Qual proteína comer à noite ou antes de dormir?

O que você escolhe comer à noite pode atrapalhar uma função vital do seu organismo, e talvez você ainda não tenha percebido isso.

O período da noite é o momento em que o corpo deve desacelerar e preparar-se para o sono, o repouso reparador.

Enquanto dormimos é possível executar todas as funções fundamentais de reparação, como a organização das informações captadas durante o dia, destoxificação do que for preciso, produção de hormônios, reparação de danos celulares, entre outros benefícios que a importância do sono tem para a manutenção da nossa saúde.

Sendo assim, tudo o que fazemos que possa entrar em conflito com essa “programação” biológica e preparação para o sono é um problema. Incluindo os alimentos que você escolhe ingerir!

Alimentos pesados e industrializados, com altas cargas glicêmicas (como pães, massas, bolos, pizza, macarrão, torrada, biscoitos, barrinhas), gordurosos (fast food, pizzas, hambúrgueres) trarão um trabalho para o seu corpo o qual ele não estava preparado: a digestão. Ou seja, ao invés de alocar energia e recursos nos processos próprios do sono, seu organismo passará a noite digerindo essa comida.

Quando o assunto é o que o que devemos comer à noite, o ideal seria realizar a refeição o mais cedo possível ou o mais distante da hora de dormir. Ao entardecer, por exemplo, seria um ótimo horário para realizarmos a refeição da noite.

Esta refeição deve ser nutritiva e dar saciedade pois assim seu corpo não sentirá fome ao final da noite, próximo ao horário de descanso.

Como têm pessoas que chegam em casa tarde, ou treinam à noite, a refeição noturna deve ser Low Carb (pouco carboidrato), com gorduras boas e naturais (do abacate, óleo de coco e azeite extra virgem, por exemplo) e boas fontes de proteína (do ovo, carnes brancas como o peixe).

Qual proteína comer à noite?

O ovo, uma proteína natural e de fácil acesso, é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo.

O ovo é composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 20 aminoácidos, 14 minerais, 12 vitaminas, carotenoides.

Estas substâncias em nosso corpo geram os seguintes benefícios:

–  Ação Anti-Inflamatória;

– Emagrecimento;

– Aumento do HDL (colesterol “bom”);

– Diminui os níveis de insulina.

Outra proteína prática seria o atum em lata. As melhores opções são no azeite ou em água. Experimente a combinação atum com abacate. Ótima opção de ceia ou até mesmo jantar. Senão apreciar o atum, opte por outros peixes que aprecie.

Além do ovo e dos peixes, outra sugestão de proteína para comer à noite, de fácil digestão e que não irá impactar na qualidade do seu sono, seria a proteína em pó como por exemplo o Whey Protein (Proteína do soro do leite) ou  a Albumina (proteína da clara do ovo). Consulte seu nutricionista para adequações individuais.

Sabemos que a praticidade e facilidade dos alimentos industrializados, prontos e congelados, os tornam a alternativa preferida de quem tem pouco tempo ou disposição para cozinhar à noite.

Sabemos também que comer é uma necessidade do ser humano. Ninguém vive sem se alimentar, porém e ninguém vive bem se não se alimentar de maneira correta e equilibrada.

Pensando nisso, manter uma alimentação saudável não é necessariamente uma tarefa difícil. Cuide da sua saúde e do seu corpo!

Referência:

Di Milia L, Vandelanotte C, Duncan MJ. The association between short sleep and obesity after controlling for demographic, lifestyle, work and health related factors. Sleep Med. 2013.

Revista Essentia Nº8 – http://pt.calameo.com/read/004201423ccf919e0d327.

One Comment

  1. Avatar

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *