Benefícios do Tomilho e dicas de uso em receitas

Muito conhecido na cozinha, o tomilho pode apresentar benefícios que vão além do sabor: ele é considerado uma erva medicinal, que pode atuar na saúde.

Descubra os principais benefícios desta planta, assim como modos de usá-la no dia-a-dia.

O que é e benefícios do tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris) é originário da Europa, pertencente à família Lamiaceae – primo do orégano, do alecrim e da hortelã, e é muito apreciado na cozinha mundial pelas suas propriedades aromáticas e condimentares.

Existem muitas variedades de tomilho, mas os de uso mais comum são 3: o tomilho de jardim (o Thymus vulgaris), o tomilho-limão e o tomilho-alcarávia. Quem olha as pequenas folhinhas de tomilho nem imagina seu potencial aromático e outros benefícios funcionais.

Além do uso culinário, desde a antiguidade, esta erva também é reconhecida pelo seu uso medicinal e apresenta diversas propriedades que podem ser deliciosas também para saúde.

A planta pode ser encontrada in natura (fresca) ou seca, mas o óleo essencial proveniente do tomilho também é bastante estudado e apresenta funções interessantes, devido a maior concentração de alguns componentes.

Além dos nutrientes “tradicionais” (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), muitos dos benefícios do tomilho se devem à presença do timol, substância ativa da planta de tomilho, também se destaca por conter substâncias bioativas como fenóis e flavonoides.

Confira alguns dos benefícios mais comprovados do tomilho:

1. Propriedades antimicrobianas

O timol presente no tomilho tem capacidade de prevenir infecções fúngicas, virais e bacterianas, reduzindo assim a pressão sobre o sistema imunológico.

Devido a sua ação antimicrobiana, desde a antiguidade o tomilho era usado no tratamento de dores de garganta e outras infecções. Até hoje, o chá de tomilho (receita disponível no final da matéria) é utilizado para aliviar dores de garganta. 

Alguns estudos analisam o poder desta erva (sobretudo de seus óleos) no combate a diferentes tipos de bactérias, fungos e vírus.

2. Reforço à imunidade

A vitamina C, presente no tomilho, tem ação importante para o sistema de defesas do corpo, prevenindo infecções. Esta vitamina, ainda, atua na formação de colágeno, sendo fundamental para a saúde da pele e articulações.

3. Potente antioxidante

O tomilho contém substâncias antioxidantes que podem exercer muitos benefícios ao organismo, atuando na proteção do corpo contra a ação dos radicais livres e, por isso, é capaz de “poupar” células, tecidos e sistemas e de prevenir o envelhecimento precoce.

4. Amigo do coração

Os polifenóis presentes no tomilho atuam na vasodilatação, auxiliando o controle da pressão arterial e, deste modo, colabora para a prevenção de problemas cardíacos.

Alguns estudos ainda relacionam substâncias presentes no tomilho ao controle dos níveis de colesterol, o que também auxilia para a saúde cardiovascular.

5. Prevenção de doenças crônicas

O conjunto de nutrientes e substâncias ativas presentes no tomilho e suas propriedades fisiológicas (anti-alérgica, anti-aterogênica, anti-inflamatória, cardioprotetora) atuam em conjunto, fazendo desta erva uma aliada no combate a doenças crônicas (diabetes, pressão alta, obesidade).

Utilizando o tomilho

O tomilho é uma das ervas mais utilizadas na cozinha ao redor do mundo, ele é um “coringa” para diversos pratos, isto devido ao sabor sutil, terroso e adocicado, e que combina com muitos alimentos e preparos.

Devido a estas características, o tomilho tem a qualidade de poder ser misturado a outras ervas, temperos e condimentos em equilíbrio (sem necessariamente dominar todo o prato).

Além de fresco, o tomilho pode ser facilmente encontrado na versão seca, que pode também aparecer nos mais diversos preparos.

Como tempero

Apesar de a cozinha ser um ambiente para experimentação, liberdade e para ousar nas combinações, há algumas harmonizações clássicas com ervas e temperos. E o tomilho? Onde pode utilizá-lo sem medo de errar?

  • Clássico aromático – Bouquet Garni

O bouquet garni é um acompanhamento aromático clássico utilizado para dar mais sabor a caldos, molhos e cozidos – é uma combinação dos seguintes ingredientes: tomilho, louro e sal (o bouquet pode ganhar ainda outros ingredientes).

  • Carnes em geral, principalmente nas vermelhas como bovina, suína e mesmo em carnes de carneiro;

Experimente colocar um ramo de tomilho na frigideira onde vai grelhar um bife, por exemplo, para aromatizar o óleo ou azeite a ser utilizado. O aroma ficará incrível; um novo toque especial para a carne.

  • Cozidos em geral – de carnes ou vegetais;

Raminhos de tomilho adicionados às carnes de panela com vegetais podem acrescentar um sabor confortante e levemente fresco nas preparações.

  • Marinadas (temperos com base de ácido, algum tipo de gordura e adição de aromáticos);

Deixe os alimentos “pegando” tempero sempre que tiver um tempo disponível. O tomilho pode fazer parte de diferentes marinadas.

  • Ovos – omeletes, ovos mexidos;

Com um simples ingrediente, mude o sabor de um alimento comum como o ovo. Utilize o tomilho também na decoração, fica lindo!

  • Grãos e leguminosas (feijões).

Adicione ramos de tomilho no cozimento do seu arroz; o resultado pode surpreender.

Realmente, o tomilho “vai bem” com muita coisa!

Abaixo confira uma receita muito fácil e deliciosa com tomilho, além de como fazer o chá da erva (muito utilizado para alívio de dores de garganta).

Batata doce tostada com tomilho

  1. Lave e corte batatas doces ao meio;
  2. Coloque-as em uma assadeira e regue com azeite, sal e pimenta;
  3. Adicione alguns ramos de tomilho e cubra com um papel-alumínio;
  4. Leve ao forno alto por, aproximadamente, 40 minutos;
  5. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por mais 15-20 minutos, para tostar;
  6. Enfeite as batatas com mais ramos de tomilho na hora de servir.

Chá de tomilho

  1. Ferva 1 litro de água;
  2. Desligue o fogo e coloque na água 2 ramos de tomilho;
  3. Abafe o recipiente com uma tampa e aguarde 15-20 minutos;
  4. Consuma quente ou gelado. Se preferir, também pode adoçar seu chá.

Bom… Agora que você já sabe que o tomilho é uma erva versátil, muito gostosa, fácil de utilizar em diferentes preparos e, ainda, apresenta benefícios à saúde, só falta mesmo incluí-lo no seu dia-a-dia.

Referências:

  1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/133435/1/CT-70.pdf. Acesso em 03 de dezembro de 2018.
  2. Wright, J; Treuille, E. Le Cordon Bleu: Todas as técnicas culinárias. Editora Marco Zero: São Paulo-SP, 2000.
  3. Neto, NL. Ervas e especiarias com sias receitas. Editora Boccato: São Paulo-SP, 2003.
  4. Banerjee P, Mukherjee S, Bera K, Ghosh K, Ali I, Khawas S, Ray B, Ray S.Polysaccharides from Thymus vulgaris leaf: Structural features, antioxidante activity and interaction with bovine serum albumin. Int J Biol Macromol. 2018 Nov 29. pii: S0141-8130(18)33789-9. doi: 10.1016/j.ijbiomac.2018.11.117. [Epub ahead of print] PubMed PMID: 30503789. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30503789

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *