O que é Whey Protein Hidrolisado?

O que é proteína hidrolisada

O Whey Protein Hidrolisado conhecido como proteína de soro hidrolisada, é resultado da hidrólise das moléculas de proteínas do soro, que formam segmentos proteicos menores, tais como aminoácidos e peptídeos de baixo peso molecular.

Mas isso não é tudo, uma boa alimentação é extremamente importante e fundamental para um bom desempenho físico, reduz a fadiga e também diminui o número de lesões, aperfeiçoa os depósitos energéticos além de contribuir para a saúde geral do indivíduo.

De uma forma geral, os suplementos alimentares são utilizados para atender e melhorar alguns aspectos do desempenho físico, como: aumentar a massa muscular, reduzir a gordura corporal, prolongar a resistência, melhorar a recuperação do músculo e ainda promover melhor rendimento esportivo.

Também auxilia na perda de peso, melhora a estética corporal e diminui os efeitos adversos do envelhecimento.

O consumo do suplemento Whey Protein vem crescendo pelos esportistas e praticantes de atividade física, pois ele é responsável por melhorar a proteção imunológica e auxilia na recuperação após o exercício físico, uma vez que contém aminoácidos que adiam a fadiga durante a atividade. Os aminoácidos são elementos básicos das proteínas e estão em inúmeras formulações de suplementos.

A busca pela boa forma e a praticidade são os principais atrativos para a sua utilização.

O Whey Protein é um suplemento de proteína e, portanto, sua preparação deve seguir uma legislação específica. Os parâmetros de sua composição devem ser definidos.

Para ser considerado como um suplemento de proteína deve conter, pelo menos, 10g de proteína e 50% do valor energético total deve vir das proteínas, além do que a composição proteica do produto deve ter um índice de aminoácidos corrigido de digestibilidade (PDCAAS) acima de 0,9, devendo a determinação desse escore ser realizada conforme a metodologia recomendada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura/Organização Mundial de Saúde (FAO/OMS).

Nem todas as proteínas são criadas iguais, algumas formas de whey protein são melhores que outras.

Com as novas tecnologias de processamento, surgiram diferentes frações de WP relacionados ao seu conteúdo proteico, sendo elas com a obtenção de um concentrado, Whey Protein Concentrado (WPC), um isolado, Whey Protein Isolado (WPI), ou ainda um hidrolisado, Whey Protein Hidrolisado (WPH).

O que é Whey Protein Hidrolisado?

O Whey Protein é um complexo de proteínas, considerado por muitos profissionais um alimento funcional perfeito por conter nutrientes de alto valor biológico e com benefícios à saúde comprovados cientificamente.

Como mencionamos anterior, ele é o resultado da hidrólise das moléculas de proteínas do soro, que formam segmentos protéicos menores, tais como aminoácidos e peptídeos de baixo peso molecular.

São pré-digeridos tornando-o a forma mais pura, rápida, biodisponível e de fácil digestão, comparados com o Whey Protein Concentrado ou Isolado. Também tem um menor potencial alérgico em comparação com o não hidrolisado.

Por esses motivos, o Whey Protein Hidrolisado acaba sendo a opção mais cara entre os suplementos proteícos.

Se você tiver problemas para tolerar o concentrado, ou se estiver tentando enfatizar a proteína enquanto mantém carboidratos e gorduras reduzidos, a proteína do soro isolado – ou mesmo o hidrolisado – pode ser uma opção melhor.

Alguns benefícios do Whey Protein para a saúde.

Tem um valor nutricional muito alto e é uma das melhores fontes alimentares de proteína de alta qualidade. É altamente digerível e absorvido rapidamente em comparação com outras proteínas.

A proteína do soro do leite é excelente para promover o crescimento e a manutenção muscular quando associada ao treinamento de força.

Podem reduzir a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada, é eficaz na moderação dos níveis de açúcar no sangue, ajudam a reduzir a inflamação e podem ter efeitos benéficos na doença inflamatória intestinal.

A suplementação Whey Protein também pode fortalecer as defesas antioxidantes do corpo, promovendo a formação de glutationa, um dos principais antioxidantes do corpo e a longo prazo pode diminuir os níveis de colesterol.

A proteína do whey é muito saciante, mais ainda do que outros tipos de proteína. Isso torna um complemento útil para uma dieta de perda de peso.

REFERÊNCIAS:

  1. BOIRIE, Y., DANGIN, M., GACHON, P., et al. Slow and fast dietary proteins differently modulate postprandial protein accretion. Proc Natl Acad Sci U S A. 1997 Dec 23;94(26):14930-5.
  2. HOFFMAN, J.R., FALVO, M. J. Protein – Which Is Best? – Journal of Sports Science and Medicine, 2004.
  3. LEE, Y.M., SKURK, T., HENNIG, M., HAUNER, H. Effect of a milk drink supplemented with whey peptides on blood pressure in patients with mild hypertension. Eur J Nutr. 2007 Feb;46(1):21-7. Epub 2006 Dec 15.
  4. MA, J., STEVENS, J.E., CUKIER, K., et al. Effects of a protein preload on gastric emptying, glycemia, and gut hormones after a carbohydrate meal in diet-controlled type 2 diabetes.Diabetes Care. 2009 Sep;32(9):1600-2. doi: 10.2337/dc09-0723. Epub 2009 Jun 18.
  5. MARSHALL, K.Therapeutic Applications of Whey Protein. Alternative Medicine Review, Volume 9, Number 2, 2004.
  6. MARTINI, G. L. Elaboração e avaliação da composição química, física e sensorial de barras alimentícias adicionadas de proteína do soro do leite (Whey Protein). Porto Alegre, 2016.
  7. POWER, O., HALLIHAN, A., JAKEMAN, P. Human insulinotropic response to oral ingestion of native and hydrolysed whey protein. Amino Acids. 2009 Jul;37(2):333-9. doi: 10.1007/s00726-008-0156-0. Epub 2008 Aug 5.
  8. SPRONG, R.C., SCHONEWILLE, A.J., VAN, D.E.R. Dietary cheese whey protein protects rats against mild dextran sulfate sodium-induced colitis: role of mucin and microbiota. J Dairy Sci. 2010 Apr;93(4):1364-71. doi: 10.3168/jds.2009-2397.
  9. TIMOTEO, G. R., FERREIRA, M. C. M. Análise do teor de macronutrientes em suplementos dietéticos tipo whey protein. Revista Iniciare, Campo Mourão, v. 2, n. 1, p. 96-107, jan./jun. 2017.
  10. TSUTSUMI, R., TSUTSUMI, Y. M. Peptides and proteins in whey and their benefits for human health.  – Austin J Nutri Food Sci, 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *