Lanches saudáveis e práticos para os jovens

Os lanches são as “pequenas refeições” que consumimos durante o dia no intervalo das principais refeições, ou seja, o café da manhã, o almoço e o jantar.

Não menos importantes, estas refeições são essenciais para quem deseja manter uma dieta saudável e equilibrada. Principalmente quando falamos dos jovens, pessoas que estão sempre antenadas em sua qualidade de vida, porém, não encontram muito tempo durante o dia para se alimentar de forma adequada.

Quando consumidos de maneira saudável, os lanches auxiliam no controle da fome, fornecem energia e importantes nutrientes que beneficiam a saúde.

Além disso, os lanches evitam o “beliscar” entre as refeições, o que ajuda no controle de peso. Por esse motivo, deve-se evitar pular as refeições, mesmo que sejam as refeições “menores”.

Assim como as principais refeições, é importante que os lanches sejam pensados, planejados e preparados com antecedência, dentro das possibilidades. Estas etapas fazem toda a diferença!

Saboreie os lanches variados optando por alimentos saudáveis típicos da sua região, de qualidade, de forma que enriqueça a sua alimentação:

  • Os alimentos industrializados (biscoitos doces, salgadinhos de pacote, refrigerantes e salgados de padaria)devem ser dispensados, afinal, estes alimentos contém grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares, os quais aumentam o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração e câncer;
  • Escolha sempre pelos alimentos menos processados, como as frutas, os legumes baby, os cereais integrais, os leites e as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).

Está em dúvida do que comer em um lanche saudável? Confira abaixo algumas opções excelentes de lanches rápidos e práticos!

LANCHES SAUDÁVEIS COM FRUTA

As frutas são as principais responsáveis pelo fornecimento de vitaminas e minerais nos lanches e, normalmente, são consumidas in natura ou utilizadas no preparo de bebidas naturais.

Refrescantes e de sabores variados, como doce e azedo, fornecem energia e muitos outros benefícios a nossa saúde, pele e cabelo.

As “frutas da estação” são as mais indicadas para consumo, afinal, apresentam sabor mais próximo ao sabor original da fruta e acumulam mais nutrientes. Além disso, devido à uma oferta grande no determinado período, os preços tendem a baixar e são mais facilmente encontrados em feiras, hortifrútis e supermercados, principalmente na forma orgânica.

Podem ser adicionadas às frutas, cereais como farelo de aveia, para enriquecer o seu lanche com fibras, ou semente de linhaça dourada, as quais apresentam ômega 3 e 6, que auxiliam na redução do colesterol e apresentam ação anti-inflamatória.

Ainda, para um lanche mais reforçado, alimentos proteicos como os iogurtes são ótimas opções!

Portanto, se você não tem o hábito de consumir muitas frutas, pense melhor! Procure aumentar o consumo de frutas nos seus lanches, sempre variando suas escolhas.

E se tiver interesse em saber quais são as “frutas da estação” você encontra no site Organics Brasil, disponível aqui!

LANCHES SAUDÁVEIS PROTEICOS

Os lanches compostos por alimentos ricos em proteínas são boas opções para quem deseja aumentar o consumo desse nutriente no dia a dia, principalmente para os praticantes de atividade física que desejam realizar o ganho de massa muscular.

As proteínas são responsáveis por compor diversos tecidos corporais como os músculos, a pele, as unhas, os cabelos, os dentes e os ossos, além de formar hormônios que auxiliam nas diversas atividades metabólicas.

Com isso, o consumo de proteínas vem ganhando bastante espaço nas pequenas refeições diárias do brasileiro, além de serem práticas e de rápido preparo!

Segue alguns exemplos de alimentos proteicos que podem ser adicionados ao seu lanche diário:

  • O ovo é a principal fonte proteica adicionada aos lanches atualmente. Pode ser preparado como omelete, ovo cozido, ovo poche (preparado na água quente), e pode ser consumido sozinho ou adicionados em pães integrais, tapiocas ou pão árabe;
  • Uma outra opção seria a adição de frango desfiado ao sanduíche, o qual pode ser consumido frio, sem a necessidade de aquecimento, além de poder ser preparado previamente;
  • Os iogurtes, novamente, são excelentes opções proteicas para esses momentos do dia. Apenas certifique-se de armazená-lo em refrigeradores ou bolsas térmicas;
  • Os queijos, de variados tipos, também podem compor seus lanches. Ricos em proteínas e deliciosos são boas opções para as pausas do dia a dia;
  • As barras de proteínas, por serem fáceis de carregar na bolsa, podem ser usadas em um lanche rápido, na rua, na faculdade, no carro, no ônibus, ou em qualquer outro lugar.

LANCHES SAUDÁVEIS CALÓRICOS

Agora, se a sua intenção é o de obter lanches que forneçam energia de longa duração no seu dia (como para um treino mais pesado, com maior duração), você pode preferir os lanches calóricos, nos quais são adicionados alimentos com alto teor de gorduras.

Um grande exemplo é a manteiga de amendoim ou a pasta de amendoim integral que pode ser adicionada em panquecas, pães, torradas e biscoitos integrais.

Olha só: 1 colher de sopa de pasta de amendoim fornece, aproximadamente, 93 kcal e vai permitir um aumento da saciedade e mais energia no treino, além de fornecer vitamina E e magnésio.

Atenção: cuidado com o consumo exagerado da pasta de amendoim. O amendoim contém compostos alergênicos e portanto deve-se ter o cuidado com o consumo excessivo!

Gostou das dicas? Então, escolha o perfil de lanche que mais combina com o seu dia e aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *