  • Pessoas que buscam a definição corporal e/ou que estão em uma dieta mais restrita em carboidrato, pois contém uma quantidade bem menor de carboidrato e calorias – neste caso, a pessoa também deve levar em conta o tipo de whey, que, como mostrado acima, pode conter mais ou menos carboidrato.
  • Para substituir o consumo do hipercalórico quando o peso ideal é atingido. O whey ainda vai estimular e favorecer o ganho de massa muscular, mas sem você precisar ingerir muitas calorias e carboidratos junto.
  • Para quem quer perder massa gorda, pois favorece o ganho de massa muscular, o que acelera o metabolismo.

Ele também ajuda a aumentar força muscular, melhorar o desempenho físico, recuperação muscular e colabora até para a saúde dos ossos.

Para a maioria dos atletas, o uso dos hipercalóricos no período de bulking e a utilização do whey protein nos outros momentos – incluindo o cutting – permitirá bons resultados e rápidos ganhos de massa muscular.

Mas apesar de ser possível escolher a melhor opção para você de forma bastante simples, a pergunta “ hipercalórico ou whey protein? ” terá resposta mais precisa se dada por um nutricionista que avalie suas necessidades físicas específicas!

Referências

  1. Baganha, R. J. et al. Diferentes estratégias de suplementação com carboidrato e subseqüente resposta glicêmica durante atividade indoor. R. da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 2, p. 269-274, 2. trim. 2008. Disponível em: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5556/3532
  2. Braggion, G. F. Suplementação alimentar na atividade física e no esporte: aspectos legais na conduta do nutricionista. Nutrição Profissional. v. 4, n. 17, p. 40-50, 2008. Disponível em:
    http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/documentos/suplementacaoalimentar-na-atividade-fisica-e-no-esporte.pdf
  3. Haraguchi, F.K., Abreu, W.C. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, Campinas. Vol. 19. Núm. 4. 2006. p. 479-488. Disponível em: http://www.vitafor.com.br/upload/artigos/wheyprotein.PDF
  4. Terrada, L.C. et al. Efeitos metabólicos da suplementação do whey protein em praticantes de exercício com pesos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 3. n. 16. p. 295-304. Julho/Agosto. 2009. ISSN 1981-9927.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *