Benefícios do iogurte natural para a sua saúde

O iogurte é um produto da fermentação do leite. Apresenta um sabor ligeiramente azedo e uma textura bastante cremosa. Esse alimento é obtido a partir da ação de três tipos de bactérias:

  • Lactobacillus bulgaricus que transforma o sabor doce do líquido em ácido;
  • Streptococcus acidophilus que atua sobre a lactose transformando-a em ácido láctico;
  • Streptococcus termophilus que faz o iogurte ficar cremoso.

O iogurte natural é fabricado sem quaisquer alterações, além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos, ou seja, não apresenta pedaços de frutas, aromas, entre outros, no produto final. O iogurte é um alimento “natural”, composto simplesmente pelo leite e pelas culturas de bactérias lácticas.

Conheça os benefícios do iogurte natural

  • Pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose

A lactose, o açúcar do leite, é digerida pelas bactérias lácteas do iogurte e resultam em dois açúcares, a glicose e a galactose que são mais facilmente absorvidas pelo intestino. Além do mais, as bactérias ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, principalmente das pessoas com intolerância à lactose.

  • Ótima fonte de proteínas

O iogurte natural é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, de boa qualidade e são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão, além de promover a sensação de saciedade.

  • Excelente fonte de vitaminas e minerais

O iogurte é rico em cálcio, potássio, fósforo, magnésio, zincovitamina A e, principalmente, em vitaminas do complexo B.

As vitaminas do complexo B são essenciais para a geração de energia para o corpo, ainda, atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos. Além do importante papel na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores.

  • Melhora o funcionamento do intestino

O iogurte natural é considerado um alimento probiótico, pois possui efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal. Ao equilibrar a flora intestinal, regulariza o funcionamento do intestino, além de auxiliar na diminuição dos inchaços.

  • Melhora o sistema imunológico

Por melhorar o funcionamento do intestino, ocorre uma melhor absorção dos nutrientes e a diminuição das bactérias maléficas, proporcionando um aumento da imunidade.

  • Promove melhora do humor

Como citamos anteriormente, o iogurte é probiótico e auxilia no funcionamento do intestino, e é justamente este órgão que é responsável pela produção de 95% da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bom humor. Dessa forma, há um aumento na produção da serotonina, o que ocasiona no bem-estar e no bom humor.

  • Fortalece os ossos

Por ser derivado do leite, o iogurte natural também é considerado uma excelente fonte de cálcio. Nas crianças, o cálcio é importante para o crescimento do ossos e dentes e, nas mulheres, previne a osteoporose, caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, no qual ficam frágeis e porosos.

Conheça os 20 alimentos ricos em cálcio!

  • Protege o sistema nervoso

O cálcio, encontrado no iogurte, é importante para as contrações musculares e comunicação das células do sistema nervoso, ou seja, melhora a função dos neurônios e protege o sistema nervoso.

Além disso, o iogurte é fonte de vitaminas do complexo B, que também melhoram a eficiência dos impulsos nervosos.

  • Auxilia na saciedade

O iogurte natural é uma ótima fonte de proteínas, o que ajuda na saciedade e auxilia na perda de peso. Além disso, tem baixa quantidade de calorias e gorduras.

  • Ajuda na prevenção de câncer

O iogurte natural também ajuda a diminuir a quantidade de nitritos no organismo, responsáveis pela formação das nitrosaminas. As nitrosaminas podem aumentar o risco para cânceres. Portanto, o consumo do iogurte protege o organismo e diminui as chances de desenvolvimento de câncer.

Sugestão de consumo do iogurte

Os melhores horários para o consumo do iogurte natural é no café da manhã, café da tarde e nos lanches intermediários do dia e, se for acrescido de cereais e frutas, mais nutritivo e mais gostoso ainda!

Frutas, granola, aveia, linhaça, chia, castanhas e o mel são ótimas opções de acompanhamento para o iogurte natural. Use a criatividade e consuma o iogurte de diversas formas diferentes. Ele pode ser incluído até mesmo em saladas e preparações salgadas! Experimente!

Aprenda a fazer granola caseira ou adquira em nosso site, acesse: granola tradicionalgranola lightgranola com frutas e mel.

Importante!

Sempre olhar a data de validade do iogurte! Além do mais, é importante consumir o iogurte o mais próximo possível da sua data de fabricação, pois os lactobacilos diminuem com o passar do tempo.

Referências:

  1. Fabricação de iogurtes – Dossiê Técnico. Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro. Julho, 2008. Disponível em: http://www.sbrt.ibict.br/dossie-tecnico/downloadsDT/MzIw
  2. SILVA, A. R.; et al. Estudo do comportamento cinético e reológico da fermentação lática na produção do iogurte natural. Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer – Goiânia, v. 8, n. 14, p. 1908. 2012. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2012a/engenharia/estudo%20do%20comportamento.pdf

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *