Quais as vantagens da palatinose e quando utilizá-la?

É crescente o interesse nas propriedades glicêmicas dos alimentos, bem como sobre sua possível contribuição e impacto sobre a saúde.

Os carboidratos “convencionais”, normalmente encontrados em alimentos industrializados, como glicose, xarope de glicose, maltodextrinas entre outros, têm predominantemente um processo de digestão e absorção rápidos, o que por sua vez induz a uma resposta glicêmica e insulinêmica alta. Ou seja, estes carboidratos promovem picos abruptos de açúcar e insulina no sangue, o que já se sabe que em parte está associado ao desenvolvimento de diversas doenças relacionadas principalmente à diabetes, obesidade, etc.

Nas últimas décadas, cada vez mais estudos sobre, dietas de baixa densidade glicídica (low carb/cetogênica) e/ou alimentos de baixo índice glicêmico, têm concluído e associado este tipo de abordagem nutricional com redução no risco de desenvolver diabetes, obesidade e até mesmo doenças cardiovasculares.

Pesquisadores também observaram que aderir a esse tipo de estratégia pode melhorar o controle da glicemia em pessoas com diabetes, possivelmente influenciar nos lípedes sanguíneos e pode ser útil nos processos de perda de peso.

Como já abordamos no post sobre carboidratos, existem outros tipos desse macronutriente que não promovem esses picos. Como os complexos, que são provenientes de alimentos integrais, como batata doce, arroz integral, etc…

Neste post vamos abordar um carboidrato “simples” específico, e que se enquadra no perfil baixo índice glicêmico, a Palatinose!

O que é a Palatinose?

A palatinose, também conhecida como isomaltulose, é um carboidrato branco, puro e cristalino, derivado da fonte natural de sacarose. Ele pode ser encontrado naturalmente no mel e na cana-de-açúcar.

De maneira simples, esse carboidrato é obtido a partir da combinação de uma molécula de glicose e outra molécula de frutose.

Carateriza-se como o único carboidrato funcional que é totalmente digerido e absorvido no intestino delgado e lentamente liberado.

Em outras palavras, a palatinose fornece glicose de uma forma mais estável, fornecendo assim energia prolongada.

Quando comparado com a maltodextrina, a principal diferença é que a palatinose é um carboidrato de baixo índice glicêmico (IG de 32).

Além de ser de baixo índice glicêmico, baixo índice insulinêmico e saudável aos dentes, a palatinose promove uma “queima” maior de calorias provenientes de gordura durante a atividade física quando comparada com outros carboidratos.

Vantagens e Benefícios

Com relação às vantagens e benefícios, seu consumo vem sendo associado a uma melhora no desempenho cognitivo em crianças, uma vez que melhora o humor, bem como o processamento de informações e memória espacial.

Além disso, quando utilizada de maneira a substituir parte do açúcar na dieta de pessoas em tratamento do diabetes tipo 2, a palatinose foi capaz de diminuir tanto a glicemia quanto a hemoglobina glicosilada (é um exame laboratorial que fornece um resultado médio da glicemia de cerca de 3 meses) desses pacientes.

Entretanto, é na área do esporte onde a palatinose é mais utilizada, uma vez que sua suplementação está associada ao aumento da oxidação de gorduras, que por sua vez poupa o glicogênio do fígado e do músculo, reduzindo assim a fadiga e portanto melhorando o desempenho esportivo!

Indivíduos que precisam emagrecer também podem se beneficiar da utilização desse carboidrato! Claro que aqui vale ressaltar que a palatinose não é “milagrosa” e deve ser indicada e consumida da forma certa e em conjunto com um plano alimentar eficiente e hábitos de vida saudáveis!

Quando utilizar e dosagens recomendadas

Quando tomar e a quantidade individualizada devem ser determinadas por um nutricionista!

Somente este profissional será capaz de assegurar as dosagens corretas e o momento mais adequado para cada pessoa, de acordo com seu objetivo e histórico pessoal.

Portanto consulte um nutricionista, ok?!

Entretanto, de maneira generalizada o que os estudos realizados nessa área recomendam são doses diárias e que devem ser ingeridas de uma só vez:

  • Para controle do índice glicêmico: 10g por porção;
  • Para prolongar a energia e minimizar fadiga: 15g por porção;
  • Para acelerar a oxidação lipídica: 18g por porção;
  • Para manutenção dos dentes: sem dose recomendada, apenas a avaliação de que a formulação não contenha outros carboidratos fermentáveis mantendo então a capacidade de não prejudicar os dentes.

Gostou desse post sobre Palatinose? Então clique aqui e garanta a sua.

Referências:

  1. Holub I, Gostner A, Theis S, Nosek L, Kudlich T, Melcher R, Scheppach W. Novel findings on the metabolic effects of the low glycaemic carbohydrate isomaltulose (Palatinose). Br J Nutr. 103(12):1730-7, 2010;
  2. König D, Theis S, Kozianowski G, Berg A. Postprandial substrate use in overweight subjects with the metabolic syndrome after isomaltulose (Palatinose™) ingestion. Nutrition. 28(6):651-6, 2012;
  3. Keyhani-Nejad F, Kemper M, Schueler R, Pivovarova O, Rudovich N, Pfeiffer AF. Effects of Palatinose and Sucrose Intake on Glucose Metabolism and Incretin Secretion in Subjects With Type 2 Diabetes. Diabetes Care. 39(3):e38-9, 2016.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *