Mel, calda de agave ou melado, qual a diferença e a melhor opção?

Você está super engajada na reeducação alimentar, mas é uma formiguinha e nem imagina como seria ficar sem um doce?! Calma, você não está sozinha!

Entre as principais dificuldades das pessoas que estão começando a mudar a dieta é ter que abrir mão dos doces. Mas espera um instante… Quem disse que para ter uma alimentação saudável você tem que deixar de aproveitar esse sabor?!

É verdade que o açúcar refinado que conhecemos não é das melhores opções para a saúde, já que em seu processo de refinamento perde seus minerais e vitaminas e ainda é adicionado de vários produtos químicos para ficar branquinho e, por isso, vicia o paladar e fornece calorias vazias, que engordam sem nutrir.

Mas nem tudo está perdido! A natureza tem várias alternativas tão ou mais doces que o açúcar de mesa, porém bem mais naturais e nutritivas, que podem te auxiliar a reduzir o açúcar comum ou substituí-lo.

Entre elas estão o mel, a calda de agave e o melado de cana. Já ouviu falar, mas não conhece as diferenças e nem entende como poderia utilizá-los?! Confira a seguir tudo o que você precisa saber para escolher como adoçar seus alimentos e bebidas de forma mais saudável!

Mel, calda de agave e melado de cana: conheça as principais diferenças!

O mel é considerado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária um alimento de origem animal, já a calda de agave e o melado de cana são alimentos de origem vegetal, todos utilizados na alimentação com o objetivo de serem adoçantes naturais.

O mel é um alimento obtido a partir da extração do néctar das flores e das excreções das abelhas, que o recolhem e o transformam através da combinação de substâncias específicas próprias, para então armazená-lo nos favos da colméia, onde ocorre sua maturação.

Admirado por muitos e apontado como um “alimento dos deuses” o mel é constantemente utilizado quando surge aquela gripe ou dor de garganta, mas seu valor para a saúde vai muito além disso, e seu sabor, cor e consistência podem variar de acordo com a flora apícola, ou seja, o tipo de flor a partir do qual seu néctar de origem foi extraído e também a partir da espécie de abelha que participou de sua produção.

Veja também: Mel de laranjeira, eucalipto, manuka, uruçu.. afinal, qual o melhor?

Enquanto a calda de agave é produzida a partir do néctar de uma planta, proveniente do México, da mesma espécie do cacto, chamado agave-azul, utilizado para a elaboração de uma famosa bebida destilada tipicamente mexicana, a tequila. Além dessa função, o agave-azul é um adoçante natural potente e totalmente vegetal com algumas propriedades medicinais.

Já o melado, também conhecido como “mel de engenho”, é o produto obtido pela concentração do caldo de cana-de-açúcar ou a partir da rapadura derretida. Seu processo de produção envolve a fervura e evaporação do caldo da cana, antes do processo de cristalização do açúcar. Antigamente, no auge do início da produção de açúcar branco, considerado um produto nobre, o cheirinho gostoso do “mel de engenho” invadia os canaviais e a casa da fazenda, assim como o açúcar bruto ou mascavo, a rapadura e o caldo de cana.

Benefícios nutricionais e terapêuticos

O mel é composto basicamente por açúcares, água, minerais e enzimas, que são substâncias químicas que possibilitam que diversas reações essenciais ao metabolismo aconteçam. Mas, sua produção não é nada básica, porque o mel é um alimento altamente puro, elaborado por processos totalmente naturais, que envolvem especialmente as flores e as abelhas.

O mel de abelhas e o pólen sempre foi utilizado pelos índios da região Amazônica como um alimento terapêutico, por suas propriedades que apresentam influências positivas ao sistema imunológico e efeito analgésico, anti-inflamatório, sedativo e expectorante.

Além de seu poder adoçante, onde 80% dos açúcares são constituídos por frutose e glicose, e alto valor energético, o mel possui um aroma agradável, ação antibacteriana, antifúngica, antioxidante e antimicrobiana e ainda tem função prebiótica que favorece a melhora da saúde intestinal, o sono e o aumento da imunidade.

Mesmo com todos os benefícios do mel, a recomendação é que ele seja consumido regularmente como um alimento nutritivo a compor dieta, mas com moderação, por ser calórico e rico em açúcares simples, que são absorvidos rapidamente pelo organismo.

O agave é uma planta com propriedades medicinais, particularmente o agave azul, que tem alto teor de frutose e minerais como o cálcio. Estudos realizados pelo Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do México demonstraram resultados promissores no combate à osteoporose, que provoca a diminuição da absorção de minerais e cálcio, essenciais para o fortalecimento dos ossos, e que afeta, na maioria das vezes, as mulheres.

Apesar da calda de agave ter baixo índice glicêmico, o que quer dizer que ela eleva os níveis de açúcar no sangue gradualmente, devido à quantidade  concentrada de frutose, pode precipitar quadros de triglicerídeos e colesterol alto, além de gordura no fígado. Mas você deve estar pensando o que a frutose, que é um açúcar tem a ver com o aumento dos níveis de gordura?

O que acontece é que a frutose é metabolizada no fígado, antes mesmo da glicose e quando há excesso de frutose o corpo pode desenvolver uma condição chamada resistência à insulina, aquele hormônio que tem por objetivo controlar o açúcar no sangue, mas também age nos tecidos gordurosos, fígado e rins e em quantidades desequilibradas pode não só, provocar pré diabetes e diabetes, e ainda prejudicar o metabolismo das gorduras.

Mas isso não quer dizer que a calda de agave não seja uma excelente opção de substituto do açúcar, mas sim que deve ser consumida em menor quantidade, já que a frutose é muito doce, mais do que a sacarose do açúcar e com moderação no dia a dia.

O melado de cana, assim como o mel de abelha e a calda de agave, é um alimento muito energético, mas o seu diferencial é outro: além de conter diversas vitaminas e minerais como o cálcio, o melado é rico em ferro, sendo considerado uma fonte importante deste mineral para a prevenção de anemias.

Por ser produzido a partir do caldo de cana ou garapa, o melado é um bom alimento para quem sofre de prisão de ventre, por seu efeito laxante, além de ajudar no desenvolvimento dos ossos e dos dentes.

Devido ao seu grande valor nutritivo, com alto teor de cálcio, ferro e sais minerais, o melado de cana é recomendado para substituir o açúcar comum, principalmente para o consumo diário das famílias e para utilização na merenda escolar.

O melado também deve ser utilizado com moderação, assim como as outras alternativas para substituir o açúcar porque apesar de todos os benefícios que estes adoçantes naturais apresentam, o sabor doce deve ser desfrutado de forma consciente para não prejudicar o consumo de outros alimentos importantes em uma dieta saudável como as frutas, verduras e legumes.

Lembre-se que em uma alimentação saudável é possivel comer de tudo, desde que haja equilíbrio e consciência!

Como usar o mel, a calda de agave e o melado de cana?

O mel é muito versátil na cozinha e pode ser usado em diversas receitas, pois adoça e carameliza os alimentos. Antes mesmos das sobremesas serem criadas, o mel era utilizado para adoçar bebidas e por cima das frutas.

Ao longo dos tempos, a sua utilização na cozinha se popularizou e mesmo sendo mais usado no Brasil como medicamento nas épocas frias, do que como alimento, o mel é nutrivo e tem sabor especial, podendo ser usado em diversas receitas, como doces, iogurtes, saladas de frutas, panquecas, geleias, gelados e sorvetes; receitas salgadas como frango, lombo e molhos; bebidas, entre elas os chás, as batidas e drinks e como acompanhamentos de torradas e cereais.

Mas para preservar as propriedades medicinais do mel, ele não deve ser aquecido acima de 40ºC para que as suas enzimas não sejam destruídas. Se desejar descristalizar o mel que tem em casa, ou torná-lo fluído novamente, já que o mel puro cristaliza com o tempo, você deve aquecê-lo em banho maria, com um calor suportável quando se põe a mão dentro da água morna.

A calda de agave pode ser utilizada também na substituição de qualquer tipo de açúcar, em receitas de granolas, panquecas, wafles, sorvetes, sucos, shakes ou para adoçar frutas, café e chás. Mas também pode aparecer em receitas salgadas ou de molhos.

Tem sabor bastante frutado, potencializa o sabor dos alimento e por ser bem mais doce que o açúcar como o mel requer a utilização de uma quantidade menor nas receitas. Uma colher de sobremesa é suficiente para adoçar um pote de 170 ml. de iogurte natural, por exemplo.

Produtos de confeitaria feitos com agave devem ser assados em forno com temperatura um pouco mais baixa porque o produto pode dourar mais rapidamente.

Agora, como diz o ditado “Quem nunca comeu melado quando come se lambuza.” Na culinária americana e europeia, o melado é utilizado em caldas para panquecas, pães e bolos, combinado com outros ingredientes como especiarias, frutas cristalizadas, amêndoas e nozes, além de entrar na preparação de assados, molhos para carnes e frutos do mar.

Ao longo da história brasileira o melado de cana também sempre foi muito consumido. Ele pode ser utilizado puro ou com frutas, leite e cereais. Sendo também um adoçante natural resistente ao aquecimento, o que o torna capaz de substituir o açúcar no preparo de doces, bolos, pães, sobremesas e bebidas.

É importante lembrar que o mel não deve ser oferecido à crianças menores de 1 ano de idade, pois pode conter toxinas, das quais o sistema imunológico do bebê ainda não está apto para se defender. Pessoas portadoras de diabetes também devem consultar o médico ou nutricionista para iniciar o consumo regular de mel, agave e melado de cana, pois são ricos em açúcares simples e as condições clínicas de cada um devem ser consideradas.

Viu como é possível manter os doces na dieta, sem deixar de ser saudável?! A informação é a melhor ferramenta para não se tornar escravo de nenhum receio que envolva a alimentação, utilizando todos os sabores que a natureza nos oferece.

Referências:

  1. Silva, R. A. et al. Composição e propriedades terapêuticas do mel de abelha. Rev. Alim. Nutr., Araraquara. v. 17, n. 1, p. 113-120. jan./mar.,2006. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/49599717_Composicao_e_propriedades_terapeuticas_do_mel_de_abelha
  2. Brasil. Conselho Regional de Nutricionistas da 9° região – Minas Gerais. Home >Notícias >Os benefícios do agave-azul. Disponível em http://crn9.org.br/noticias/os-beneficios-do-agave-azul/
  3. GASPAR, Lúcia. Mel de engenho (melado)Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/
Tags:,

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *