Quando mudar o treino na academia? Saiba agora mesmo!

Quem frequenta academia sabe que é importante mudar a rotina de exercícios de tempos em tempos para que fique mais fácil atingir as metas e melhorar os resultados. Porém, nem sempre temos um professor por perto para orientar essa mudança, principalmente se treinamos sozinhos e montamos nossa própria rotina de atividades. Logo, surge a dúvida: quando mudar o treino?

Para ajudar a responder essa pergunta, separamos alguns sinais de que você deve mudar seu treino na academia. Confira!

O treino atual não está mais trazendo resultados

Embora esse seja o sinal mais comum, é exatamente aqui que acontecem os maiores erros. Isso porque muitas pessoas criam grandes expectativas a respeito do treino atual e, após algumas semanas, se irritam por não notar progresso algum.

Ainda que seu treino seja muito bom, você levará mais de um mês para perceber alguma mudança significativa no seu corpo. Entretanto, se após um ou dois meses você não conseguir ver nenhuma evolução, é hora de escolher um treino novo.

Vale lembrar que sua alimentação também é importante para alcançar bons resultados. Assim, se você está seguindo uma dieta balanceada e treinando há bastante tempo sem notar resultados, a mudança será bem-vinda.

O treino está desmotivador

Treinar nem sempre diz respeito a fazer somente coisas que nos agradam. Alguns exercícios podem e serão chatos de ser realizados — isso é completamente normal. Porém, a partir do momento em que treinar se torna uma luta porque você não gosta do treino que está fazendo, é melhor repensar seus exercícios.

Quando você estiver sem energia para ir treinar, tome a iniciativa de buscar uma rotina diferente e nova, de forma a reencontrar seu interesse por praticar atividades físicas. Isso significa escolher algo que lhe dê prazer quando for montar o novo treino.

Suas necessidades e objetivos mudaram

Imagine que você adora sua rotina atual e ela está trazendo grandes resultados. No entanto, seu corpo de hoje não é igual ao de meses atrás. Novas demandas surgiram e é preciso se atentar a elas. Veja alguns exemplos:

  • você percebe que está ganhando massa muscular, no entanto ainda é fraco para realizar certos exercícios;
  • seu corpo está crescendo, mas você percebe que um grupo muscular específico está ficando para trás e precisa receber mais atenção;
  • alguns exercícios causam dores e você nota que uma mudança é necessária para evitar possíveis lesões.

Essas situações mostram que novas necessidades surgiram e que o treino precisa de uma alteração, independentemente de sua opinião, vontade de treinar ou progresso apresentado.

Algo fora do controle está acontecendo e exigindo mudanças

Agora, imagine que você sofreu uma mudança em sua rotina que lhe impeça de treinar com a mesma liberdade que tinha antes. Ou, ainda, que você esteja com uma parte do corpo lesionada.

Nada disso é desculpa para desistir de treinar, certo? Sinta-se à vontade para mudar de treino e escolher uma rotina que se encaixe nessa nova etapa da sua vida. Em outras palavras, escolha um treino que possibilite que você vá para a academia sem que isso se torne insustentável com o tempo.

Viu como não é difícil identificar quando mudar o treino? Depois de acompanhar nossas dicas, ficou fácil perceber se há indícios de que você necessita de uma mudança no seu treinamento, não é mesmo? Lembre-se de que as alterações no programa de atividades físicas devem acontecer periodicamente e nunca deixe de seguir uma dieta saudável para alcançar seus objetivos.

E aí, o que achou do nosso post? Não deixe de conferir nossas dicas de suplementos para ganho de massa muscular!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *