Tudo sobre a macadâmia: benefícios, tipos, como consumir e receitas

A noz macadâmia é um alimento repleto de nutrientes e benefícios e que permite muitas aplicações na cozinha e no dia-a-dia, perfeito para um lanche, pronto para ser adicionado às refeições principais ou apenas salpicado na sua salada preferida.

Descubra aqui tudo o que este alimento pode te oferecer!

O que é a macadâmia

Uma das oleaginosas mais queridas na gastronomia e chamada de “rainha das nozes”, a macadâmia pertence à família Proteaceae e é originária da Austrália.

Quais os tipos de macadâmia

Existem quatro espécies de Macadâmia, todas nativas da Austrália, sendo que duas delas são as produzidas e comercializadas em escala mundial: a Macadamia tetraphylla e a Macadamia integrifoIia, sendo a mais comum a integrifolia, que apresenta casca lisa.

Quais os benefícios da macadâmia para a saúde

Um rico “pacote” de nutrientes

As macadâmias são verdadeiros “pacotinhos”de benefícios, apresentam alta densidade nutricional, ou seja, muitos nutrientes em um pequeno volume!

Estão cheias de gorduras boas, fitoquímicos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais; são benéficas para o coração, saúde digestiva, proteção antioxidante e controle da glicose no sangue – confira algumas das suas propriedades com mais detalhes abaixo:

1. Saúde cardiovascular

As macadâmias contêm uma baixa proporção de gorduras saturadas ​​e são ricas em gorduras monoinsaturadas, semelhantes às do azeite de oliva.

Devido à presença de gorduras boas (principalmente ácidos graxos monoinsaturados) em sua composição, auxiliam na prevenção de doenças do coração, atuando no controle e redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue.

2. Proteção do organismo

A ação antioxidante da macadâmia é um dos motivos que a faz tão conhecida e utilizada não só no ramo dos alimentos, mas também na área dos cosméticos (óleo de macadâmia).

Os antioxidantes protegem o corpo contra a ação dos radicais livres, prevenindo de danos todas às células do corpo, inclusive as células da pele, ou seja, as macadâmias podem auxiliar no combate ao envelhecimento precoce.

3. Corpo e mente

O que você come é importante também para a sua mente e humor. Alguns estudos associam o consumo regular de oleaginosas com a redução do risco de acidente vascular cerebral, aumento da função cognitiva em idosos e proteção do cérebro contra danos a longo prazo.

Além disso, a vitamina B1, presente em alto teor na macadâmia, tem ação na saúde e funcionamento do sistema nervoso.

5. Controle de peso e emagrecimento

Ao contrário da crença popular, as nozes não “engordam”. Estudos indicam que pessoas que consomem regularmente sementes oleaginosas tendem a apresentar menor peso e a manter um peso saudável ao longo do tempo (isto, é claro, em conjunto com um estilo de vida saudável e consumindo quantidades adequadas).

As gorduras saudáveis, fibras e proteínas presentes nas macadâmias promovem a saciedade e ajudam a resistir ao desejo de comer demais. Além disso, podem promover a absorção mais controlada de nutrientes; estas propriedades em conjunto com um estilo de vida saudável podem auxiliar na perda de peso.

6. Saúde dos ossos

A macadâmia é rica em manganês, mineral relacionado a manutenção da saúde dos ossos, além de apresentar papel em diversas vias metabólicas.

Qual a quantidade recomendada para ter os benefícios?

A porção diária recomendada para oleaginosas em geral é de aproximadamente 20-30g, o que representa aproximadamente 10 a 15 unidades de macadâmia.

Por apresentar quantidades importantes de gorduras, por mais que sejam principalmente gorduras boas, a macadâmia (assim como outras oleaginosas) apresenta um valor calórico considerável, por isso, deve ser consumida com moderação.

Receitas com macadâmia e como utilizar

Agora que já sabe de todos os potenciais benefícios da macadâmia vamos à melhor parte, a hora de comer!

O sabor da macadâmia é muito apreciado na gastronomia internacional e também já é bastante conhecido no Brasil – é amanteigado, levemente adocicado e tem toque amadeirado. A textura crocante também agrada muitos paladares!

Confira algumas dicas e receitas para incluir a “rainha das nozes” em sua rotina!

Aperitivos de macadâmia

Quer petiscos com benefícios que vão além do sabor? Tente estes aperitivos de macadâmia tostada:

  • Espalhe macadâmias cruas em uma assadeira;
  • Coloque no forno médio e asse as macadâmias por cerca de 8 minutos ou até ficarem douradas, agitando a bandeja a cada 2 minutos;
  • Retire-as do forno e da assadeira quente para evitar cozinharem mais;
  • Adicione a sua mistura de especiarias favorita – experimente com páprica, lemon pepper, pimenta-caiena ou cúrcuma.

Pote de iogurte com frutas e macadâmias

Um café-da-manhã ou lanche intermediário para ninguém colocar defeito – crocante, completo e delicioso!

  • Em um pote faça camadas com iogurte natural e frutas picadas;
  • Finalize com macadâmias e pronto.

Bebida ou “leite” de macadâmia

As bebidas vegetais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, por que não produzir seu próprio “leite” de macadâmia?

  • Deixe 1 xícara de macadâmias e 3 tâmaras sem caroço de molho em 3 xícaras de chá de água por 8 horas;
  • Bata tudo em um liquidificador e coe;
  • O conteúdo coado (líquido) é a bebida de macadâmia. Quanto a parte sólida, você pode consumir com frutas, em sucos, vitaminas ou saladas.

Pasta de macadâmia

Muita gente vêm consumindo e se encantando com as pastas de oleaginosas; a mais conhecida por aqui é a de amendoim, mas quase todas as oleaginosas podem render boas pastas. Experimente a macadâmia.

  • Em uma frigideira, aqueça rapidamente as macadâmias – o aquecimento auxilia na liberação dos óleos presentes na noz;
  • Em um processador de alimentos, coloque as macadâmias e bata até que se transforme em uma pasta homogênea (de 5-7 minutos).

Salada com macadâmia

Adicione crocância e saúde a qualquer salada adicionando macadâmias – saladas de folhas, com vegetais ou mesmo em saladas de grãos.

Brownie de chocolate

Adicionar macadâmias picadas em massas de bolos, pães ou roscas traz crocância, mais aroma e sabor para estes produtos. Um bolo simples pode ganhar em toque todo especial!

  • Em uma batedeira, bata 4 ovos com os ingredientes secos – 1 ½ xícara de farinha de trigo, ½ xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de açúcar refinado e 1 xícara de macadâmias picadas grosseiramente;
  • Derreta 220g de chocolate meio amargo com 200g de manteiga e junte aos ovos batidos, mexendo até incorporar bem;
  • Ponha a massa em uma assadeira retangular untada e coberta com papel-manteiga, também untado com um pouco de manteiga;
  • Leve ao forno preaquecido, a 180°C, por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja no ponto, crocante por cima e úmido por dentro.

A macadâmia, apesar de ser um alimento proveniente do outro canto do mundo, hoje, está cada vez mais presente e disponível no Brasil.

Vale a pena incluir este alimento tão nutritivo e de sabor único na sua alimentação e, assim, desfrutar de seus benefícios, que atingem corpo e mente.

Referências:

  1. Macadâmia Conservation Trust. Disponível em: http://www.wildmacadamias.org.au/the-four-macadamias. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  2. Australian Macadamias. Disponível em: https://www.australian-macadamias.org/consumer/health-and-wellbeing. Acesso em 04 de dezembro de 2018.
  3. Alasalvar C, Bolling BW. Review of nut phytochemicals, fat-soluble bioactives, antioxidant components and health effects. Br J Nutr. 2015 Apr;113 Suppl 2:S68-78. doi: 10.1017/S0007114514003729. Review. PubMed PMID: 26148924. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26148924

Escrito por

Barbara Gerbasi Ortolani

Nutricionista com CRN 34419 formada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP)

Gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi Especializada em Técnicas Culinárias pelo Basque Culinary Center (San Sebastian – Espanha). Atualmente na área de educação infantil e fundamental com temas relacionados a Nutrição e Gastronomia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *