Freekeh, o trigo verde: benefícios e como usar

Mais um grão ancestral para entrar na sua dieta, o freekeh, ainda relativamente novo no Brasil, apresenta rica composição nutricional e pode oferecer diversos benefícios à saúde.

Aprenda mais sobre este “supergrão” e como utilizá-lo.

O que é o Trigo Verde (Freekeh)?

Os povos antigos já sabiam: o trigo, quando colhido precocemente, pode apresentar maior teor de proteínas, fibras e micronutrientes (vitaminas e minerais), daí o surgimento do trigo verde ou freekeh.

A colheita precoce não influencia somente no valor nutricional do grão, mas também em seu sabor e textura, bastante diferenciados.

De origem árabe, o nome árabe traduz-se por “esfregar”, referindo-se ao processo pelo qual o freekeh é feito. O freekeh portanto não é um grão “real”, não existe uma planta freekeh, mas sim um processo freekeh, que começa na escolha dos grãos verdes jovens, mais comumente o trigo, depois secando, assando e esfregando os grãos.

A história da descoberta do freekeh é bastante interessante e conta que em 2300 a.C., uma nação no Mediterrâneo Oriental estava antecipando um ataque à sua cidade e preocupado com a perda de suas colheitas, o povo colheu o trigo ainda verde e o armazenou. Infelizmente, a cidade ficou sob fogo e o trigo verde foi queimado; as pessoas, então, esfregaram os grãos de trigo e descobriram que o grão era comestível e, ainda, apresentava delicioso sabor.

Atualmente, o principal produtor mundial de freekeh é a Austrália.

Benefícios do freekeh

Além da “concentração” de alguns nutrientes tradicionais, o trigo verde ou freekeh ainda apresenta compostos bioativos, que desempenham funções de proteção contra diversas doenças e propriedades interessantes relacionadas à sua rica composição; isto sem falar nos benefícios relacionados à sensorialidade, ou seja, sabor e textura.

1. Ação antioxidante

A presença de compostos antioxidantes no grão garante a proteção do corpo contra a ação dos radicais livres, evitando a degeneração das células e o envelhecimento precoce. 

2. Saúde dos olhos

Os compostos bioativos luteína e zeaxantina, presentes de maneira destacada no freekeh, protegem a retina e previnem a degeneração ocular.

3. Bom funcionamento e saúde intestinal

Devido ao seu alto teor de fibras, o supergrão favorece a saúde e o bom funcionamento intestinal e pode contribuir para a proliferação de bactérias benéficas ao organismo, atuando na melhora da imunidade na prevenção de diversas doenças.

A quantidade desse nutriente no freekeh se destaca em comparação a outros grãos; apresenta 3 vezes mais fibras do que o arroz integral!

4. Baixo índice glicêmico

Sua composição garante ao grão um baixo índice glicêmico, ou seja, ele auxilia para uma absorção mais controlada de nutrientes, sobretudo da glicose, favorecendo o controle de peso e o emagrecimento e também o controle dos níveis de glicose no sangue, ou seja, pode também ser um alimento benéfico para diabéticos. 

5. Alto teor de proteínas

O trigo verde apresenta alto teor de proteínas (14,9g em 100g do grão); é maior que o da quinoa (13,6g/100g) e ao do arroz integral (7,7g/100g). As proteínas são fundamentais para promover a saciedade, além de terem papel fundamental para a formação de todas as estruturas do corpo.

6. Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B estão intimamente relacionadas à formação de energia; portanto, o supergrão freekeh também é um aliado para mais disposição no dia-a-dia.

Receitas e onde comprar

O freekeh, aos poucos, vem sendo mais conhecido, procurado e, portanto, está cada vez mais disponível para o consumidor. Atualmente pode ser encontrado em lojas especializadas na internet, lojas de produtos naturais ou mesmo lojas que vendem grãos à granel. 

Alguns produtos industrializados, apesar de ainda nichados, já começam também a explorar o trigo verde em sua composição.

Na culinária, o freekeh tem mais tradição em sua terra de origem – nos países árabes, mas vem chegando ao “novo mundo”, conquistando adeptos e novos usos na cozinha.

O trigo verde é muito utilizado cozido em saladas, misturados com outros grãos, vegetais e temperos; também em cozidos com diferentes tipos de carnes ou como substituto de nosso arroz de todos os dias.

Ficou curioso? Vale procurar e experimentar mais este super alimento, que poderá agregar mais sabor e saúde à sua rotina.

Referências:

  1. The Whole Grains Council. Freekeh: The hot new ancient grain. 2011. Disponível em: https://wholegrainscouncil.org/blog/2011/10/freekeh-hot-new-ancient-grain. Acesso em 03 de dezembro de 2018.
  2. The Whole Grains Council. Freekeh n-fabulous. Disponível em: https://wholegrainscouncil.org/blog/2013/10/freekeh-n-fabulous. Acesso em 03 de dezembro de 2018.
  3. Greenwheat Freekeh. Disponível em: http://www.greenwheatfreekeh.com.au/. Acesso em 03 de dezembro de 2018.
  4. Humphries JM, Khachik F. Distribution of lutein, zeaxanthin, and related geometrical isomers in fruit, vegetables, wheat, and pasta products. J Agric Food Chem. 2003 Feb 26;51(5):1322-7. PubMed PMID: 12590476. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12590476

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *