Benefícios do mamão para a sua saúde

O mamão (Carica papaya) é uma fruta presente no dia a dia de muitos brasileiros. Comumente ingerido no café da manhã, essa fruta pode proporcionar diversos ganhos ao nosso organismo. Vamos neste artigo, conhecer um pouco mais dos benefícios do mamão para a nossa saúde!

Características do mamão

Com uma polpa de textura agradável, sabor e aroma queridos por muitos, o mamão possui características como baixo nível de acidez e propriedades digestivas que agradam todas as faixas etárias.

Apesar de, na maioria das vezes, ser consumida de maneira in natura, esta fruta pode gerar produtos para a indústria quando é realizado o seu aproveitamento integral.

Em relação ao seu sabor doce, quanto mais tempo ligado ao mamoeiro, ou seja, à planta-mãe, mais aumentam os seus níveis de açúcar. Alguns produtores preferem deixar que o fruto amadureça dessa maneira (no “pé”), o que exige mais cuidado ao manusear. Porém, a fruta mais madura possui melhor aceitação dos consumidores por apresentar um sabor mais adocicado.

O mamão é uma fruta disponível ao longo de todo ano e possui uma ótima aceitabilidade, pois além de sabor, cheiro e textura agradáveis à maioria das pessoas, suas características nutricionais também são valorizadas.

Propriedades nutricionais do mamão

Esta fruta é fonte de cálcio, vitamina A e vitamina C, inclusive, quando consumimos metade de um mamão, ingerimos toda a necessidade diária de vitamina C. Ainda, seu consumo é comumente utilizado por pessoas que possuem prisão de ventre, pois suas fibras auxiliam no processo digestivo. No caso do mamão, as fibras mais presentes são as solúveis.

As fibras solúveis (pectinas, mucilagens e hemiceluloses) são encontradas principalmente em frutas e vegetais como maçã, mamão, laranja e cenoura. Também estão presentes no farelo de aveia, cevada e leguminosas.

A influência das fibras solúveis em nossa saúde intestinal está ligada à sua capacidade de reter água e formar géis. Além disso, este tipo de fibra também atua povoando nosso intestino de bactérias benéficas e combatendo as bactérias que poderiam nos causar doenças.

Entre os componentes nutricionais do mamão, encontramos também os carotenoides. Os carotenoides são corantes naturais presentes em certos alimentos que ainda contribuem para diversas atividades biológicas em nosso organismo.

Esse pigmento varia da cor amarelada à avermelhada e alguns tipos de carotenóides são precursores da vitamina A, ou seja, dão origem à essa vitamina. Muitos efeitos positivos à nossa saúde são conferidos a estes compostos!

Benefícios do mamão à saúde

Os carotenoides contribuem para o aumento da resposta imunológica do nosso organismo, ou seja, melhoram o nosso sistema de defesa, além de reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis como determinados tipos de câncer, inibindo a produção celular e também a degeneração macular (doença que leva à perda progressiva da visão), catarata e doenças do coração.

A proteção contra as doenças citadas acima, oferecida pelos carotenoides, é principalmente associada à sua ação antioxidante, pela capacidade de neutralizar os radicais livres, compostos que prejudicam o funcionamento das células do nosso corpo.

A composição da fruta, além de betacaroteno, apresenta também licopeno e betacriptoxantina como principais tipos de carotenoides, sendo o licopeno o que se apresenta em maior quantidade.

Um estudo realizado recentemente encontrou como resultado uma grande importância do componente betacriptoxantina no mamão. Apesar de não ser explorado em muitos estudos, esse composto é um dos principais geradores de vitamina A no mamão.

Já o licopeno é um composto bastante estudado ao longo dos últimos anos. Este é um carotenoide que possui indícios de benefícios contra o câncer – especialmente câncer de pulmão, próstata e estômago – e doenças do coração.

Em um estudo realizado, o licopeno foi apontado como um antioxidante mais eficiente que o betacaroteno. Em alguns países, principalmente nas nações mais desenvolvidas, a única alternativa como fonte de licopeno é o tomate e seus derivados. Porém, aqui no Brasil, além do mamão, a melancia, a goiaba e também a pitanga são apontadas como boas fontes de licopeno.

E as sementes do mamão?

Além da polpa dessa fruta, suas sementes também merecem atenção. As sementes de mamão são ricas em proteínas e fibras, além de possuírem concentrações de ácido oleico (aquela gordura boa presente no azeite de oliva). Ainda, os principais minerais contidos são o cálcio e o fósforo.

As sementes de mamão, resíduo da indústria de alimentos, podem ser transformadas em produtos de valor significativo, devido ao seu potencial nutritivo e a sua atividade antioxidante.

Maneiras de consumir o mamão

Existem inúmeras ideias possíveis para o consumo dessa fruta. Vamos ver algumas!

  • Com aveia, um ótimo componente para o café da manhã;
  • Cortado em filetes, acrescentando oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) trituradas;
  • Picado e adicionado a um iogurte natural com granola;
  • Cortado e cubos e congelado, após o descongelamento… batido no liquidificador, fica super cremoso!
  • E a clássica “vitamina” com leite e outras frutas batidas.

Referências:

  1. Sentanin, Michelle Andriati, and D. B. Rodriguez-Amaya. “Teores de carotenóides em mamão e pêssego determinados por cromatografia líquida de alta eficiência.” Ciência e Tecnologia de Alimentos 27.1 (2007): 13-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cta/v27n1/02.pdf
  2. Porte, Alexandre, et al. “Propriedades funcionais tecnológicas das farinhas de sementes de mamão (Carica papaya) e de abóbora (Cucurbita sp).” Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais 13.1 (2011): 91-96. Disponível em: http://www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev131/Art13112.pdf
  3. Jorge, Neuza, and Cassia Roberta Malacrida. “Extratos de sementes de mamão (Carica papaya L.) como fonte de antioxidantes naturais.” Alimentos e Nutrição Araraquara 19.3 (2009): 337-340. Disponível em: http://200.145.71.150/seer/index.php/alimentos/article/viewArticle/638
  4. da Silva Oliveira, Daniela, et al. “Vitamina C, carotenoides, fenólicos totais e atividade antioxidante de goiaba, manga e mamão procedentes da Ceasa do Estado de Minas Gerais.” Acta Scientiarum. Health Sciences 33.1 (2011). Disponível em: http://www.redalyc.org/html/3072/307226628001/
  5. Quinato, Éricka Esteves, Cláudia Helena Degáspari, and Regina Maria VILELA. “Aspectos nutricionais e funcionais do morango.” Visão Acadêmica 8.1 (2007). Disponível em: https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/11660
  6. Ruggiero, Carlos, Sergio Lúcio David Marin, and José Fernando Durigan. “Mamão, uma história de sucesso.” Revista Brasileira de Fruticultura 33.SPE1 (2011): 76-82. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-29452011000500011&script=sci_arttext&tlng=pt
  7. Souza, Bianca Sarzi de, et al. “Conservação de mamão’Formosa’minimamente processado armazenado sob refrigeração.” Revista Brasileira de Fruticultura (2005): 273-276. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/4153

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *