Como fazer tapioca e quais são seus benefícios

Quem nunca ouviu falar da tapioca? Nos últimos anos, este produto ganhou destaque como um excelente substituto dos pães, por não conter o glúten, encontrado na farinha de trigo, ingrediente dos pães tradicionais.

O glúten é uma proteína composta pela mistura de proteínas gliadina e glutenina, encontradas naturalmente nas sementes dos cereais como o trigo, a cevada, o centeio e a aveia.

Esta proteína ficou conhecida como a “vilã”, por  muito tempo, por gerar inchaço na região abdominal em alguns indivíduos (casos específicos e individuais) e por causar problemas sérios em pessoas com a doença celíaca.

Atualmente, a tapioca é muito consumida em diversas refeições do nosso dia, como no café da manhã, lanches da manhã e da tarde, nas refeições pré treino, ou até mesmo em um prático jantar, sempre acompanhadas por diferentes recheios.

Mas, você sabe a partir de qual alimento a tapioca é produzida? Conhece seus reais benefícios?

Confira abaixo algumas curiosidades complementares sobre a tapioca!

CURIOSIDADES SOBRE A TAPIOCA

A tapioca é um alimento típico brasileiro, tradicional das culturas nortista e nordestina.

Com raízes paraenses, essa iguaria se difundiu pelo Brasil e se tornou um alimento presente na mesa de muitos brasileiros que procuram por uma vida mais saudável, principalmente na região sudeste.

O grânulo ou a farinha da tapioca são produzidos a partir da fécula extraída das raízes da mandioca (fração amilácea originária das raízes e tubérculos da mandioca), considerado o subproduto mais nobre da mandioca.

A fécula da mandioca, em algumas outras regiões brasileiras, também pode ser conhecida como polvilho doce ou goma, quando adicionada com alguma umidade.

Pode ser preparada pela agroindústria familiar, como ocorre em menores produções rurais como nas “casas de farinhas de tapioca” no Pará, local onde a farinha é elaborada de forma artesanal e em pequena escala, e por estabelecimentos agropecuários maiores, presentes no Paraná, Bahia, Maranhão e São Paulo, onde são distribuídos para diversos locais no Brasil.

Elaborada a partir da goma da mandioca (fécula + umidade), a tapioca é comercializada apresentando características granular irregulares (de diversos tamanhos), ou como farinha, apresentando pó fino, com coloração branca alva e crocante.

OS BENEFÍCIOS DA TAPIOCA

  • Composição nutricional da tapioca

A tapioca é um alimento natural, livre de glúten, “sem” gordura, que possui reduzido teor de sódio e proteína.

É uma excelente fonte de carboidratos, pois contém o amido, razão pela qual esse produto se torna uma opção para substituir receitas que utilizam a farinha de trigo, como os pães brancos e as torradas nas refeições, também ricos em carboidratos.

  • Energia de rápida absorção e fácil digestão

Por ser rica em amido, a tapioca é um alimento que fornece energia de rápida absorção. Em 100 g, ou 3 colheres de sopa cheia de tapioca, são fornecidos 277 kcal. O pão branco, por exemplo, apresenta 289 kcal.

Por esse motivo, para aproveitar a tapioca da melhor maneira possível em benefício à sua saúde, seu consumo deve ser realizado em quantidades moderadas (sem exageros), assim como o pão.

Tapioca engorda?

Depende da maneira como você consome esse alimento. A quantidade consumida, os recheios e os acompanhamentos escolhidos são decisivos.

consumo da tapioca pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, desde que os recheios incluam alimentos saudáveis, como a ricota, o cottage, os ovos, as frutas e os vegetais, por exemplo.

  • Tapioca e atividade física

Devido a todos os fatores citados acima – energia imediata e de rápida e fácil absorção – a tapioca é uma excelente opção para quem pratica exercícios físicos, principalmente no pré treino.

Esse alimento fornece bastante energia para a prática da atividade física de média e longa duração, porém, não ajuda efetivamente para o ganho de massa magra (músculos).

COMO PREPARAR A TAPIOCA

De grande aplicação na culinária brasileira, a tapioca pode ser consumida em combinação com diversos outros alimentos, de acordo com sua criatividade!

Esse produto pode ser preparado de diferentes maneiras. Mas, em geral, é preparada utilizando a goma da tapioca hidratada, ou a massa pronta da tapioca, que pode ser adicionada de uma pitada de sal, apenas para levantar o sabor.

Utilizando uma frigideira anti aderente não é necessário o uso de óleo ou gordura para o seu preparo. A tapioca ficará soltinha e não grudará!

Como normalmente as tapiocas são vendidas hidratadas, você só precisa verificar se o tamanho dos grânulos te agradam. Se os grânulos forem grandes, você pode peneirar antes de colocar na frigideira.

  1. Esquente a frigideira anti aderente;
  2. Adicione a massa pronta na frigideira e espalhe a tapioca na frigideira de maneira que cubra toda a frigideira e apresente uma camada fina e e única (o fogo deve estar médio);
  3. Vire a tapioca e adicione o recheio a sua escolha! Pode ser uma tapioca salgada, recheada com queijos, legumes, verduras, proteínas como frango, atum ou carne moída, por exemplo. Ou uma tapioca doce, recheada de pasta de amendoim, geleias ou frutas;
  4. Depois de adicionar o recheio, basta fechar a tapioca na metade e aproveitar!

Para melhor orientação de escolha de recheios e quantidades corretas de consumo da tapioca, de maneira a favorecer a sua saúde, e que vá de acordo com as suas necessidades individuais, procure um Nutricionista!

Referências:

  1. Farinheiras do Brasil: tradição, cultura e perspectivas da produção familiar de farinha de mandioca / Organizadores: Valdir Frigo Denardin; Rosilene Komarcheski. – Matinhos: UFPR Litoral, 2015.
  2. SILVA, PRISCILA ANDRADE et al. OBTENÇÃO DA FARINHA DE TAPIOCA: PARTE 1–AVALIAÇÃO DO PROCESSO. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 31, n. 1, 2013.
  3. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 6.0. São Paulo, 2017. [Acesso em:08/09/2018 ]. Disponível em: http://www.fcf.usp.br/tbca/

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *