Morosil: Para que serve, efeitos no emagrecimento e como usar

Quando o assunto é emagrecer, eliminar gordura corporal etc, surgem novidades quase que a cada dia, não é mesmo?

Mas será que podemos confiar nesse “boom” de suplementos e alternativas para atingirmos o nosso objetivo?

Nesse post abordaremos o Morosil, que surgiu como “cápsula milagrosa” no combate ao ganho de peso!

O que é e para que serve o Morosil

Morosil é o nome comercial dado ao extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro, cultivado exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália).

A Laranja Moro é muito associada à dieta do mediterrâneo e se destaca por sua excelente aparência e coloração vermelha, que é a principal fonte dos pigmentos de antocianina, um excelente antioxidante, que geralmente não são encontrados em outras frutas cítricas, além de conter elevada concentração de vitamina C, flavonoides, e ácidos hidroxicinâmicos.

Resumo

Morosil é o nome comercial dado ao extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro, cultivado exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). É rico em antioxidantes, que geralmente não são encontrados em outras frutas cítricas, além de conter elevada concentração de vitamina C, flavonoides, e ácidos hidroxicinâmicos.

Efeitos e benefícios do morosil para o emagrecimento

São apontados como principais benefícios do uso do Morosil:

  • Gerenciamento de peso;
  • Aumento da sensibilidade à insulina;
  • Redução de triglicerídeos e colesterol total;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Potente ação antioxidante.

Estudos realizados em animais ou in vitro (com células) comprovam que a laranja Moro possui uma ação exclusiva que não acontece com outras variedades da Citrus Sinensis, promove uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídeos, que ocorre devido à dietas ricas em gorduras e a falta de exercícios físicos, entre outros fatores.

De acordo com os fabricantes, o extrato da laranja vermelha Moro, devido ao mecanismo sinérgico dos polifenóis totais, promove o gerenciamento do peso, o aumento da sensibilidade à insulina e a redução do triglicerídeos e colesterol total.

O Morosil contém substâncias ativas, como flavonoides, antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos e ácido ascórbico (vitamina C), que são capazes de modificar o metabolismo dos adipócitos.

Um estudo realizado em camundongos, publicado no International Journal of Obesity, demonstrou que o extrato Moro obtido do suco enriquecido pode neutralizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura induzida em animais alimentados com dieta hiperlipídica (rica em gorduras) com redução da gordura abdominal de 25 a 50%. O exame histológico do tecido adiposo também demostrou uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, devido à diminuição da capacidade de acumular gordura.

Especialistas da área clínica (médicos e nutricionistas) esclarecem que nenhum método utilizado de maneira isolada é eficiente para promover o emagrecimento por si só.

Portanto, o uso deste produto (e de muitos outros) deve ser associado a outras ferramentas e a pessoa que se interessar em utilizar Morosil deve antes consultar um profissional de saúde habilitado.

Assim sendo, devemos alertar que o Morosil, por si só, não emagrece rapidamente, tão pouco há garantia que ele funcione para todas as pessoas.

Por fim, mesmo que o profissional que te acompanhe libere o uso do produto com o objetivo de perda de peso, ainda será necessário seguir uma alimentação controlada, saudável, nutritiva e equilibrada, além de praticar atividades físicas com regularidade.

Aí deixo um reflexão: “O que será que de fato ajudaria a perder peso: o Morosil ou o conjunto de todas as outras coisas?”

Resumo

São apontados como principais benefícios do uso do Morosil:

  • Gerenciamento de peso;
  • Aumento da sensibilidade à insulina;
  • Redução de triglicerídeos e colesterol total;
  • Redução da gordura abdominal;
  • Potente ação antioxidante.

Embora estudos feitos em células e animais tenham demonstrado resultados promissores com a utilização do Morosil para induzir perda de peso, entre outros benefícios, nenhum estudo conclusivo foi realizado em humanos. Portanto, não se sabe, realmente, a eficácia do mesmo em humanos!

Como usar e dosagens

Primeiramente, antes de começar a utilizar Morosil, é fundamental que você consulte o seu médico não somente para se certificar de que o produto realmente pode trazer o resultado prometido e desejado, mas também para se assegurar de que ele não fará mal para a sua saúde.

Caso esteja fazendo uso de algum medicamento ou suplemento, informe ao médico a respeito para que o profissional verifique se não existem riscos de interação entre Morosil e o remédio ou produto em questão.

O uso do produto é recomendado para indivíduos na idade adulta, e o uso por pessoas com menos de 18 anos de idade deve ser determinado por um médico especialista. Não se deve consumir bebidas alcoólicas durante o tratamento com o produto.

Ao fazer uso de Morosil, é recomendado que o consumidor retire somente a quantidade de cápsulas que se deseja utilizar no momento, de maneira que o contato com as outras cápsulas seja evitado.

Você vai encontrar o morosil em farmácias de manipulação. Com relação à forma de apresentação você vai encontrá-lo em cápsulas, sachês e adicionados em alimentos funcionais como bebidas sólidas e instantâneas para o gerenciamento do peso.

Entretanto, a forma mais comum de sua utilização tem sido em cápsulas, associado ou não a outros ativos.

Com relação à dose, segundo o site do principal fornecedor do Morosil (Galena) o recomendado é de 400mg a 500mg, por dia. Essa dose pode ou não ser dividida ao longo do dia e não ha recomendação específica quanto aos horários de consumo.

Entretanto, por questões de segurança, quem deve definir a dosagem, a quantidade de cápsulas a serem tomadas por dia, a duração do tratamento e demais aspectos do uso de Morosil é um médico.

Cuidados e contra indicações

O produto está contraindicado para:

  • Grávidas;
  • Mulheres em período de amamentação;
  • Crianças.

O médico deve ser avisado quando ocorrer uma gravidez durante ou após o tratamento.

Idosos e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição específica de saúde como a diabetes, por exemplo, também devem ter cuidado e, somente, inciar o tratamento com Morosil quando acompanhados por um profissional de saúde habilitado.

É sempre interessante consultar um profissional de sua confiança antes de iniciar o uso do Morosil, e de qualquer outro medicamento/suplemento, embora nos estudos não tenha sido apontado nenhum efeito colateral.

“Faixa Bônus”

Morosil tem sido muito utilizado em associação com outros ativos. A seguir listamos algumas das associações mais comuns para você ficar bem informada(o):

Morosil e Actgym

A associação de Morosil+Actgym tem chamado muito a atenção. De acordo com os fabricantes, essa é uma solução completa para a modulação corporal, pois a administração dos ativos In (uso interno) e Out (uso externo) atua sinergicamente potencializando a ação dos ativos.

“Morosil, uso In, possui muitos benefícios. Actigym, uso Out, é um ativo obtido por biotecnologia marinha que promove a integridade das fibras musculares do tipo I e aumenta a atividade mitocondrial, definindo o corpo e dando tônus à região abdominal, braços e glúteo”, destaca a farmacêutica da Galena Claudia Coral.

“A indicação é aplicar o Actigym nas regiões desejadas (braços, coxas e abdômen ou conforme a necessidade) duas vezes ao dia”, explica Claudia. Já o Morosil, vale lembrar, é consumido através de cápsulas, sachês ou adicionados a alimentos funcionais.

Morosil e outras associações

O Morosil pode ainda ser manipulado junto com outros ativos. Por isso, o ideal é buscar orientação profissional para garantir uma fórmula personalizada que atenda melhor às suas necessidades, garantindo assim resultados ainda melhores.

Claudia cita alguns exemplos de usos internos (uso In):

  • Morosil + Cacti-Nea: auxílio na redução de gordura abdominal e retenção de líquidos.
  • Morosil + Saffrin: colaboração na redução de medidas e diminuição a ansiedade.
  • Morosil + ID-alG: redução de medidas com mecanismos diferentes e complementares.

Leia também: Chá de Fáfia: o que é, benefícios, como fazer e dosagens.

Referências:

Literatura do fornecedor – BIONAP da Itália

  1. Titta L, et al.., Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. Int J Obesity
    34(3):578-588 (2009). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20029381;
  2. Tsuda T, et al., Microarray profiling of gene expression in human adipocytes in response to
    anthocyanins. Biochem Pharmacol 71:1184-1197(2006). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16483547;
  3. Tsuda T., Regulation of adipocyte function by anthocyanins; possibility of Preventing the Metabolic Syndrome. J Agric Food Chem 56:642-646 (2008). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18211021;
  4. Tsuda T et al., Anthocyanin enhances adipocytokine secretion and adipocyte-specific gene expression in isolated rat adipocytes. Biochem Biophys Res Commun 316(1):149-157 (2004). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15003523;
  5. Guo H, et al., Cyanidin 3-glucoside protects 3T3-L1 adipocytes against H2O2 – or TNF-ainduced insulin resistanc by inhibiting c-Jun NH2-terminal Kinase activation. Biochem Pharmacol 75:1393-1401 (2008). Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18179781.

Literatura adicional

  1. Farmácia Manipulatta. Disponível em: http://www.farmaciamanipulatta.com.br/morosil-estudo-sobre-eficacia/
  2. Farmácia Florien. Dsiponível em: http://florien.com.br/wpcontent/uploads/2016/06/lamina_citrus-sinensis.pdf
  3. Galena Site. Disponível em: http://aurenyaraujo.com.br/artigos/Morosil.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *