O que é a manteiga ghee e quais seus benefícios

Muito falada no mundo da alimentação saudável, a manteiga ghee ou manteiga clarificada vem tomando espaço por ser mais saudável. Vamos conhecê-la?

Hoje em dia há muitas opções para substituir a famosa margarina, que por muitos anos foi utilizada como substituta da manteiga. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal e conter pouquíssima gordura saturada, a margarina era  mais saudável que a manteiga, no entanto, hoje sabemos que o processo de industrialização da mesma, ingredientes artificiais e doenças relacionadas ao consumo, a fizeram sair de boa parte das mesas.

Sendo assim, existem diversas opções para substituir as margarinas e as manteigas tradicionais, e a manteiga ghee é uma delas, muito parecida com a manteiga de garrafa conhecida no Brasil ou Butter oil nos Estados Unidos. Na Índia, a manteiga ghee é a fonte de gordura mais utilizada!

Processo de produção

O processo de produção da manteiga ghee é realizado através do leite da vaca ou da búfala, assim como a manteiga tradicional.

A principal diferença entre esses dois processos é o método de clarificação da ghee, onde se elimina boa parte da lactose (açúcar do leite) presente, toxinas e impurezas deixando apenas o óleo e, assim, apresentando um sabor mais puro da manteiga.

No processo de preparação da manteiga ghee utiliza-se a manteiga normal sem sal, vendida em nossos mercados. Ao derreter a manteiga em banho-maria acontece a separação dos elementos que a formam: logo irá aparecer uma espuma na parte de cima da panela, que são as impurezas e toxinas, os sólidos do leite fazendo um creme branco no fundo, onde encontra-se o maior teor de lactose, e no meio fica a manteiga clarificada, a parte que vamos utilizar.

Quando retiramos essa espuma e os sólidos do fundo, conseguimos então fazer a famosa manteiga ghee, que poderá ser usada também pelos intolerantes a lactose.

Lembrando que, além do preparo caseiro, é possível encontrar a manteiga ghee em diversas lojas de produtos naturais, lojas de suplementos e vendedores artesanais.

Benefícios e Vantagens do uso da Manteiga Ghee ou Clarificada:

  • Rica em vitaminas A, E, K e D;
  • Não precisa ser armazenada na geladeira por ser mais resistente ao calor;
  • Tem papel antioxidante (substâncias capazes de inibir o desgaste de nossas células, retardando o envelhecimento precoce);
  • Resiste a grandes temperaturas por ser mais estável, sendo perfeita para cozinhar;
  • Ajuda na melhora do sistema imunológico por conter vitaminas anti-inflamatórias;
  • Tolerada por algumas pessoas com intolerância à lactose por sofrer a retirada de boa parte da lactose no método de preparação;
  • Rica em ácidos graxos importantes ao organismo, como o ácido linoleico e o butirato;
  • É fonte de energia para o corpo;
  • Fácil de digerir, pois as toxinas e impurezas foram retiradas.

Tem contra indicações?

  • Pessoas com intolerância à caseína (proteína do leite) não devem consumir;
  • Possui gorduras saturadas e deve ser consumida em quantidades pequenas, pois pode elevar o colesterol e levar à doenças ligadas ao coração;
  • Como a quantidade deve ser controlada, procure sempre um nutricionista para adequar o consumo aos seus hábitos alimentares;
  • Pacientes com problemas nos rins, na vesícula ou no fígado devem fazer um consumo bastante restrito.

Receita para fazer a manteiga ghee:

Ingrediente:

250 gramas de manteiga comum sem sal

Modo De Preparo:

Coloque a manteiga em uma panela, em fogo médio, até começar a ferver. Com a fervura, a manteiga começará a formar uma espuma que vai diminuindo aos poucos. Depois da redução dessa espuma, retire do fogo e espere alguns minutos. Começarão a aparecer cristais no fundo na panela, que nada mais é do que a lactose. Retire a espuma formada, separe o óleo que ficará ao meio (a própria manteiga ghee) e descarte os cristais brancos do fundo.

Depois de fria, é ideal armazenar em um vidro tampado, estando pronta para usar. Não precisa levar à geladeira. Por ficar em temperatura ambiente deve ser sempre avaliada antes do consumo, pois assim como qualquer alimento tem um prazo de validade. A fim de prolongar a validade recomendamos deixar armazenada sob refrigeração. É possível também adicionar temperos naturais (orégano, alho, alecrim, pimenta) para dar mais sabor à sua manteiga.

Veja também nosso texto sobre intolerância à lactose para entender mais!

Referências:

  1. Carmem Lygia Burgos Ambrósio, Nonete Barbosa Guerra, Jorge Mancini Filho. Características de identidade, qualidade e estabilidade da manteiga de garrafa. Parte II — estabilidade. Aliment. vol.23 no.3 Campinas Sept./Dec. 2003
  2. Marco Aurélio Dias da Silva, Amanda G. M. R. Sousa, Hernan Schargodsky. Fatores de Risco para Infarto do Miocárdio no Brasil. Estudo FRICAS, Arq Bras Cardiol, volume 71 (nº 5), 667-675, 1998

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *