Horta caseira: O que plantar e como fazer em espaços pequenos

Hoje em dia, ter uma horta em casa não é mais privilégio só de quem tem um quintal grande. Mesmo em espaços pequenos – e até em apartamentos – é possível ter uma horta caseira, orgânica e que até decore o ambiente. Além é claro, do benefício de ter sempre alimentos frescos e saudáveis em casa, como as hortaliças, ervas e temperos.

Benefícios de ter uma Horta Caseira

Ter uma horta caseira, além de proporcionar o estímulo à uma alimentação mais saudável e o contato com a natureza, também ajuda nas economias das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de algumas doenças.

Ainda, fazer uma horta caseira com a ajuda das crianças, fortalece os laços familiares e elas ainda aprendem noções como paciência, responsabilidade e ecologia.

O contato com a natureza é importante para o desenvolvimento dos pequenos, pois favorece os estímulos aos sentidos da criança e mais conhecimento sobre o seu corpo, seu planeta, sua forma de vida, suas possibilidades e seu limite.

Entretanto, é muito importante lembrar que todos os benefícios proporcionados pela horta deixam de existir se forem utilizados agrotóxicos e adubos químicos.

Os benefícios de ter uma horta em casa proporcionam:

  • Uma alimentação mais saudável;
  • Contato com a natureza;
  • Economia;
  • Manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças;
  • Fortalece os vínculos familiares;
  • E o melhor benefício de todos: ter a disposição alimentos orgânicos e frescos!

Quais alimentos saudáveis cultivar

O que plantar em uma horta caseira:

  • Verduras: couve, alface, rúcula, almeirão, agrião, repolho, espinafre, etc.
  • Legumes: cenoura, beterraba, rabanete, pepino, couve-flor, brócolis, abobrinha, tomate-cereja, tomate, pimentas, etc.
  • Ervas aromáticas: manjericão, hortelã, alecrim, salsinha, cebolinha, capim-limão, camomila, erva-doce, sálvia, tomilho, tomilho-limão, etc.

Existem algumas plantas que se plantadas juntas no mesmo vaso não terão problemas, elas são:

  • alecrim, tomilho e sálvia;
  • manjericão, anis, carqueja e sálvia;
  • manjericão, manjerona e cebolinha.

Entretanto, existem algumas dicas específicas para certas plantas:

  • Hortelã

Plante o hortelã em vasos grandes, pois a planta se espalha com facilidade e, se plantada em um terreno, irá alastrar. Regue com bastante água, pois o hortelã gosta muito de umidade.

Além disso, não plante o hortelã junto com outras plantas, pois suas raízes são invasoras e prejudicam o desenvolvimento de outras espécies.

  • Salsinha

A salsinha também deve ser plantada sozinha, pois suas raízes também são invasoras.

  • Alecrim

O alecrim gosta muito de sol e, se for plantado em um local com bastante espaço, crescerá formando um arbusto redondo, espalhado para os lados.

  • Manjericão

Se quiser manter o aroma das folhas do manjericão, retire as flores que nascem no pé da planta, pois elas retiram todo o aroma das folhas. Além disso, se não quiser que o manjericão se alastre, realmente retire as flores para que isso não aconteça.

  • Couve

A couve é uma planta que atrai muitas lagartas e, por isso, muitas vezes é difícil manter as folhas da couve inteiras e protegidas. Uma maneira de controlar que as lagartas comam as folhas é usando, por exemplo, a planta capuchinha que produz flores atraentes e comestíveis. O ideal é alternar as capuchinhas entre as couves.

Leia mais em: Couve e seus benefícios!

Inseticidas caseiros

Os inseticidas feitos em casa não deixam de ser tóxicos à nós, por isso, deve-se ter muito cuidado durante a sua preparação e aplicação, não levando as mãos à boca, não fumando e não aspirando-os.

Devem ser guardados em local seguro, longe de crianças, e o frasco deve ter uma etiqueta com a identificação. Ainda, quando for pulverizar os inseticidas, não fazê-lo contra o vento e lavar bem o rosto, as mãos e os equipamentos após a aplicação.

Abaixo segue algumas receitas de produtos caseiros:

  • Espalhante de sabão

Ralar 50 gramas de sabão de coco, colocar em 1 litro de água quente e misturar até dissolver completamente. Depois, misturar em 4 litros de água fria e guardar em recipiente de plástico. Antes de usar, agitar o recipiente.

  • Calda de alho, pimenta e sabão

Picar e amassar 1 cabeça de alho e 2 pimentas vermelhas (malagueta). Ralar 25 gramas de sabão de coco e dissolvê-lo em 2 litros de água quente, juntando o alho e a pimenta. Deixar em repouso até esfriar e depois coar em pano fino e aplicar.

Como fazer uma horta caseira em apartamento

Quando pensamos em uma horta caseira, logo imaginamos que precisamos de um bom quintal para isso, certo? Errado! Pois mesmo para quem não dispõe de um quintal ou jardim, podemos criar uma horta em vasos, canos de PVC, garrafas PET, entre outros.

É claro que haverão restrições quanto aos tipos de plantas que poderão ser cultivadas, pois é importante escolher as plantas mais adequadas e verificar suas condições ideais de desenvolvimento. As plantas ideais são: cebolinha, salsinha, orégano, manjericão, hortelã, alecrim, coentro, sálvia, tomate-cereja, rúcula e alface.

Porém, existem alguns requisitos necessários para que a horta se desenvolva bem, vamos conhecê-los:

  • Luz solar

É importante que a luz do sol irradie diretamente na horta por pelo menos 4 horas do dia.

  • Ventilação natural

É importante que o local escolhido tenha ventilação natural, nada muito forte e nem muito abafado.

  • Utensílios para colocar as plantas

Podem ser usados vários tipos de utensílios como as embalagens recicláveis (garrafas PET, caixas de leite, potes de vidros, latas de molho de tomate), os canos de PVC e, claro, os próprios vasos para plantas.

E lembre-se, independente de qual for o utensílio escolhido é importante fazer um furo ou vários furinhos para que a água escorra e não apodreça a raiz da planta.

  • Ferramentas adequadas para os cuidados da horta

Adquira as ferramentas necessárias para a manutenção e cuidados da horta, como: tesoura de poda, pazinha pequena, luvas e regadores.

Além disso, uma maneira muito prática, decorativa e que dispõe de pouco espaço é a horta vertical, sendo uma ótima opção principalmente para apartamentos. Podem ser afixados caixas de madeira ou pallets na parede para servir de suporte para os vasos com as plantas.

Como criar e cuidar de uma horta em uma casa com quintal pequeno

Em casas com quintal pequeno, também podemos criar uma hortas em vasos, garrafas PET, jardineiras, entre outros. A opção da horta vertical também é uma ótima forma de otimizar espaços pequenos principalmente as paredes.

Mas antes de fazer uma horta, precisamos seguir alguns passos:

  1. Adquira as mudas das plantas ou se houver tempo e paciência, plante as sementes e espere a muda crescer.
  2. Os vasos devem ficar em local bem iluminado.
  3. A horta deve ser regada todos os dias para manter o solo sempre úmido, porém não pode estar encharcado demais.
  4. Sempre regue a horta de manhã cedo e/ou no final da tarde, nunca regue no horário de sol forte, pois as gotas de água irão funcionar como uma lente de aumento e irão queimar as folhas das plantas.
  5. Faça a adubação com húmus, adubos orgânicos ou adubos líquidos. Porém, tome cuidado com a quantidade utilizada, pois o excesso pode ter um efeito contrário, matando a planta.
  6. Faça rotação de culturas, o que aumentará o rendimento da sua horta, pois a cada troca de variedade de planta, o solo será melhor preservado. Consequentemente, suas plantas vão precisar de menos cuidados, menos fertilizantes e terão maior qualidade nutricional.

Algumas dicas importantes:

As ervas aromáticas, por se produzirem constantemente, são as melhores opções para se plantar em vasos. Principalmente ervas como a cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã, erva-doce, alecrim e sálvia.

Além disso, como são plantas que precisam ser replantadas com maior frequência, é importante sempre trocar a terra e adubá-la quando fizer o replantio.

Quando tiver que viajar por muitos dias e para que a horta não fique sem irrigação, é possível montar um sistema de irrigação automática por gotejamento para horta usando garrafas PET e barbante.

É uma forma de irrigação fácil, barata e eficiente. Só é necessário fazer um furo na tampa da garrafa PET, colocar uma das extremidades do equipo para soro fisiológico na tampa e fazer um recorte na parte de cima da garrafa para abastecer com água.

Depois é só prender a garrafa em uma estaca de madeira com o barbante e fincar a estaca próxima à planta que será irrigada.

Referências:

  1. TERSO, M. M. LEITE, M. L. Horta orgânica: Alimentação saudável/Qualidade de vida. Secretaria de Educação do Paraná. Cadernos PDE, volume 1. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_cien_artigo_mariluce_martins_terso.pdf.
  2. Nozomu Makishima, et al. Projeto horta solidária: cultivo de hortaliças. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2010. Disponível em: http://www.cnpma.embrapa.br/down_site/horta/cartilha_horta_final2010.pdf.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *