Pele bronzeada: alimentos que ajudam na hora de tomar sol

Para ter uma pele bonita e bronzeada é importante aumentar o consumo dos alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E, ômega-3 e os minerais zinco, selênio, magnésio e cobre. Além, é claro, de muita água para hidratar a pele!

Não basta apenas ficar exposta ao sol para garantir um belo bronzeado, a alimentação têm grande influência nesse resultado.

Afinal, se a pele não estiver saudável e apta a receber os benefícios dos raios solares, pode se obter resultados indesejáveis como bolhas e queimaduras solares.

Por isso é importante não só aumentar o consumo dos alimentos que irão prolongar o bronzeado, mas como também mudar os hábitos alimentares para a vida toda. Deve-se evitar os doces, frituras, refrigerantes, os alimentos industrializados, temperos prontos, entre outros.

Vamos conhecer então os alimentos fontes desses nutrientes que são importantes para uma pele bronzeada?

1. Cenoura, mamão, abóbora, beterraba, batata doce

São alimentos ricos em betacaroteno, um precursor da vitamina A.

É encontrado principalmente em alimentos de cor alaranjada ou amarela, sendo a cenoura a sua principal fonte, e nos vegetais de cor verde escuro como o espinafre, brócolis, agrião e couve.

Dentre os benefícios da vitamina A, estão: possui função antioxidante, ajuda a manter o bronzeado por mais tempo e ainda previne contra o câncer.

Além disso, para se conseguir um bronzeado duradouro, o betacaroteno é o fator principal para estimular a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, olhos, pelos e ao bronzeado.

2. Couve, brócolis, espinafre, agrião

Os vegetais de cor verde escura, além de serem ricos em vitamina A, também são ótimas fontes de vitamina C.

Um dos benefícios da vitamina C é a sua função de evitar o envelhecimento precoce da pele, pois diminui o aparecimento de rugas e manchas.

Além do mais, participa da produção de colágeno, o que diminui a perda de elasticidade da pele e, dessa forma, proporciona uma pele mais lisa e firme.

3. Caqui, tomate, melancia

São os principais alimentos ricos em licopeno, um importante antioxidante que protege a pele contra as radiações solares.

O licopeno é encontrado principalmente em alimentos de coloração vermelha e sua ação antioxidante é aumentada se forem consumidos cozidos com azeite de oliva.

4. Acerola, limão, caju, laranja

Todas essas frutas são ricas em vitamina C que têm potente ação antioxidante e efeito de proteção solar à pele.

Além disso, as frutas são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e, consequentemente, ajudam na melhora da absorção dos nutrientes importantes para a saúde da pele.

5. Amora, morango, framboesa, cereja

As frutas vermelhas, além de também serem ricas em vitamina C, são ricas em fibras, auxiliando na digestão dos alimentos e protegendo a pele dos raios solares.

6. Pimentão

O pimentão é o alimento mais rico nas três principais vitaminas importantes para a pele: as vitaminas A, C e E. Sendo, portanto, um ótimo aliado para uma pele saudável e bronzeada.

7. Óleo de fígado de bacalhau e peixes

São as principais fontes alimentares de vitamina D, mas a sua principal fonte mesmo é a produção pelo nosso próprio organismo.

A produção da vitamina D é influenciada pela espessura da pele, pela idade e pelo uso de protetores solares. Com o avançar da idade ocorre naturalmente uma diminuição da espessura da pele e, com isso, há uma queda na produção da vitamina D pelo organismo.

8. Óleos vegetais, nozes, castanhas, semente de girassol, amêndoas

São as principais fontes de vitamina E que também tem função antioxidante e, quando associada a vitamina C, há uma potencialização da ação antioxidante e uma menor chance de queimaduras solares.

9. Azeite de oliva, nozes, linhaça dourada

São fontes de ômega-3 e irão auxiliar na absorção das vitaminas A, D e E que são lipossolúveis, ou seja, precisam da presença de gorduras para serem absorvidas. Além disso, o ômega-3 têm efeito protetor na pele.

10. Carnes, semente de abóbora, feijão

São fontes de zinco, um mineral que têm função de reparação, manutenção, proteção e defesa da pele. Além disso, também atua na cicatrização da pele e evita o envelhecimento precoce.

11. Vísceras, frutos do mar, carnes, cereais

São as principais fontes do mineral selênio, que possui excelente ação protetora da pele contra lesões provocadas pela exposição aos raios ultravioletas.

12. Vegetais folhosos verdes, cereais não refinados, carnes, laticínios

São as principais fontes do mineral magnésio que têm função importante na proteção da pele impedindo que ocorra grandes perdas de água pela mesma.

13. Crustáceos, vísceras e cereais integrais

São as principais fontes do mineral cobre, essencial na formação do colágeno e também na cicatrização da pele.

14. Água, água de coco, sucos de frutas, chás

Uma pele bem hidratada é sinônimo de pele macia e bonita, por isso o consumo de líquidos, principalmente de água é imprescindível para a saúde da pele.

Dicas importantes:

  • Aumente o consumo desses alimentos em pelo menos 2 a 3 porções por dia.
  • Não exagere no consumo de alimentos fontes de vitamina A, pois o excesso pode levar à uma cor alaranjada da pele.
  • Consuma no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Use sempre protetor solar e evite os horários de sol muito forte!

Referências:

  1. DIAS, A. M. P. S. P. Nutrição e a Pele. Monografia. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto. Porto, 2008. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54741/3/120815_0819TCD19.pdf.
  2. VP Online. Suplementação e estética. Disponível em: https://www.vponline.com.br/portal/noticia/pdf/deb3db3ad51ce7d2e1a811ba99cda927.pdf.

Escrito por

Carla Oyama

Nutricionista com CRN 31937 formada em Nutrição pela UNIFAL-MG

Pós graduação em Terapia Nutricional Clínico-hospitalar pela UNIRP-SP. Qualificada em Educação em Diabetes pela ADJ Diabetes Brasil.

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