Porque refrigerante diet faz mal

Os refrigerantes “diet ou “zero” fazem parte do cotidiano de muitas pessoas que desejam reduzir o consumo de calorias e açúcares e, por muitas vezes, são vistos como opções de bebidas mais saudáveis em comparação às bebidas açucaradas. Porém, não existem evidências científicas significativas que comprovem tais fatos. Confira porque refrigerante diet faz mal:

Fique sabendo: refrigerantes diet e refrigerantes zero

Os alimentos diet são aqueles destinados a dietas com restrição de nutrientes – como os carboidratos, gorduras, proteínas e sódio. No caso do refrigerante diet o que ocorre é a redução de açúcar. 

o termo “zero” é considerado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) uma informação nutricional complementar – presente nos rótulos dos produtos – cuja representação afirma que o alimento possui uma ou mais propriedades particulares, relativa ao valor energético ou de qualquer nutriente. Com isso, a indústria de refrigerantes utiliza o termo “zero” para indicar que o produto não contém açúcar – “zero açúcar”.

Embora não contenham a mesma denominação, o refrigerante diet e o zero apresentam o mesmo objetivo como produto e, provavelmente, essa é uma estratégia utilizada para alcançar públicos diferentes.

Substituição do açúcar por adoçantes artificiais

Mesmo sendo diet, o refrigerante continua sendo doce, certo? Isso ocorre porque o açúcar é substituído por adoçantes dietéticos constituídos por edulcorantes não calóricos – como por exemplo: ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e aspartame – que conferem o sabor doce sem adição de calorias.

Porém, alguns estudos científicos sugerem que o consumo dos adoçantes – utilizados nas preparações de bebidas dietéticas – tem sido associado à certas questões negativas, como por exemplo:

  • desenvolvimento de câncer, aumento do apetite e aumento do risco de obesidade¹
  • aumento do acúmulo de gordura abdominal, envelhecimento precoce e aumento de risco de diabetes tipo II²
  • risco de intolerância à glicose³

Outra questão é a de que os refrigerantes não possuem nutrientes benéficos ao corpo, por isso, podem “ocupar” o lugar de bebidas importantes para a alimentação diária, como a água mineral, a água de coco e os sucos de frutas naturais, essenciais para uma correta hidratação e para a reposição de minerais fundamentais para a saúde.

Mudanças de hábito alimentar

Como pudemos observar, os refrigerantes – com ou sem a adição de açúcares – não devem ser consumidos diariamente.

Para melhorar o seu hábito alimentar e iniciar um estilo de vida mais saudável, procure diminuir o consumo de bebidas industrializadas da sua vida – seja ela diet, light ou comum.

Opte pelo consumo de água mineral, água de coco ou suco de frutas naturais e, caso sinta vontade da sensação do gás “estourando” na boca, misture a água mineral com gás e frutas em rodelas!

Referências:

  1. ZANINI, Roberta de Vargas; ARAÚJO, Cora Luiza; MARTÍNEZ-MESA, Jeovany. Utilização de adoçantes dietéticos entre adultos em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil: um estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 924-934, 2011.
  2. ASBRAN, Associação Brasileira de Nutrição; Refrigerante diet pode causar ganho de peso e envelhecimento precoce. Publicado em 11/12/2013. Acesso em: 02/07/2018. Disponível em: http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1082
  3. Nascimento, M. A. B.. Artificial sweeteners induce glucose intolerance by altering the gut microbiota |ARTIGO COMENTADO. Sociedade Brasileira de Diabetes. Publicado em 13/10/2014. Acesso em: 02/07/2018. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/colunistas-nutricao/117-dra-maria-aparecida-b-do-nascimento/906-artificial-sweeteners-induce-glucose-intolerance-by-altering-the-gut-microbiota-artigo-comentado
  4. ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Produtos Diet e Light. Acesso em: 02/07/2018. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2864203&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=diet-e-light&inheritRedirect=true

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *