Método BLW: introdução alimentar sem papinha

Você conhece ou já ouviu falar no método BLW?

É uma bordagem que tem despertado bastante interesse tanto por parte dos profissionais de saúde quanto de pais que estão iniciando a alimentação complementar.

O Baby-Led Weaning ou BLW significa desmame guiado pelo bebê e foi idealizado pela britânica Gill Rapley.

De acordo com Rapley, o BLW não é um método específico, mas sim uma forma de incentivar os pais a confiarem na capacidade do bebê.

No entanto, por se tratar de uma abordagem diferente sobre a alimentação infantil, gera muitos questionamentos.

Por esse motivo, vamos falar de alguns aspectos relacionados ao método BLW para esclarecer essas dúvidas.

Introdução Alimentar

Antes de falarmos sobre o BLW é preciso relembrar alguns pontos sobre a introdução alimentar de forma geral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação complementar do bebê deve ter início a partir dos 6 meses de idade.

É nessa idade que o bebê começa a adquirir capacidade de digerir e absorver melhor outros alimentos, além do leite materno.

Além disso, a partir dessa idade o bebê já possui algumas habilidades que lhe proporcionam mais autonomia, como:

  • Sentar sem apoio
  • Levar comida à boca sozinho
  • Capacidade de mastigar e engolir

A habilidade de sentar sem apoio pode evitar engasgos, pois o corpo já está na posição correta para se alimentar.

Ainda assim, alguns bebês podem iniciar a introdução alimentar um pouco mais tarde, devido:

  • Ao tempo de nascimento (bebês prematuros)
  • Alergias alimentares
  • Alterações fisiológicas na absorção e/ou digestão
  • Questões culturais e/ou pessoais

Qualquer uma dessa situações devem ser discutidas entre os cuidadores e o profissional de saúde de confiança da família.

Antes dos 6 meses, portanto, não há necessidade de introduzir outros alimentos, nem mesmo chás ou água. Salvo exceções que devem ser discutidas e orientadas pelo nutricionista e/ou pediatra.

A amamentação deve ser mantida até pelo menos 2 anos de idade, podendo ser estendida até quando for conveniente para a mãe e o bebê.

Alerta! Bicos artificiais como chupetas, mamadeiras ou qualquer outro bico que o bebê possa sugar e gerar confusão, aumenta as chances de desmame precoce (antes dos 2 anos).

O que é o BLW?

O método BLW consiste em oferecer os alimentos de forma sólida ao bebê proporcionando autonomia para se alimentar.

Os alimentos devem estar cortados de maneira que facilite a pega e a consistência deve ser firme, porém sem estar duros demais.

O bebê deve ser capaz de segurar sem amassar o alimento, mas deve conseguir triturar com a gengiva.

O corte dos alimentos deve ter o tamanho maior que o punho do bebê.

BLW x Introdução Alimentar Tradicional

A forma tradicional de introdução alimentar sempre foi através de papas, sejam elas com os alimentos amassados ou totalmente triturados.

As papinhas se iniciam a partir dos 6 até os 12 meses de idade, mudando a textura gradativamente, até o bebê começar a se alimentar com a família.

A papinha, geralmente, é composta por:

  • Legumes
  • Proteínas (carne ou frango)
  • Arroz ou outro tipo de carboidrato, como batata, mandioquinha, inhame, etc.

No entanto, há mais ou menos 10-15 anos, na Inglaterra e Nova Zelândia, uma nova abordagem começou a ganhar força.

A característica principal do BLW é a autonomia do bebê, além de contribuir com alguns aspectos, como:

  • Controle natural sobre fome e saciedade
  • Escolha do que comer, baseado na oferta de alimentos
  • Contato com texturas e sabores diferentes
  • Facilidade par observar preferências e aversões
  • Maior tempo de aleitamento materno
  • Refeições em família/fortalecimento de vínculo
  • Praticidade, pois não há necessidade de preparar uma refeição diferente para o bebê

A ideia do método BLW é justamente que o bebê pode conduzir o desmame, no tempo em que achar necessário para que esse processo aconteça.

Isso porque não é apenas um método de introdução alimentar, mas uma forma de contribuir para um relacionamento saudável da criança com a comida.

No entanto, é preciso estar consciente de todas as peculiaridades que envolvem o método, para poder usufruir de todos os seus benefícios.

Sendo assim, é necessário que os cuidadores pesquisem e se informem à respeito do assunto antes de iniciar a alimentação complementar.

O método BLW possui desvantagens?

Assim como o método tradicional de introdução alimentar, o BLW possui alguns aspectos que podem atrapalhar sua utilização, se não houver um preparo por parte dos cuidadores.

Mas, então, o que devo levar e consideração?

Risco de asfixia

Assim como no método tradicional, a asfixia pode sim acontecer no BLW, para isso é imprescindível que o bebê esteja sempre acompanhado de um adulto para o caso de engasgo.

O engasgo acontece, pois aos 6 meses de idade o bebê ainda não possui habilidades motoras orais para consumir alimentos com 100% de segurança.

Porém, é preciso diferenciar o engasgo e o “gag reflex” ou “reflexo de gag” (reflexo de vômito), que é o reflexo que impede a entrada de objetos estranhos ou nocivos na faringe, laringe ou traqueia.

Ingestão inadequada de nutrientes

Isso pode acontecer, pois a ideia de não dar papinha muitas vezes é confundida com uma alimentação sem critérios.

Porém, a ingestão inadequada pode ser prevenida com a oferta de alimentos fontes de nutrientes importantes em todas as refeições.

Para isso, é essencial que haja um planejamento nutricional, de modo que a alimentação seja capaz de garantir todos os nutrientes necessários para essa fase.

O ideal é que a introdução alimentar seja orientada por um nutricionista infantil, quem irá auxiliar nesse processo, o qual pode ser bastante difícil.

Além disso, é muito importante que todos da casa estejam alinhados, ou seja, todos devem aderir a uma alimentação saudável.

Algumas considerações…

O método BLW tem se tornado bastante popular porque tem como premissa o respeito ao tempo do bebê.

Porém, a introdução alimentar costuma ser uma fase difícil de adaptação, tanto para os cuidadores quanto para o bebê.

Por esse motivo, é recomendado que seja feita de forma tranquila e sem pressão, consequentemente, evitando frustrações.

Vale lembrar que a refeição deve ter uma quantidade mínima ou nada de sal, bem como deve ser evitado o consumo de açúcar até os 2 anos de idade.

Sucos de frutas, mesmo os naturais, devem ser evitados até 1 ano de idade e após essa idade, a oferta deve ser esporádica. Já a água pode ser oferecida a vontade após os 6 meses.

Outro aspecto bastante importante sobre o BLW é quanto a “bagunça”. Isso mesmo, principalmente no início, é comum que o bebê espalhe os alimentos.

Inclusive, é uma fase importante de adaptação, pois permite que o bebê sinta as texturas de cada alimento e, a partir daí, terá vontade de leva-lo à boca.

Já quanto as necessidades de nutrientes, de uma forma geral, recomenda-se oferecer uma alimentação variada e bastante colorida.

Para aumentar a oferta de ferro, por exemplo – um mineral presente, principalmente, nas carnes bovinas e nas verduras verde escuras – ofereça em todas as refeições alimentos fontes desse nutriente, juntamente com alimentos fontes de vitamina C para melhorar a absorção.

Dentre os alimentos fontes de vitamina C, podemos citar:

  • Laranja
  • Kiwi
  • Acerola
  • Morango
  • Carambola

Esses alimentos podem ser oferecidos in natura (frescos) ou em preparações seguras para o bebê, como em forma de bolos ou tortas.

É importante esperar alguns dias após oferecer um alimento novo, para observar se não provocará alergia.

Vale ressaltar que, no início, a quantidade de comida ingerida pelo bebê pode estar aquém das expectativas, pois ainda está se adaptando à nova forma de se alimentar.

Além disso, as quantidades serão determinadas pelo próprio bebê, de acordo com sua fome.

Precisamos falar também sobre ganho de peso, já que costuma ser motivo de angústia para os cuidadores.

Peso do bebê

Primeiramente, o peso não deve ser avaliado de forma isolada, mas em conjunto com outros fatores, como:

  • Histórico de peso dos pais
  • Desenvolvimento de uma forma geral
  • Crescimento
  • Estado de saúde

Ainda assim, essa é uma fase que requer atenção especial, pois é o período no qual estão sendo formados os hábitos alimentares.

Sendo assim, é preciso um cuidado nessa fase, já que não existe um método ideal ou melhor, mas sim aquele que se adapta à realidade familiar.

Mesmo após a introdução alimentar, o leite materno pode ser oferecido, antes, durante e após as refeições, pois não há contra-indicações para isso. O leite materno deve continuar sendo oferecido em livre demanda, afinal, o bebê está justamente em fase de aprendizagem sobre fome e saciedade.

Acima de tudo, é preciso entender que é uma fase de descobertas e deve ser encarada como tal.

Referências:

  1. Morison, J. B.; et al. How Different Are Baby-Led Weaning and Conventional Complementary  Feeding? A Cross-Sectional Study of Infants Aged 6-8 Months. BMJ open. 2016. Disponível em: https://bmjopen.bmj.com/content/bmjopen/6/5/e010665.full.pdf
  2. D’Auria, E.; et al. Baby-Led Weaning: What a Systematic Rewieu of the Literature Adds on. Italian Jounal of Pediatrics. 2018, 3; 44(1):49. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5934812/
  3. Guia Prático para Iniciar o Baby-Led Weaning. 2017. Disponível em: https://conalco.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Guia-Pr%C3%A1tico-BLW-4.pdf
  4. A Alimentação Complementar e o Método BLW (Baby-Led Weaning). Sociedade Brasileira de Pediatria. 2017, 3. Disponível em: http://pediatriadescomplicada.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Nutrologia-AlimCompl-Metodo-BLW.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *