Tâmara: o que é, benefícios, como usar e onde comprar

A tâmara é super conhecida por sua presença nas festas de fim de ano.

Riquíssima em nutrientes, esse texto irá te mostrar muitos motivos para que você passe a ter vontade de comer tâmara o ano inteiro!

O que é a tâmara?

A tâmara é o fruto da tamareira, Phoenix dactylifera L., sendo conhecida e cultivada pelo homem desde muitos séculos atrás.

Acredita-se ser originada do norte da África, região onde seu consumo continua até hoje exercendo papel fundamental na nutrição e saúde da população local.

São frutos extremamente resistentes à condições adversas, sendo cultivadas em regiões áridas e semiáridas.

A polpa é rica em açúcares, o que faz dela um fruto doce e delicioso. Além disso, é um alimento muito versátil para se utilizar em receitas culinárias para uma alimentação saudável, como saladas, massas, risotos e doces.

Resumo

A tâmara é um fruto, aparentemente originado do norte da África, e muito resistente à condições adversas de cultivo.

É um alimento naturalmente doce, além de ser nutritivo e versátil para preparações culinárias.

Benefícios da tâmara

Na composição do fruto é possível encontrar carboidratos, gorduras, proteínas e uma grande quantidade de fibras, além de ser boa fonte de vitaminas e minerais, como as vitaminas A, B1, B2 e C e os minerais cálcio, zinco, ferro, potássio, manganês, cobre e magnésio.

Alguns dos benefícios relativos ao consumo do fruto estão ligados às suas propriedades anti inflamatórias, nefro protetoras, antioxidantes e influência na fertilidade.

Bom para gestantes

As gestantes necessitam de muita energia na hora do trabalho de parto. As tâmaras contém alta quantidade de carboidratos de fácil absorção pelo organismo, além de reduzirem os riscos de diabetes gestacional.

Um estudo realizado no Oriente Médio, em 69 mulheres, mostrou que o consumo de 6 tâmaras por dia, 4 semanas antes de dar a luz, reduziu significativamente a necessidade de parto induzido.

Melhora a saúde intestinal

Já é de grande conhecimento público que as fibras alimentares são capazes de regular o trânsito intestinal. Com a tâmara não é diferente.

As fibras presentes nas tâmaras são capazes de melhorar o trânsito intestinal, prevenindo situações indesejadas, como a constipação.

Contribui para a perda de peso

A tâmara, por ofertar um grande teor de fibras, possui a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, aumentando a saciedade e, consequentemente, promovendo a redução da ingestão alimentar.

Para quem deseja o efeito oposto, ou seja, o ganho de peso, a tâmara também pode ser uma boa opção quando consumida em porções maiores. Cada 100 gramas de tâmaras secas oferecem cerca de 270 kcal.

Possui potencial anti inflamatório

Por serem ricas em magnésio, as tâmaras possuem propriedade anti inflamatória. Dessa forma, podem contribuir na prevenção de doenças do coração, doença de Alzheimer, etc.

Ajudam a combater a anemia

A anemia é caracterizada pelos níveis anormais de hemoglobina devido a condições patológicas.

O consumo regular de tâmaras pode ajudar a evitar esse quadro, uma vez que possui quantidades importantes de proteínas e ferro em sua composição.

Auxiliam na saúde dos ossos

A perda óssea é comum em mulheres na pós menopausa, podendo levar a um quadro de osteoporose, embora também possa ocorrer em indivíduos de ambos os sexos após os 40 anos. A osteoporose é caracterizada pela baixa massa óssea, causando fragilidade do osso e o aumento do risco de fraturas.

O consumo regular de tâmaras auxilia no fortalecimento ósseo, uma vez que é rico em minerais importantes para a saúde dos ossos, como o cálcio, zinco, cobre e manganês.

Previne doenças do coração

A hipertensão é uma doença assintomática, porém não é benigna. Independente de outras condições, a pressão arterial elevada é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O consumo de tâmaras, quando feito junto à uma dieta balanceada e prática de atividade física, pode ajudar a diminuir a pressão arterial, e consequentemente o risco dessas doenças.

Como usar

Muito versátil, a tâmara pode ser utilizada tanto em preparações doces como salgadas.

Em saladas, podem ser adicionadas para conferir um toque adocicado à preparação.

Podem ser consumidas também em massas e risotos, uma vez que combinam muito bem com queijos de sabor mais intenso, como o queijo gorgonzola, por exemplo.

Além disso, como são saborosas e naturalmente doces, podem ser utilizadas no lugar do açúcar em sobremesas, para tornar essas preparações mais saudáveis.

Onde comprar

As tâmaras podem ser facilmente encontradas em supermercados, hortifrútis e lojas virtuais.

Leia também: Atemóia: o que é, benefícios, como usar e receitas

Referências:

  1. Saryono, S. Rahmawati, E. Dwi, M. Effects of dates fruit (Phoenix dactlylifera L.) in the female reproductive process. International Journal of Recent Advances in Multidisciplinary Research. University of Jenderal Soedirman, Indonesia. 2016; v.3(7): 1630-1633. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327980952_EFFECTS_OF_DATES_FRUIT_PHOENIX_DACTYLIFERA_L_IN_THE_FEMALE_REPRODUCTIVE_PROCESS
  2. Krause, MV. Mahan, LK. Escott-stump, S. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ᵃ ed. 2ᵃ tiragem. São Paulo:Roca, 2010.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *