Palatinose Carbolift Essential: Para que serve, como usar e onde comprar

Como vimos no post sobre palatinose, a qual também é conhecida como isomaltulose, é um carboidrato branco, puro e cristalino, derivado da fonte natural de sacarose. Ela pode ser encontrado naturalmente no mel e na cana-de-açúcar.

De maneira simples, esse carboidrato é obtido a partir da combinação de uma molécula de glicose e outra molécula de frutose.

A Palatinose Carbolift Essential, é obtida a partir da beterraba, um suplemento 100% vegano, além de ser de baixo índice glicêmico (IG=32), baixo índice insulinêmico e saudável aos dentes!

Quando falamos de índice glicêmico (IG), logo nos vêm à cabeça os carboidratos. Isso porque os carboidratos transformam-se em glicose para fornecer energia ao organismo.

Essa transformação pode se dar em diferentes velocidades. Quanto mais lenta e gradual, mais tempo o carboidrato fornece energia e menor será seu índice glicêmico.

Quando alto, ocorre um aumento repentino de glicose no sangue, um pico de energia, seguido de maior liberação de insulina. Esse pico e queda de glicose e energia pode também refletir em alterações de humor, cansaço ou aquela sensação de fome logo depois de uma refeição.

Benefícios associados ao consumo da Palatinose

Com relação às vantagens e benefícios, seu consumo vem sendo associado a uma melhora no desempenho cognitivo em crianças, uma vez que melhora o humor, bem como o processamento de informações e memória espacial.

Além disso, quando utilizada de maneira a substituir parte do açúcar na dieta de pessoas em tratamento do diabetes tipo 2, a palatinose foi capaz de diminuir tanto a glicemia quanto a hemoglobina glicosilada (é um exame laboratorial que fornece um resultado médio da glicemia de cerca de 3 meses) desses pacientes.

Nesse sentido, segundo o fabricante, as dietas e as atividades físicas elaboradas e indicadas para pacientes com diabetes tiveram importantes avanços com o uso de Carbolift.

Entretanto, é na área do esporte onde a palatinose é mais utilizada, uma vez que sua suplementação está associada ao aumento da oxidação de gorduras, que por sua vez poupa o glicogênio do fígado e do músculo, reduzindo assim a fadiga e, portanto, melhorando o desempenho esportivo!

Indivíduos que precisam emagrecer também podem se beneficiar da utilização desse carboidrato! Claro que aqui vale ressaltar que a palatinose não é “milagrosa” e deve ser indicada e consumida da forma certa e em conjunto com um plano alimentar eficiente e hábitos de vida saudáveis!

Resumidamente os benefícios são:

  • Uma boa maneira de fornecer energia;
  • Promove energia por períodos prolongados;
  • Melhora performance esportiva;
  • Promove maior queima de gordura;
  • Protege os dentes;
  • Ajuda no controle de glicemia.

Palatinose Carbolift Essential e desempenho esportivo

Quanto maior a intensidade e duração do exercício, maior a necessidade de reposição energética.

Os carboidratos são os nutrientes básicos para fornecimento de energia. Eles ajudam a manter a glicemia e poupar a utilização de proteínas do músculo como fonte de energia, por exemplo.

Carbolift, por ser um suplemento a base de carboidrato de baixo índice glicêmico garante uma liberação gradual e constante de energia, isso se deve ao fato de a metabolização da palatinose ocorrer de forma mais lenta.

Quando utilizar e dosagens recomendadas

Quando tomar e a quantidade individualizada devem ser determinadas por um nutricionista!

Somente este profissional será capaz de assegurar as dosagens corretas e o momento mais adequado para cada pessoa, de acordo com seu objetivo e histórico pessoal.

Não exite e consulte um nutricionista, ok?!

Entretanto, de acordo com o fabricante o consumo deve ser feito da seguinte forma:

Ingerir 1 porção de Palatinose Carbolift Essentials 20 minutos antes do treino, ou em caso de atividades mais longas ingeri-lo ao longo da execução do exercício.

Para preparar Palatinose Carbolift Essentials você deverá adicionar 15g (1 colher medida ou 1 stick) em aproximadamente 200ml (1 copo) de água e misturar até a total homogeneização. Beba preferencialmente antes da atividade física, ou conforme a orientação do médico ou nutricionista

Gostou desse post sobre Palatinose? Então clique aqui e garanta a sua.

Referências:

  1. Holub I, Gostner A, Theis S, Nosek L, Kudlich T, Melcher R, Scheppach W. Novel findings on the metabolic effects of the low glycaemic carbohydrate isomaltulose (Palatinose). Br J Nutr. 103(12):1730-7, 2010;
  2. König D, Theis S, Kozianowski G, Berg A. Postprandial substrate use in overweight subjects with the metabolic syndrome after isomaltulose (Palatinose™) ingestion. Nutrition. 28(6):651-6, 2012;
  3. Keyhani-Nejad F, Kemper M, Schueler R, Pivovarova O, Rudovich N, Pfeiffer AF. Effects of Palatinose and Sucrose Intake on Glucose Metabolism and Incretin Secretion in Subjects With Type 2 Diabetes. Diabetes Care. 39(3):e38-9, 2016;
  4. Arai H., Mizuno A., et al. Effects of a palatinose-based liquid diet (Inslow) on glycemic control and the second-meal effect in healthy men. Metabolism Clinical and Experimental 56, 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17161233.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *