Agave: conheça mais sobre ele, para o que serve e como usar

É hora de falar sobre um doce dilema: como adoçar os alimentos com opções mais nutritivas e saudáveis!

Não é de hoje que o açúcar comum é apontado como um ingrediente a ser evitado em uma reeducação alimentar, pois é um dos principais fatores de risco responsável pela epidemia de obesidade que cresceu muito nos últimos anos.

Isso acontece porque o açúcar refinado é produzido a partir de um processo de industrialização intenso que utiliza diversos compostos químicos, além de fornecer muitas calorias, sem acrescentar benefícios nutricionais à quem o consome.

Por isso, muitas pessoas passaram a utilizar adoçantes sintéticos não calóricos com o objetivo de emagrecer e melhorar a alimentação, mas com as descobertas recentes dos malefícios que estes adoçantes poderiam causar para a saúde, opções mais “naturais” como o xilitol e a stevia começaram a ganhar espaço na dispensa dos brasileiros, e têm mudado o foco das calorias para a qualidade nutricional.

Além destas opções, um adoçante totalmente vegetal e com alto poder edulcorante, ou seja, de acrescentar o sabor doce aos alimentos, que está fazendo o maior sucesso é a calda de agave.

Nunca ouviu falar?! Então aproveite para conhecer mais sobre o agave, seus benefícios para a saúde e como usar este produto em sua cozinha!

Agave: principais características

O agave é uma espécie de cacto de origem mexicana que possui um extrato amarelo claro, rico em açúcares, de odor agradável e textura menos densa que o mel.

A partir do agave azul, planta da mesma família do agave, é produzida uma bebida destilada típica do México e apreciada ao redor do mundo, a tequila.

A calda de agave pode ser utilizada como um substituto do açúcar comum em uma alimentação saudável, pois é ainda mais doce do que o açúcar e por isso adoça da mesma forma, com menor quantidade.

Valor nutricional e propriedades terapêuticas

O agave, principalmente o agave azul, é uma planta com propriedades medicinais que apresenta alto teor de frutose e alguns minerais como o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio.

Estudos realizados pelo Centro de Pesquisas e Estudos Avançados do México demonstraram resultados promissores do consumo de agave e o combate à osteoporose, uma complicação muito comum em mulheres após a menopausa, que se caracteriza pela perda de massa óssea, provocando muitas quedas e lesões sérias nos ossos.

É importante saber que a calda de agave, embora rica em frutose, tem baixo índice glicêmico, o que quer dizer que ela eleva os níveis de açúcar no sangue gradualmente. Por isso, a utilização do agave pode favorecer as pessoas que desejam perder peso, já que sua calda adoçante promove saciedade prolongada e o equilíbrio da secreção de insulina, hormônio que, além de controlar a entrada de glicose nas células para fornecer energia ao nosso corpo, pode induzir o armazenamento de gordura.

A proporção de açúcares da calda de agave é de aproximadamente 85% de frutose para 15% de glicose. A frutose em excesso traz malefícios à saúde por ser metabolizada antes mesmo que a glicose no fígado, e desta forma pode prejudicar o metabolismo das gorduras, aumentando os triglicerídeos e provocando a resistência à insulina, condição em que o organismo não responde corretamente à ação do hormônio, desequilibrando os níveis de açúcar no sangue.

No entanto, a frutose isolada, muito utilizada na indústria de alimentos como refrigerantes, bolachas recheadas e bolos prontos é muito mais negativa para a saúde do que a frutose naturalmente encontrada em plantas como o agave.

Leia também: Qual a diferença entre refrigerante diet, light e zero?

Além disso, a presença de fibras em alimentos com muita frutose como a calda de agave, ajuda a diminuir o impacto negativo no metabolismo do fígado.

O agave é rico em inulina, um carboidrato complexo que não é digerido, assim como as fibras, e apresenta função prebiótica, melhora o sistema imunológico, diminui a produção de triglicérides e de ácidos graxos no sangue, e ainda auxilia na regulação da glicose sanguínea.

Como usar a calda de agave?

É recomendado utilizar 1 colher de sobremesa (10g) de calda de agave em substituição à 1 colher de sopa (15g) de açúcar refinado, a fim de obter o mesmo resultado. Essa quantidade é suficiente para adoçar um copo de 250 ml de suco de laranja ou um pote de 170 ml de iogurte natural.

A calda de agave é considerada um adoçante natural vegano, que pode ser utilizado no dia a dia para a substituição de qualquer tipo de açúcar, em receitas de granolas, panquecas, wafles, sorvetes, sucos, shakes ou para adoçar frutas, café e chás. Mas também pode aparecer em receitas salgadas ou de molhos.

Além de adoçar, o agave potencializa o sabor dos alimentos, o que o torna um saboroso acompanhamento em diversas receitas. Produtos de confeitaria feitos com agave devem ser assados em forno com menos calor, porque o produto pode dourar mais rapidamente.

Para te incentivar a experimentar a calda de agave selecionamos esta receita excelente para o café da manhã e lanches intermediários:

Granola caseira

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de flocos de milho sem açúcar
  • 2 xícaras de chá de flocos de aveia
  • 1 xícara de chá de coco ralado médio ou fino (só evite o muito grosso)
  • 1/2 xícara de chá de amendoim torrado sem pele
  • 1/2 xícara de chá de pistache esmigalhado
  • 1/2 xícara de chá de amêndoas tostadas
  • 1/2 xícara de chá de castanha de caju
  • 1/2 xícara de chá de uvas passas
  • 1/2 xícara de chá de cranberry passa
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 xícara de chá de mel de agave

Modo de preparo:

  1. Misture tudo em uma vasilha grande, usando as mãos, para integrar bem as castanhas e frutas;
  2. Adicione o óleo de coco e mexa bem;
  3. Por último, acrescente o agave. A mistura ficará bem grudenta;
  4. Forre uma assadeira grande com papel-manteiga e pincele bastante óleo;
  5. Coloque a granola na assadeira e espalhe bem, achatando, com a ajuda de uma espátula;
  6. Pré-aqueça o forno a 180°C;
  7. Asse a granola em forno baixo (180°C), por aproximadamente 40 minutos. Mas não confie no relógio. A partir dos 30 minutos, vá olhando e cuide para não queimar. Essa granola é fácil de queimar no fundo e se isso acontecer, não será possível recuperá-la. Atenção!
  8. Espere esfriar e armazene em um pote bem fechado. Dura em torno de 15 dias.
Hummm… Que delícia! Mais uma alternativa natural e poderosa para adoçar a sua vida de maneira mais saudável.
Lembre-se que como qualquer outro adoçante, mesmo sendo natural, o agave deve ser consumido com moderação para não alterar o paladar e prejudicar o metabolismo dos açúcares e gorduras. Portadores de diabetes devem sempre consultar o médico ou nutricionista antes de adotar o uso de qualquer alternativa para adoçar os alimentos, inclusive a calda de agave.
Referências:
  1. Revista dos Vegetarianos >Home >Notícias >Agave. Autora: Samira Menezes. Edição especial 105. Disponível em http://www.revistavegetarianos.com.br/noticias/agave/
  2. Jornal Estadão >Home >Seção Paladar > Granola caseira: doce ou azedinha, você decide, ela é deliciosa! Autora: Patrícia Ferraz – O Estado de S.Paulo. Disponível em https://paladar.estadao.com.br/noticias/receita,granola-caseira,70001947930

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *