O que é a Dieta Low Carb e como funciona

Dieta Low Carb nada mais é do que uma estratégia alimentar que prioriza o baixo consumo de carboidrato e aumento da proporção de gordura. O ideal é dar preferência ao consumo de vegetais, além de peixes, aves, carnes e laticínios, ao mesmo tempo evitando todo e qualquer alimento ultra-processado, açúcar, guloseimas e farináceos.

Portanto não é o carboidrato que faz mal, mas sim o tipo e a quantidade! Consumir carboidratos bons como batata doce, inhame, mandioca, arroz negro e não industrializados, como farinhas refinadas entre outros.

Dietas de baixo carboidrato têm sido controversas por décadas. As pessoas acreditavam que essas dietas aumentariam o colesterol e causariam doenças cardíacas devido ao alto teor de gordura.

No entanto, desde o ano de 2002, mais de 20 estudos em humanos foram conduzidos em dietas com poucos carboidratos. Em quase todos esses estudos, elas saem à frente das dietas com as quais são comparadas.

Não só a Dieta Low Carb causa mais perda de peso, mas também leva a grandes melhorias na maioria dos fatores de risco, incluindo o colesterol. Além disso, uma grande porcentagem da gordura perdida em dietas baixas em carboidratos tende a vir da gordura prejudicial na cavidade abdominal que é conhecida por causar sérios problemas metabólicos.

Agora que já sabemos o que ela é, vamos explicar como ela funciona!

Benefícios à saúde com Dieta Low Carb.

Dietas com pouco carboidrato ajudam na diminuição de apetite.

A fome é o pior efeito colateral quando começamos uma dieta. É uma das principais razões pelas quais muitas pessoas se sentem infelizes e acabam desistindo.

Uma das melhores coisas sobre comer Low Carb é que essa dieta leva a uma redução automática do apetite. Os estudos mostram consistentemente que quando as pessoas cortam carboidratos e ingerem mais proteína e gordura, elas acabam comendo muito menos calorias.

De fato, quando os pesquisadores estão comparando dietas de baixo carboidrato e baixo teor de gordura em estudos, eles precisam restringir ativamente as calorias nos grupos de baixo teor de gordura para tornar os resultados comparáveis.

Dietas Low Carb ajudam a perder mais peso.

Cortar carboidratos é uma das maneiras mais simples e eficazes de perder peso.

Estudos mostram que as pessoas com dietas baixas em carboidratos perdem mais peso e mais rápido, do que as pessoas com dietas com baixo teor de gordura, por exemplo.

Uma das razões para isso é que dietas de baixo carboidrato tendem a se livrar do excesso de água do corpo. Como eles diminuem os níveis de insulina, os rins começam a eliminar o excesso de sódio, levando à rápida perda de peso na primeira ou segunda semana.

Em estudos comparando dietas com baixo teor de carboidratos e baixo teor de gordura, os indivíduos de baixa caloria às vezes perdem de 2 a 3 vezes mais peso, sem estar com fome.

É muito mais apropriado pensar em carboidratos baixos como estilo de vida, não como apenas dieta. A única maneira de ter sucesso a longo prazo é cumpri-lo.

No entanto, algumas pessoas podem adicionar carboidratos mais saudáveis ​​depois de atingirem a meta de peso.

Maior perda de gordura abdominal.

Nem toda gordura no corpo é a mesma. É onde a gordura é armazenada que determina como isso afetará nossa saúde e risco de doença.

Mais importante, temos gordura subcutânea (sob a pele) e depois temos gordura visceral (na cavidade abdominal). A gordura visceral é uma gordura que tende a se alojar ao redor dos órgãos.

Ter muita gordura nessa área pode causar inflamação, resistência à insulina e acredita-se que seja um dos principais responsáveis ​​pela disfunção metabólica tão comum nos países ocidentais hoje.

Dietas Low Carb são muito eficazes na redução dessa gordura abdominal prejudicial. Não só causam mais perda de gordura do que as dietas com baixo teor de gordura, como uma proporção ainda maior dessa gordura vem da cavidade abdominal.

Com o tempo, isso leva a um risco reduzido de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Melhora nos níveis de Triglicerídeos.

Triglicerídeos são moléculas de gordura. É bem sabido que os triglicerídeos em jejum, o quanto temos deles no sangue após um jejum noturno, são um forte fator de risco para doença cardíaca.

A principal causa de triglicerídeos elevados é o consumo de carboidratos.

Quando as pessoas cortam carboidratos, elas tendem a ter uma redução muito dramática nos triglicerídeos no sangue.

Resumindo: dietas de baixo carboidrato (Low Carb) são muito eficazes na redução dos triglicerídeos no sangue, que são moléculas de gordura no sangue e um fator de risco bem conhecido para doenças cardíacas.

Níveis aumentados de colesterol HDL (o colestrol “bom”).

A lipoproteína de alta densidade (HDL) é freqüentemente chamada de colesterol “bom”.

É bem sabido que quanto mais altos forem os níveis de HDL, menor será o risco de doença cardíaca.

Uma das melhores maneiras de aumentar os níveis de HDL é ingerir gordura, e dietas com pouco carboidrato se enquadram nisso.

Portanto, não é surpreendente ver que os níveis de HDL aumentam drasticamente em dietas baixas em carboidratos, enquanto eles tendem a aumentar apenas moderadamente ou até mesmo diminuir em dietas com baixo teor de gordura.

A proporção de Triglicerídeos: HDL é outro preditor muito forte do risco de doença cardíaca. Quanto maior, maior o risco de doença cardíaca. Ao diminuir os triglicérides e elevar os níveis de HDL, dietas com baixo teor de carboidrato levam a uma grande melhora nessa relação.

Açúcar no sangue e níveis de insulina reduzidos, com uma grande melhora no diabetes tipo 2.

Quando comemos carboidratos, eles são decompostos em açúcares simples (principalmente glicose) no trato digestivo. De lá, eles entram na corrente sanguínea e elevam os níveis de açúcar no sangue.

Como os níveis elevados de açúcar no sangue são tóxicos, o corpo responde com um hormônio chamado insulina, que diz às células para trazer a glicose para as células e começar a queimar ou armazená-la.

Para as pessoas saudáveis, a resposta rápida à insulina tende a minimizar o “pico” de açúcar no sangue, a fim de evitar que ela nos prejudique.

No entanto, muitas pessoas têm grandes problemas com este sistema. Eles têm o que é chamado de resistência à insulina, o que significa que as células não “veem” a insulina e, portanto, é mais difícil para o corpo levar o açúcar do sangue para as células.

Isso pode levar a uma doença chamada diabetes tipo 2, quando o organismo não consegue secretar insulina suficiente para reduzir o açúcar no sangue após as refeições. Esta doença é muito comum hoje, atingindo cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na verdade, existe uma solução muito simples para esse problema! Ao cortar os carboidratos, você elimina a necessidade de toda essa insulina. Tanto o açúcar no sangue quanto a insulina diminuem.

Resumindo: a melhor maneira de reduzir os níveis de açúcar no sangue e insulina é reduzir o consumo de carboidratos. Esta é também uma forma muito eficaz de tratar e possivelmente reverter a diabetes tipo II.

Pressão Arterial tende a diminuir com Dieta Low Carb.

Ter pressão arterial elevada (hipertensão) é um importante fator de risco para muitas doenças. Isso inclui doenças cardíacas, derrame, insuficiência renal e muitos outros.

Dietas de baixo carboidrato são uma maneira eficaz de reduzir a pressão arterial, o que deve reduzir os riscos dessas doenças e ajudá-lo a viver mais.

Dietas Low Carb são o tratamento mais eficaz contra a síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é uma condição médica altamente associada ao risco de diabetes e doenças cardíacas.

Na verdade, é uma coleção de sintomas:

  • Obesidade abdominal;
  • Pressão arterial elevada;
  • Níveis elevados de açúcar no sangue em jejum;
  • Triglicerídeos altos;
  • Níveis baixos de HDL.

A boa notícia é que todos os cinco sintomas citados acima melhoram com essa dieta.

Resumindo: uma dieta Low Carb deve-se preconizar o consumo de legumes, verduras, hortaliças, carnes, raízes, oleaginosas e frutas de baixo índice glicêmico.

É fundamental esclarecer que de nada adianta seguir uma dieta Low Carb tendo como base produtos industrializados. Este conceito não cabe em um produto rotulado. Pelo contrário: o que ele estabelece é a exclusão de refinados e industrializados. Você pode ainda lendo sobre nosso guia de alimentos essenciais para seguir na dieta low carb.

Se você tem o costume de tentar desvendar se esse ou aquele alimento é “low carb”, pare. Não existe “comida” low carb, essa dieta consiste no contexto de sua alimentação diária. Na maneira com a qual compõe suas refeições.

Os benefícios dela (conforme explicado acima) vão além de perder peso, essa é uma consequência e não a finalidade. É mais do que isso, é como essa estratégia alimentar pode acarretar a sua saúde!

REFERÊNCIAS:

  1. BERGLUND, L., OLIVER, E.H., FONTANEZ, N., HOLLERAN, S., et al. HDL-subpopulation patterns in response to reductions in dietary total and saturated fat intakes in healthy subjects. Am J Clin Nutr. 1999 Dec;70(6):992-1000. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10584043
  2. BODEN, W.E. High-density lipoprotein cholesterol as an independent risk factor in cardiovascular disease: assessing the data from Framingham to the Veterans Affairs High–Density Lipoprotein Intervention Trial. The American Journal of Cardiology [01 Dec 2000, 86(12A):19L-22L]. http://europepmc.org/abstract/MED/11374850/reload=0;jsessionid=3xh9AgWu71C5wgBypxTn.0
  3. GORDON, D.J., PROBSTFIELD, J.L., GARRISON, R.J., NEATON, J.D., et al. High-density lipoprotein cholesterol and cardiovascular disease. Four prospective American studies. Circulation. 1989;79:8-15. http://circ.ahajournals.org/content/79/1/8.short
  4. DALY, M.E., PAISEY, R., PAISEY, R., MILLWARD, B.A., et al. Short-term effects of severe dietary carbohydrate-restriction advice in Type 2 diabetes–a randomized controlled trial. Diabet Med. 2006 Jan;23(1):15-20. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16409560
  5. PARKS, J.E. Effect of Dietary Carbohydrate on Triglyceride Metabolism in Humans. The Journal of Nutrition, Volume 131, Issue 10, 1 October 2001, Pages 2772S–2774S. https://academic.oup.com/jn/article/131/10/2772S/4686463
  6. FREDERICK, F., SAMAHA, M.D., NAYYAR, I.Q.B.A.L., et al. A Low-Carbohydrate as Compared with a Low-Fat Diet in Severe Obesity. May 22, 2003. N Engl J Med 2003; 348:2074-2081. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022637
  7. JEFF, S. V., RICHARD, D. F. Carbohydrate restriction improves the features of Metabolic Syndrome. Metabolic Syndrome may be defined by the response to carbohydrate restriction. Nutrition & Metabolism, 2005. https://nutritionandmetabolism.biomedcentral.com/articles/10.1186/1743-7075-2-31
  8. KIMBER, L., STANHOPE, SCHWARZ, J.M., STEVEN, C., et al. Consuming fructose-sweetened, not glucose-sweetened, beverages increases visceral adiposity and lipids and decreases insulin sensitivity in overweight/obese humans. J Clin Invest. 2009 May 1; 119(5): 1322–1334. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2673878/
  9. MCCLERNON, F.J., YANCY, W.S., EBERSTEIN, J.A., ATKINS, R.C., WESTMAN, E.C. The effects of a low-carbohydrate ketogenic diet and a low-fat diet on mood, hunger, and other self-reported symptoms. Obesity (Silver Spring). 2007 Jan;15(1):182-7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17228046
  10. NANCY, F., KREBS, M.S., DEXIANG, G.A.O., JULIET, S., et al. Efficacy and Safety of a High Protein, Low Carbohydrate Diet for Weight Loss in Severely Obese Adolescents. J Pediatr. 2010 Aug; 157(2): 252–258. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2892194/
  11. PARKS, E.J. Dietary carbohydrate’s effects on lipogenesis and the relationship of lipogenesis to blood insulin and glucose concentrations. Br J Nutr. 2002 May;87 Suppl 2:S247-53. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12088525
  12. PATRICK, E., MCBRIDE, M.P.H. Triglycerides and Risk for Coronary Heart Disease. JAMA. 2007;298(3):336-338. doi:10.1001/jama.298.3.336. https://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/207954
  13. PETER, P. Toth. The “Good Cholesterol” High-Density Lipoprotein. Circulation. 2005;111:e89-e91. http://circ.ahajournals.org/content/111/5/e89.full
  14. RICHARD, J. Carbohydrate Restriction Alters Lipoprotein Metabolism by Modifying VLDL, LDL, and HDL Subfraction Distribution and Size in Overweight Men. The Journal of Nutrition, Volume 136, Issue 2, 1 February 2006, Pages 384–389. https://academic.oup.com/jn/article/136/2/384/4664306
  15. SWASTI, T., SHAHLA, R., CAROLYN, A. Insulin’s impact on renal sodium transport and blood pressure in health, obesity, and diabetes. American Journal of Physiology-Renal PhysiologyVol. 293, No. 4. https://www.physiology.org/doi/abs/10.1152/ajprenal.00149.2007
  16. VOLEK, J.S., WESTMAN, E.C. Very-low-carbohydrate weight-loss diets revisited. Cleve Clin J Med. Nov, 2002. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12430970
  17. WILLIAM, S. Y., MARJORIE, F., ALLISON, M.C., et al. A low-carbohydrate, ketogenic diet to treat type 2 diabetes. Nutrition & Metabolism, 2005. https://nutritionandmetabolism.biomedcentral.com/articles/10.1186/1743-7075-2-34
  18. WADY, A., ARTHUR, S.A., FRANCISCO, L., et al. The National Cholesterol Education Program Diet vs a Diet Lower in Carbohydrates and Higher in Protein and Monounsaturated Fat – A Randomized Trial. Arch Intern Med. 2004;164(19):2141-2146. doi:10.1001/archinte.164.19.2141. https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/217514

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *